O tiro no pé alheio

O tiro no pé alheio

A bancada governista, diante da ampla maioria que dispõe na assembleia legislativa, esteve muito atuante nestes últimos dias, procurando, a todo custo, aprovar a mensagem do governador, que traz para o plano estadual a reforma da Previdência, em moldes muito próximos daquela que foi aprovada no Congresso Nacional. A pressa dos governistas tem um significado paradoxal, entretanto, que se expõe na própria explicação de Wellington Dias, como se pode ver pelas críticas ácidas e contundentes dos sindicatos e dos servidores estaduais. De fato, algumas situações colocadas no projeto estadual tornam mais graves as dificuldades do servidor público, especialmente no que se refere às regras de aposentadoria. Uma grande diferença logo detectada e contestada foi o tratamento distinto do servidor militar e policial civil, que não vai gozar, pela ideia de Dias, das mesmas vantagens postas em vigor pelos deputados e senadores, na esfera federal, em especial, a aposentadoria integral com o último salário dos servidores policiais, o que é um grande diferencial e vantagem diferenciada, convenhamos. Leve-se em conta, ainda, que o governador está tentando a todo custo retirar aproximadamente 33 mil servidores da folha de pagamentos do estado, remanejados para o INSS, reduzindo-a em quase 40 por cento, por conta de inativos, pensionistas e outros servidores tornados estáveis, ilegalmente. Portanto, ontem, os sindicatos foram requerer que se retire o regime de urgência da proposta que tramita no meditativo porque nada explica a pressa de fazer aprovar, a toque de caixa, a reforma da previdência estadual. Alguns deputados da oposição, à frente a deputada Lucy Silveira, conseguiram, pelo menos, impedir essa tramitação desavisada, deixando que o debate possa acontecer com a sociedade civil. Espera-se que esses encontros ocorram no início do próximo ano, quando do retorno do recesso e das férias dos parlamentares. Esta é uma boa iniciativa para evitar que as decisões de afogadilho simplesmente impeçam o debate, ao tempo em que também se espera que os deputados promovam uma efetiva discussão com os segmentos organizados e interessados da causa, e, somente após, passem a votar a matéria que diz respeito ao futuro de tanta gente.

Promotor Fernando Santos investiga rombo no Detran, apurando débito de mais de 27 milhões do sistema Renaif (Foto: reprodução internet)

Assim caminha o Piauí 1 

Está ficando cada vez mais difícil trabalhar no Piaui. Jornalista que divulga informações que contrariam os poderosos é ameaçado até de prisão.
É o que tentaram bem recentemente contra este colunista.

Assim caminha o Piauí 2

Pior é o delegado que é transferido da cidade porque o prefeito que ele investigava pediu e o promotor que ousa cumprir o seu papel, também termina perdendo o cargo e transferido.
E assim caminha o Piauí.

Bolo e festa

O prefeito de Bertolínia, Luciano chegou a fazer um bolo em comemoração a transferência do delegado da cidade que o investigava.
Do PT e eleitor da mulher do governador, o prefeito só não esperava que um desembargador, como Edvaldo Moura, não tem obediência política e mandou prendê-lo.

Pior pra instituição

Pior é que é a polícia que sai desmoralizada pois fica sendo usada ao bel prazer de quem acha que nela manda.
Em troca de votos.

A lista do TRT

A lista com os nomes dos procuradores Marco Aurélio Lustosa Caminha, Joao Batista Luzardo Soares Filho e Pollyanna Sousa Costa Torres, escolhidos pelo TRT-PI será encaminhada à Presidência da República para que o presidente Bolsonaro faça a escolha e nomeação do novo desembargador.

O trânsito

Antes de chegar à Presidência, porém, passa pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que analisa aspectos formais, e pelo Ministério da Justiça, que ratifica aspectos de legalidade do processo de escolha.

Articulação

Depois do Ministério da Justiça, o processo segue para a Casa Civil, que avalia aspectos de conveniência política.
É a hora em que os candidatos se apegam aos padrinhos e apoios políticos.

