O promotor cobra

O promotor cobra

Desde que assumiram seus mandatos, alguns repetindo, outros começando, os deputados estaduais Marden Menezes, Gustavo Neiva, Teresa Britto e Lucy Soares, de diferentes siglas partidárias, resolveram se unir numa espécie de pacto (sem ter esse nome) pela transparência nas ações do executivo. E seu foco, principalmente, centrou-se no setor de saúde pública. De lá para cá a população passou a conhecer as mazelas próprias de uma gestão desorganizada, que antes a propaganda oficial procurava mostrar como se fosse uma das melhores. Hospitais sucateados, falta de estrutura mínima para o trabalho e o que provoca mais desespero: atraso de salários de servidores, em todas as categorias que atuam nos hospitais públicos. De tudo que foi visto pela comissão dos deputados, nada, mas nada mesmo, até agora resultou em punição ou medida efetiva seja contra os gestores regionais, dos hospitais, ou até mesmo dos chefes maiores, tipo secretário de Saúde e presidente da tal fundação dos hospitais. Ficou a impressão de que o secretário de saúde fazia de conta que, empurrado pelos relatórios, atendia as observações dos deputados. Porque não se vê nada de melhoria nas ações dos hospitais. Agora surge um promotor de justiça, (Edgar dos Santos Bandeira Filho) avançando um pouco mais: ele abriu inquérito civil público contra a Secretaria de Saúde do Piauí por causa de atraso de salários na 15ª Regional de Saúde. Na matéria do www.portalaz.com.br, segundo o promotor, dentre os servidores com salário atrasado, estão farmacêutico, auxiliar de serviços gerais, contadora, auxiliar administrativo, vigia e enfermeira. E há um agravante: os servidores informaram ao MP que foram contratados diretamente pela Regional de Saúde, sem prestar concurso público. Como se vê, funciona aí o compadrio da contratação eleitoreira, ferindo a constituição e certamente sem avaliar a efetiva capacidade profissional de cada contratado, levando risco ao paciente que busca nos hospitais públicos a solução para seus graves problemas de saúde e, infelizmente, só encontra o caos.

Deputado Arthur Lira, sinais exteriores de riqueza que, segundo sua ex, tem patrimônio acima de R$ 40 milhões a base de recebimento de propina (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

Notícia furada

Estão metendo Wellington Dias numa furada. Ou, como se diz no popular, numa grande roubada, ao espalharem que ele, em São Luís, lançou a candidatura de JVC ao governo.
Não foi nada disso.

Notícia furada 2

Sites e blogs espalharam, como que combinados ou devidamente acertados, que o governador havia lançado o ex-senador João Vicente ao governo em 2022, durante a homenagem que a Assembleia Legislativa prestou a JVC, dando-lhe o título de cidadão maranhense.
Um tiro pela culatra.

Bateu palma, apenas

Educado ao extremo (isso ninguém pode negar porque tem hora que soa até falso) Wellington Dias apenas bateu palma quando o deputado maranhense Wellington Bezerra, filho de Aroazes, citou JVC como um bom candidato a governador. Apenas isso.
Todos bateram palma, inclusive o sempre cortês governador do Piauí.

JVC não gostou da notícia

JVC que era o alvo da solenidade ficou surpreso com a notícia de que Wellington o lançará.
Deve ter repreendido os divulgadores de tamanha mentira.

Aliás...

JVC sabe no que deu o tal apoio que dizem, Wellington havia lhe prometido em 2010.
Saiu Wilson Martins como candidato e virou governador.

Herói, eu?

Segundo o Estadão, o ministro Og Fernandes, que prendeu juízes e desembargadores na Bahia, evita fama de herói.
Não demora vão já convidar Og Fernandes para algum evento no Piauí e empurrar nele as comidas típicas da terra.
Certamente para neutralizá-lo, diante dos fatos, of course.

Corregedoria

Pelo sim, pelo não, funcionários da Corregedoria do CNJ estão escarafunchando as gavetas no Tribunal de Justiça da Bahia.
As denúncias de venda de sentenças por magistrados podem provocar uma grande limpeza naquele tribunal.

