O novo do velho

O novo do velho

Quem dá ouvido aos frequentes interlocutores do governador Wellington Dias fica sabendo que ele quer fazer nesse quarto mandato tudo diferente do que foi praticado nas três últimas gestões. De fato, nas reuniões que faz, o governador tem sido impositivo, cobrando tarefas sem solução, bem diferente, portanto, do que ocorria. A impressão que se tem é que nas três gestões, Wellington Dias entregou seu governo a tantos quanto faziam parte das alianças partidárias. Era assim: cada qual fazia do cargo a extensão da sua casa, do seu comércio particular, dando uma aparente satisfação ao chefe, mas só aparente, porque eles mandavam e desmandavam. Daí, surgiram as auditorias, os inquéritos policiais que resultaram nas várias operações já deflagradas, com prisões de muitos servidores comissionados. Para ‘governar o governo’, como dizia o então governador Freitas Neto, o petista precisará de pulso forte, trocar o ‘sim’ pelo ‘não’ e focar a gestão em temas propositivos, longe do mercado livre das conveniências partidárias no toma-la-da-cá que servem aos interesses pessoais em detrimento da coletividade. Já se vão quatro meses da posse do governador, com o mandato novo e uma equipe velha. E continuará velha, porque as mudanças não dizem respeito a quem ocupa o cargo, mas quem se torna senhor do ocupante do cargo. Então, não custa repetir, o time escalado é mais do mesmo. Mas para fazer diferente, basta apenas que o chefe do governo quando muito não faça, delegue determinações para que, quem esteja ao lado, como a vice-governadora Regina Sousa, ou mais abaixo, em posição como a do secretário de Governo Osmar Jr, possa  agir firmemente para evitar as traquinagens da grande maioria nas gestões anteriores. O que é razoável, porque a polícia tem batido à porta do novo governo apurando as malfeitorias que poderiam ter sido evitadas no velho se o que se pretende fazer nessa gestão tivesse sido adotado lá atrás.  

Manuela D’Ávila, em Teresina, no lançamento do seu livro ‘Revolução Laura’ (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Lá vem!

A matéria do Estadão, anteontem, mostrando o envolvimento do senador Ciro Nogueira com as propinas da Odebrecht, deixou os políticos do Piauí muito apreensivos com o futuro do senador.
E o péssimo sinal é a iniciativa da procuradora geral da República Raquel Dodge de exigir tornozeleira eletrônica no deputado Dudu da Fonte, parceiro de Ciro nessas supostas malfeitorias. 

Não vai, não?!

Diz-se que o advogado Daniel Oliveira não seguirá na equipe do quarto governo de Wellington Dias. 

O contador

O advogado Joaquim Bezerra Filho discursava ontem na Câmara dos Deputados sobre o Dia do Contador, em nome do Conselho Federal de Contabilidade.

Operação natureza 

A polícia civil fez a sua parte em relação à operação que prendeu entre outros o superintendente Moura Fé, da Secretaria do Meio Ambiente. Diz-se, entre os policiais que o inquérito é robusto. 
Falta o Ministério Público fazer a sua parte. 

Biodigestor

A Secretaria de Desenvolvimento Rural vai contratar a Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar para construir 141 biodigestores, que devem atender 756 famílias em 20 municípios do Estado.

Boa de certame

Essa Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar é boa de vencer certames de chamada pública. 
Já levou a melhor em seleção da Seduc e do programa de quintais agroecológicos, da SDR.

Bem mal 

A chuvarada litorânea fez cair o faturamento dos bares e restaurantes nas orlas de Luís Correia, Coqueiro e Cajueiro da Praia.

Devolva

A Secretaria de Cultura do Piauí está intimando Leonardo Carlos dos Santos Costa, representante da Associação Brincantes do Folclore Nordestino, de Floriano, a devolver R$ 231.427,54, que deveriam ser usados em atividades artísticas, mas certamente não o foram.
O brincante Leonardo vai ter que se rebolar, porque ele tinha até 16 de abril, 15 dias para devolver a grana ou parcelar a dívida.

Confirmadíssimo

Melong Solano confirma o retorno para o governo, devendo assumir a Secretaria de Administração. Só faltam marcar a data.
Ele diz que quer participar de votações importantes na Câmara, como a reforma da previdência. 
Mas também tem o bem-bom: se passar de um mês, terá recebido a ajuda do transporte da mudança e o salário.

Alô, alô!

No INSS as perícias estão sendo agendadas para a partir de junho. Pior é o péssimo atendimento aos previdenciários. 
Conta uma previdenciária que na Agência da Zona Sul, a coordenadora não atende a ninguém.

De quem é a conta?

Em Teresina, a ex-candidata a vice-presidente, Manuela D´Ávila, do PC do B, disse que Bolsonaro precisa parar de brincar, pois o Brasil tem 15 milhões de desempregados. Claro que ela não disse de quem é a culpa desse desemprego todo.

Revolução Laura

Manuela D’Ávila veio lançar o seu livro ‘Revolução Laura’, discutiu na UFPI sobre fake News e a democracia e, à noite, jantou com os camaradas do PCdoB.
O jantar foi na residência do advogado Helbert Maciel, com direito a restritos convidados entre os quais, este escriba.  

Ping-Pong

O título ao general

Conversa no Café São Braz, do Teresina Shopping, entre Romildo Mafra e o professor Apurian Braga, sobre a iniciativa de deputados estaduais de darem o título de cidadão piauiense ao general Hamilton Mourão, vice-presidente da República. 

Romildo Mafra: “Eu acho muito justo, ele é descendente de família tradicional de Pedro II...”
Apurian: “Ele nunca veio ao Piauí e nunca enfiou uma estaca na terra dele”.

Expressas

Mais de 120 mil piauienses já entregaram a declaração de imposto de renda. A Receita Federal espera receber, em 2019, 240 mil declarações este ano no Piauí e 30,5 milhões no Brasil.

Será lançada nesta quinta-feira (25), a campanha ‘Abrace a São Benedito’, no adro da igreja São Benedito. O objetivo é arrecadar recursos para a reforma do templo, fechado desde 2016.  

Na próxima segunda-feira (29), estreia o programa ‘AZ no Rádio’, com Arimatéia Azevedo e Najla Fernandes. Acompanhe na FM ODia (92,7), das 12h10 às 14h10.

Comente

Pequisar