O ato final

Só depois, a Presidência da República escolhe um dos nomes e formaliza em decreto de nomeação assinado pelo Presidente Bolsonaro.
Um dos candidatos tá muito forte em Brasília.
A coluna já “cantou a pedra” ontem.

Prazo

Não há prazo para envio da lista e nomeação do novo desembargador, mas no TRT-PI é consenso que a relação deverá ser encaminhada ao TST já nos próximos dias. Já no MPT-PI acredita-se que Bolsonaro nomeie o escolhido ainda este ano.
O novo desembargador (a) ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Fausto Lustosa Neto, em maio.

Denúncia grave

A blogueira são-joanense Socorro Pereira, embora sem citar o nome, pegou pesado nas redes sociais contra o prefeito Gil Carlos.
É preciso apenas ler o que ela escreveu sobre os crimes de que Carlos é acusado.

Mas...

É fácil identificar o motivo de tanta raiva: Gil Carlos desapropriou extensa área de terra pertencente ao pai dela, um idoso de mais de 70 anos, imóvel localizado na área urbana da cidade.

A engrenagem

Notícias das redes sociais dão conta de que a polícia chegou a pessoas que estão infiltradas nos mais diversos números de telefones, no anonimato.

A engrenagem 2

É de todos conhecidos o sistema de que se servem esses indivíduos na prática de crimes cibernéticos, manipulando as informações sob a forma de fake news, tudo em via de ser desmascarado.

A engrenagem 3

É bom que a mesma polícia que investiga as pessoas que tentam atingir o secretário Fábio Abreu também possa descobrir quem são aqueles indivíduos que tentaram atingir a imagem deste jornalista, que também teve o seu telefone invadido por esses especialistas, gerando, uma falsa acusação objeto até mesmo de um inquérito policial, que já detectou a mesma fraude.
E então?

Investigando o governador

O promotor Fernando Santos solicita a chefe da Procuradoria Geral de Justiça Carmina Moura autorização para investigar o governador do Estado, pela inadimplência do Detran junto ao Sistema Renaif.
Na justificativa, o promotor traça um paralelo com a situação do Amapá, cujo governador foi recentemente afastado e condenado pelo STJ.
O débito do Detran é superior a R$ 27 milhões.

Estranha

Com ato de filiação anunciado para hoje, em Teresina, o empresário Araujinho termina dando uma demonstração de distanciamento dele com o povo de Picos.
Para um pré/candidato a prefeito o mais razoável é que sua filiação ocorresse na cidade onde pretende disputar o cargo e não num gabinete palaciano.

Sem apoio

Outra surpresa é a informação de que nenhum membro da executiva municipal do PT de Picos, virá ao ato.
Outra prova de que o empresário quer forçar a candidatura sem ouvir as bases, tampouco, as lideranças.

Enquanto isso...

A pré-candidata Maria Santana está com a bola toda, tem o apoio de cinco vereadores, dos oito da base, inclusive das alas mais reacionárias do PT (um feito que seu chefe, Pe. Walmir, nunca conseguira).

Ping-Pong
Vida difícil

Mulher disposta a se separar do marido, procura uma jovem advogada para tratar do processo do divórcio, litigioso.

A mulher: “Doutora, quanto um advogado cobra de honorários para fazer o meu divórcio?”
A advogada: “Depende do problema entre os dois,  mas geralmente, sai muito caro...”
A mulher (depois de pensar muito): “Ô diabo, vou me obrigar a ficar casada mesmo”.

Expressas

O Hospital Geral do bairro Dirceu Arcoverde transfere a partir da próxima segunda-feira (09), os serviços atualmente em funcionamento (vacinas, laboratório e ambulatório) para as Unidades Básicas de Saúde.

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), irá firmar parceria com a APIPA para instalação de centro cirúrgico que fará castração gratuita de cães e gatos.

O Projeto de Lei 10372/18, que trata de mudanças da legislação penal e processual penal foi aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados. A matéria agora segue para o Senado Federal.

Comente

Pequisar