Obesidade

Daqui a pouco ministros de tribunais superiores de Brasília vão ficar todos pançudos de tanta comida piauiense.
O pretexto de quem os convida e, naturalmente, aproximar as relações.

O homem de Veja

A reportagem de Veja sobre as maquinações do deputado federal paraibano Arthur Lira, apontando-o como contumaz corrupto, é um golpe no PP, partido presidido pelo senador Ciro Nogueira, outro igualmente investigado por suspeita de corrupção.

Vida pregressa

Lira é denunciado pela ex-mulher, que o acusa de ser milionário as custas de propinas desde quando era deputado estadual.
Ela revela como o deputado paraibano ganha dinheiro fruto de propina.

Futuro incerto

Arthur Lira está todo compenetrado de que será o próximo presidente da Câmara dos Deputados.
Ciro Nogueira também acha certa a sua eleição para o governo do Piauí em 2022.
Se até lá os dois não receberem a visita amiga do “japonês da Federal”, lógico.

A urgência é dele

Pouca gente observou a sutileza da decisão do desembargador Raimundo Alencar ao barrar a discussão e votação da proposta de reforma da previdência estadual.
Alencar observou que quem pode pedir regime de urgência é o governador e não o presidente do legislativo.

Então...

É claro que a assessoria do governador vai embarcar nessa decisão e já deve ter recorrido.

Barulhaço

O lobby está formado. De um lado, dos que querem a aprovação da reforma da previdência estadual de qualquer jeito, em regime de urgência e, do outro, a corporação de servidores.
Hoje, convocados pela Pública Central dos Servidores, funcionários de todos os níveis estarão fazendo barulho à porta da Assembleia Legislativa.

A reforma que passa

Existe uma grande pressão do governo para os deputados aprovarem a reforma da previdência na forma como o projeto foi enviado para a Alepi. Ou seja, sem qualquer alteração.

A reforma impossível

Mas também existe um movimento que se articula para fazer alguns ajustes no tal projeto, e já se diz que as emendas dos parlamentares não serão apenas da diminuta oposição a Wellington.
Há setores governistas trabalhando na mesma via.

As idas...

Quem conhece os meandros da Assembleia afirma que os articuladores da reforma questionaram os secretários de Dias sobre os números da economia para o erário. Mas não se convenceram da extensão e nem da verdade desses números.

...e vindas

Parece que haverá surpresas nessa reforma, porque tudo leva a crer que serão profundas as mudanças. Bem entendido: depois que cessar ou for derrubada à ordem judicial que impede a votação pelos senhores deputados do Piauí. 

Alô, alô!

O juiz eleitoral João Bitencourt está convocando por edital o empresário Silvio Leite para ser ouvido em processo que lhe move o senador Ciro Nogueira. O juiz destaca que Silvio mora em local incerto e não sabido.
Silvio mora nos Estados Unidos. E se quiser, o juiz pode encontrar seu endereço.

Cidade da Justiça

Advogados, outros profissionais e até magistrados, se queixam do péssimo sinal da internet na chamada Cidade da Justiça, em Caxias.
Lá dentro as pessoas ficam praticamente incomunicáveis com o resto do mundo.

Ping-Pong
Custo benefício

Corre a notícia entre políticos de Brasília de que certo deputado foi procurar general no Palácio do Planalto para cobrar promessa de Bolsonaro de que o valor das emendas parlamentares individuais tinha aumentado para R$ 40 milhões.

O general: “Desse jeito o país quebra...”
O deputado: “É mais barato que Bolsonaro dar um ministério de porteira fechada para o Ciro do PP e outro para o Barbalho, do MDB”.

Expressas

O abono natalino do Bolsa Família, considerado o '13º salário' do programa, começa a ser pago hoje para os beneficiários. No Piauí, aproximadamente 444 mil famílias deverão receber a gratificação. 

O vereador Jeová Alencar (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Teresina, garantiu novamente que será realizado concurso para a casa legislativa. 

O edital do certame, no entanto, deverá ser aberto até fevereiro de 2020 e não mais este ano, como havia prometido o parlamentar.

Comente

Pequisar