Tribunal de Contas e Seduc lançam aplicativo para fiscalização de escolas no Piauí

Alunos e professores poderão relatar problemas das unidades de ensino

Por Redação do Portal AZ,

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vão lançar o aplicativo  “Na Ponta do Lápis” nesta quarta-feira (26), às 9h. A plataforma deve incentivar a fiscalização e consequentemente melhorar a qualidade da educação do Piauí.

A tecnologia será apresentada para estudantes, professores e gestores nesta quinta-feira (27), em solenidade no Centro Estadual de Tempo Integral João Henrique Sousa, zona Sul de Teresina.

O programa foi apresentado ao secretário da Educação, Ellen Gera, em abril deste ano (Foto: divulgação)

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explica que a plataforma também permitirá que Tribunal atue de forma mais assertiva na fiscalização buscando a melhoria na qualidade da educação no Estado e dos municípios. "Teremos um grupo de pessoas no Tribunal focado em identificar, replicar e ajudar a construir boas práticas que possam melhorar a qualidade do ensino público no estado e nos municípios piauienses, pontuou.

No lançamento a servidora do TCE/MG, Naila Garcia Mourthé, vai ministrar a palestra Na Ponta do Lápis, A Escola na Formação, o Tribunal na Fiscalização. E o conselheiro Cézar Miola, do TCE/RS, será o responsável por esclarecer a todos sobre A Concretização do Direito Fundamental à Educação: Dever de Todos.

No dia 28, a ferramenta será apresentada na Escola Dr. Milton Saldani Afonso, em Campo Maior.

Sobre a tecnologia

O aplicativo Na Ponta do Lápis trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. Na área da gestão, um dos destaques é a utilização do aplicativo em smartphones que estimula o controle social. Por meio do aplicativo, alunos, professores, funcionários e cidadãos em geral poderão identificar e relatar os problemas das suas unidades de ensino, sendo tais informações repassadas aos gestores das escolas, que poderão validá-las e informar prazo para o reparo. Os usuários poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, incluindo o envio de fotos.

Reunião sobre o aplicativo na ponta do lápis (Foto: divulgação)

Dessa forma, a comunidade escolar ficará mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Isso permitirá que os gestores possam adotar as providências de forma mais rápida e eficiente.

O Programa na Ponta do Lápis foi desenvolvido pelo TCE de Minas Gerais e foi disponibilizado ao TCE/PI por meio de um acordo de Cooperação Técnica.

Comente

Pequisar