A pecuária redesenhada

A pecuária redesenhada

Ocupados demais para prestar atenção em números que não sejam os das pesquisas eleitorais, os candidatos a todos os cargos em disputa no Piauí precisam, assim que puderem, olhar os dados divulgados ontem pelo IBGE relacionados à Pesquisa Agropecuária Municipal. Poderão ficar sabendo, por exemplo, que o governo estadual, quando for fazer políticas públicas para a pecuária, precisa estar disposto a apoiar mais três setores mais dinâmicos da pecuária piauiense: a apicultura, a caprinocultura e a ovinocultura. O IBGE confirma uma fase muito positiva da apicultura, com os produtores piauienses emplacando o estado em terceiro lugar no país, com a maior safra da história: 6,8 mil toneladas, colhidas em 136 municípios. O crescimento da produção entre 2020 e 2021 foi de 21,20%. Outro setor dinâmico da pecuária, a caprinocultura, registrou aumento de 40,80% no rebanho em dez anos (2011 a 2021), com acréscimo de 600 mil cabeças. A ovinocultura, no mesmo período, experimentou um avanço de 24,30%, com 400 mil cabeças a mais. A avicultura cresceu menos percentualmente, em torno de 14,30%, mas como a base é maior, o acrescimento de galinhas ao plantel existente no estado foi de 1,4 milhão. Na ponta negativa acha-se a criação de bovinos, que ccresceu para baixo feito rabo de vaca. Nos dez anos entre 2011 e 2021, o Piauí perdeu 15,8% do seu rebanho bovino, com a perda de 200 mil cabeças. Os números recomendam que se tenha programas de suporte a quem cria abelhas, cabras, ovelhas e aves, sem prejuízo do apoio à pecuária mais tradicional baseada nos bovinos, que, no entanto, é feita por gente mais abastada e que pode, sim, ser menos dependente da ajuda do estado.


Lourdes Melo receberá a fortuna de 3 mil reais de fundo eleitoral (Foto: Portal AZ)

Pesquisas

Onze pesquisas eleitorais foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral desde o dia 21 até ontem. Somente do Data Max, instituto ligado ao presidente da Assembleia e candidato a vice, há cinco pesquisas registradas.
Themistocles Filho deve estar muito interessado já que só na família dele estão com pescoço a prêmio ele mesmo e os filhos Marcos Aurelio e Felipe Sampaio.

Curupira

O curioso caso do país que anda para trás poderia ser o título com que o Brasil poderá ser conhecido em breve.
Na semana passada, entrevistada na TV Cidade Verde, a médica Amarilis Borba declarou ver risco da volta da poliomielite ao Brasil. Ontem, a Organização Mundial da Saúde informou que o Brasil é o segundo país com maior risco da volta dessa doença.

Nossa culpa

É evidente que o governo e as autoridades têm parcela de culpa no retorno de doenças preveníveis por vacina, mas culpa maior têm pais e mães que não levam ser filhos para vacinar.
Os imunizantes são grátis e estão disponíveis em todas as cidades brasileira. Só não vacina quem não quer.

Voto declarado 1

Ontem, o publicitário Silvio Leite passava de táxi próximo a um local em que o candidato a senador Joel Rodrigues, do Progressistas, promovia um ato de campanha. Sílvio parou, cumprimentou o candidato e declarou voto.

Voto declarado 2

O ex-prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, também declarou voto em Joel Rodrigues, pois disse que já tem 20 anos de Wellington Dias e está na hora de mudar. Nada pessoal contra o ex-governador, disse José Hamilton, que também declarou voto em Silvio Mendes para senador.

Mudou

O pessoal de Picos, com justa razão, intitula o município de a capital do mel, mas os resultados da apicultura do Piauí em 2021, divulgados ontem pelo IBGE colocaram a Cidade Modelo na segunda colocação na lista dos maiores produtores de mel do estado. Agora é São Raimundo Nonato, o maior produtor.

Produção

Com 575 toneladas de mel (8.45% da produção estadual, de 6,8 mil toneladas), São Raimundo Nonato superou Picos como maior produtor estadual.
A Cidade Modelo produziu em 2021 um total de 486 toneladas – 7,14% da produção estadual, que em 2021 foi a maior da história, segundo o IBGE.

Liberou o vento

Lourdes Melo vai receber a fortuna de R$ 3 mil do fundo eleitoral para a campanha dela a governadora.
O dinheiro foi liberado pelo ministro Alexandre Moraes, presidente do TSE, a quem a candidata do PCO chamou de Cabeça de Ovo.

Votos capitais

A maior parte dos deputados estaduais e federais deve fazer um reforço de campanha nesta reta final de campanha na capital do estado.
A razão é simples: quem não conseguiu em Teresina 10% ou mais dos votos obtidos no restante do Estado não conseguiu se eleger em 2018.

Contra o câncer

Olha que coisa bacana: saiu na edição de ontem do Diário Oficial da União a sanção da lei federal 14.450, que cria o Programa Nacional de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama.

O que é?

Conforme o texto da lei, trata-se do procedimento de acompanhamento dos casos de suspeita ou de confirmação de câncer de mama, com abordagem individual dos pacientes e com o objetivo de prestar orientação e de agilizar o diagnóstico e o tratamento.

Ping-pong

Aguaceiro

Conversa entre dois sobrinhos do jornalista Cláudio Barros, Dafne e Danton. A menina reclama do irmão por que ele está dizendo uma série de tolices e ele desanda a falar ainda mais, para chatear a irmã.
Dafne: "Menino, tomara que tu nunca vá para a barragem de Boa Esperança".
Danton: "Por que, chatinha?"
Dafne: "Porque tu fala tanta água que ia transbordar a barragem e todo mundo que tivesse depois dela iria morrer afogado".

Originalmente publicado em 1º de março de 2007.

Expressas 

A CNT divulgou uma carta aberta em repúdio à tentativa de regulamentação do serviço de táxi lotação. 

A carta é direcionada à Câmara Municipal e Prefeitura da capital.

Terminou ontem o prazo para a solicitação da segunda via impressa do título de eleitor.

Comente

Pequisar