A lista de Firmino

A lista de Firmino

Embora a relação de candidatáveis a prefeitura de Teresina pelo PSDB seja extensa, muita gente acha que  a lista de opções do prefeito Firmino Filho é reduzidíssima. São pré-candidatos Washington Bonfim, Charles Silveira, Kleber Montezuma, Fernando Said, Marco Antônio Aires, Silvio Mendes e Luciano Nunes. Como se vê, uma lista extensa, capaz de fazer inveja a qualquer partido. No entanto, a opção do prefeito da capital talvez não passe pela metade dessa imensa lista. Há quem arrisque apagar de pronto os nomes de Silvio Mendes, Charles Silveira e Luciano Nunes por serem muito independentes e longe do perfil que se enquadre no gosto do prefeito. Experiências passadas com Silvio Mendes no mandato devem reforçar essa tese de que ele hoje não seria o nome apropriado. Pode se dizer também de Charles Silveira e Luciano, que têm peso próprio e personalidades fortes. Considerados uma espécie de ‘enche listas’, Kleber Montezuma, Marco Antônio Aires perdem para o hoje favorito de Firmino, o cientista político e professor Washington Bonfim. Firmino já teria pensado em Fernando Said para sucedê-lo, mas isso ficou no passado. Quando se trata de discutir a sua sucessão Firmino se enclausura nos seus próprios pensamentos, mas já deixou resvalar o desejo de reunir apoios de aliados em torno de Bonfim, hoje filiado ao Partido Progressistas e, por extensão, muito ligado ao senador Ciro Nogueira. Que, aliás, deixou claro ontem, sua preferência pelo professor. Embora Bonfim ou qualquer outro da lista seja antecipadamente considerado candidato favorito, com o apoio da máquina da prefeitura, é preciso muita cautela para não gerar divisões irreconciliáveis nos grupos de apoio. Afinal de contas, política e eleição são um somatório e não uma divisão.

Chico Couto, conselheiro federal da OAB, faz cobrança ao INSS sobre a imensa fila de processos para atendimento (Foto: divulgação)

Liberdade

O prefeito de Bertolínia, Luciano Fonseca, ganhou liberdade, por decisão do presidente do STF, mas vai ficar submetido a medidas cautelares que podem ser, por exemplo, tornozeleira eletrônica.
Quem já viu o processo contra o prefeito não o liga à organização criminosa de que fala a polícia.

Cobrando o INSS

Presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário da OAB, o advogado piauiense Chico Couto protocolou anteontem, ofício ao INSS, requerendo informações sobre processos estagnados e a adoção de providências urgentes para a correção das falhas.
Já são quase dois milhões de pessoas numa imensa e inconcebível fila.

Situação grave

Segundo Chico Couto, que é conselheiro federal, “a situação é muito grave e a OAB vai adotar uma postura enérgica diante do caso”.
Ele entende que as justificativas apresentadas pelo governo não são razoáveis.

Você viu?

Soou estranho à cúpula da segurança pública do Piauí declarar na imprensa, numa coletiva, que bandidos estão mandando cometer crimes de dentro dos presídios, inclusive homicídios. O pior é que não apontam sequer às supostas vítimas, o que termina aterrorizando ainda mais a população piauiense, que já vive em pânico.

Seu papel

Polícia é para prevenir e reprimir crime, não para alardeá-lo.

Quem são?

Afinal, quem são os advogados e as outras pessoas que seriam alvo de embocadas da parte desses bandidos?

O que eles fizeram?

Nas conversas entre os bandidos presos na operação ‘codinomes’ aparece a ordem para que eles assassinem advogados.
Cadê a OAB para saber quem são verdadeiramente esses advogados. E o que eles fizeram para ficarem tão marcados?

Esquisitice

Pois é, o governador Wellington Dias perdeu o precioso tempo para anunciar ontem, no Palácio de Karnak, que as tais miniusinas a serem contratadas na modalidade PPP, propiciarão uma economia de R$ 7 milhões nos gastos do Estado com energia elétrica.
Vem cá, são esses os verdadeiros propósitos dessa empreitada?

Idiotia

Fica-se imaginando escolas que se mostram sérias, se apegando às maluquices da Damares e, na prática, fazendo a discriminação nojenta de gênero, ‘das meninas vestem cor de rosa e os meninos vestem azul’. Coisa ridícula.
Essa idiotice de exigir material de uso médico e utensílios de salão de beleza para induzir a profissão de cada um, todo menino e menina já sabiam quando criança.
E isso hoje, não aponta caminho.

Apoio ao Novo

Indagado pela imprensa, Wellington confirmou que mantém o apoio à pré-candidatura de Fábio Novo à prefeitura de Teresina. O nome de Novo é visto de maneira positiva pela alta cúpula do partido na capital.
Os aliados, no entanto, não acreditam muito na força de Novo na disputa, nem com a benção do pai Lula.

Por falar nele...

O ex-presidente Lula orientou que a direção do PT incentive a criação de núcleos evangélicos nos diretórios estaduais para tentar buscar uma reaproximação com esse público.
O foco é tentar o apoio dos que elegeram Bolsonaro com até 69% dos votos.

Operação ‘Tapa-Buracos’

Os motoristas que trafegam pela PI-141 que liga as cidades de São João do Piauí a Canto do Buriti, denunciaram que a estrada está cheia de buracos e que os moradores da região estão tapando as crateras com barro para melhorar as condições da via.
Já que o governo e os políticos que só aparecem de quatro em quatro anos não fizeram, a população está fazendo.

Carnês do IPTU

Os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020 começarão a receber os carnês para pagamento a partir do mês de fevereiro em Teresina.
Meio azedo, com aumento em torno de 4%.

Juiz das Garantias

Para quem estava jogando contra, vai daqui a notícia: está suspensa a implementação do juiz das garantias por seis meses. Tofoli, presidente do STF manteve a validade da norma, mas estendeu o prazo de 180 dias.
Também será definido no texto a interpretação conforme à constituição para excluir sua aplicação nos processos de competência do Tribunal do Júri e casos de violência doméstica.

Estrutura

A norma estava prevista para entrar em vigor na próxima quinta-feira (23), mas ele entendeu que os tribunais precisarão de maior prazo para estruturar e implementar a figura do juiz das garantias.

Reunião no consulado

O advogado Campelo Filho esteve no Consulado do Brasil em Nova York em reunião com o Cônsul-geral adjunto e Chefe do Setor Comercial, Fernando Sena, com o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, e empresários.
Como representante do SESC, Campelo Filho participou de um debate com representantes de grandes grupos empresariais, dentre eles, Itaú, Dropbox e Amazon. A pauta: “O futuro das empresas em face das novas tecnologias”.

Ping-Pong 
O encontro com o governador

O humorista João Cláudio faz duras críticas ao governador Wellington Dias e Dias o chama para uma conversa no Palácio de Karnak, onde ele não pisava há 20 anos. Na saída, vai se encontrar com o amigo, o jornalista Zózimo Tavares.

João Cláudio: “Zózimo achei o Palácio tão abandonado... Não tinha nem soldado  na porta... cheguei e fui entrando e não achei ninguém pra me barrar...”
Zózimo: “Você escorou o homem na parede? "
João Cláudio: “Qual que! "Ele me almoçou e jantou e ainda levou um pedaço do que sobrou de mim pra comer mais tarde no Mirante do Lago".

Expressas

Os proprietários de veículos já podem pedir a restituição de valores pagos a mais do seguro Dpvat 2020. No Piauí, mais de seis mil pessoas estão aptas a receber o pagamento da restituição.

O uso recreativo de maconha como estratégia de redução de danos para dependentes de crack e cocaína em reabilitação pode não ser eficaz. É o que mostra uma pesquisa brasileira.

Dados do artigo indicam que o consumo da erva piorou o quadro clínico dos pacientes, em vez de amenizar, como esperado, a ansiedade e a fissura pela droga aspirada ou fumada em pedra (crack).

Comente

Pequisar