A desmoralização do planejamento

A desmoralização do planejamento

Uma das coisas mais recorrentes no Piauí nas últimas duas décadas e meia é a forma acachapante como se estabeleceu uma sucessiva desmoralização do planejamento público no âmbito, sobretudo, da administração pública estadual. Salvo por alguns espasmos, são inexistentes ou não passam do espaço das boas intenções ou de uma lista de desejos o olhar lançado para o futuro, com objetivos de longo prazo, com base em diagnósticos de problemas, construção de soluções, a busca permanente de fontes de financiamento para ações igualmente permanentes com o fito do desenvolvimento sustentável, bem assim a execução de obras estruturantes capazes de atrair e manter investimentos privados no Estado. O governo poderá até citar como seus avanços econômicos em setores dinâmicos como o agronegócio e a geração de energia renováveis, mas é certo que os investidores privados que viram oportunidade no Piauí colocaram aqui seu capital de risco muito mais pelas vantagens comparativas naturais que por ação de governo – seja como um regulador seguro, seja como um ente disposto a alocar recursos em investimentos públicos que criassem uma infraestrutura para favorecer empreendimento do setor privado – cuja presença pode ser determinante no surgimento de novos negócios em cadeia. Nesse contexto, parece adequado que os eleitores comecem a olhar com desconfiança que trabalha com uma ideia lúdica de desenvolvimento social e econômico.

Ciro Nogueira - PGR pede ao STF arquivamento de mais um inquérito contra o senador piauiense (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Menos um

Aos poucos o senador e ministro Ciro Nogueira vai se safando dos processos oriundos de inquéritos da Polícia Federal. 
Ontem, discordando da PF, a Procuradoria Geral  da Republica pediu ao STF o fim de inquérito contra Ciro, em caso de corrupção. 

Piorou

Informa o jornalista Márcio Bikanka, de Parnaíba, que naquela cidade o eleitoreiro Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (Proaja) é comandado pelo ex-vereador Fernando Gomes, que foi filiado ao PT e está ligado ao suplente de deputado Paulo Martins, que será candidato a deputado em outubro. 

Pirâmide

Há uma revelação feita por Bikanka que evidencia a falta de planejamento do programa, montando como uma espécie de pirâmide: depois de recrutados 15 coordenadores, esses recrutam professores, que por sua vez vão atrás de alunos para formar turmas. Uma engenhosidade com aquele jeito de caça a votos ou captação ilegal de sufrágio.

Troca de guarda

Dr. Pessoa exonerou ontem, no fim da tarde, Elisabeth Sá da Secretaria de Meio Ambiente. Na mesma edição extra do Diário Oficial do Município saiu o decreto de nomeação do vereador Luís André para o cargo.

Indelicado

Na quarta-feira, o prefeito já tinha avisado que Elisabeth deixaria o cargo – não sem antes externar uma indelicadeza, deixando transparecer que quem aceitou a demissão não foi a ex-secretária, mas o marido dela, o deputado estadual Henrique Pires, do MDB.

Sem pasta

Segundo Pessoa, Pires quis impor o “modelo dele”, que nas palavras do prefeito seria o de somente aceitar a esposa na pasta do Meio Ambiente. Qualquer outro local não seria interessante.
Pessoa deixou o casal sem pasta.

A ausência de Samara

Sabe-se que Dr, Pessoa, depois de nomear uma penca de parentes para cargos políticos na prefeitura, deu marcha à ré e não vai mais botar Samara Conceição, aquela doçura que atrai formigas, para a Secretaria de Economia Solidária.
Parece que deu ouvidos a quem disse que essa poderia ser a gota d’água do transbordamento de sua gestão.

Nepotismo midiático

Com uma mídia que em sua maioria faz vista grossa ou desvia o olhar diante de suas patacoadas, Dr. Pessoa seguiu o roteiro de gestores brasileiros: culpou a mídia pela existência de problemas que ele criou, como uma possível investigação por nepotismo pelo Tribunal de Contas do Estado, organismo com conselheiros parentes de deputados e candidatos.

Não é, não!

Dr. Pessoa diz que poderia fazer nepotismo se tivesse colocado a açucarada Samara Conceição, sua esposa, e o insípido Pessoinha, seu filho, como candidatos a deputada estadual e deputado federal.
Mas não fez isso, só nomeou Pessoinha para presidir a ex-falida Eturb, a fênix da gestão integrada com o povo.

Sede muita

Os moradores do condomínio rico Alphaville podem morrer de tudo, menos de sede, porque uma entidade associativa que os representa pediu que a Secretaria de Meio Ambiente lhe outorgue uso de 189,8 milhões de litros de água por ano – para consumo humano. Além disso, pediu o uso de 43,8 milhões de litros para irrigação.

Bem atrasado

Na quarta-feira passada, 4 de maio, saiu o Relatório Resumido da Execução Orçamentária do primeiro bimestre do ano (janeiro e fevereiro) da Prefeitura de Teresina.
Há um atraso de pelo menos um mês na publicação, que deveria sair no final de março, não no começo de maio.

Nem aí

Mas quem se importa com isso numa cidade em que existe uma Câmara Municipal que, toda bandeada para Pessoa, se faz de doida para melhor passar, né?

Ganho nominal

Maninha Fontenele, prefeita de Luís Correia, filiada ao PL, vai mudar para o MDB. O partido trata a chegada dela como adesão ao esquema governista. Falso. 
Ela vai apenas mudar de cor partidária, porque já é chapa-branca faz é tempo.

Sem insulina

Na crescente lista de medicamentos que estão em falta da Farmácia do Povo, do governo do Piauí, está a insulina. 
Não tarda e o governo vai botar a culpa no Ministério da Saúde.
Aguardem!

Iluminação pública

O advogado Alessandro Magno conseguiu na Justiça que moradores de áreas rurais de Simplício Mendes não paguem a taxa de iluminação pública. A lei municipal que estabeleceu a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública isentava consumidores rurais do tributo, mas há anos eles vinham pagando indevidamente.

Padrão

Não se sabe se a cobrança indevida era feita por responsabilidade da concessionária estadual de energia, a Equatorial, ou porque a prefeitura não pediu a exclusão dos consumidores rurais da cobrança, mas o fato é que em todo o Piauí esse tipo de pagamento indevido vem sendo feito e os usuários precisam reclamar na justiça para sustá-lo.

O MDB e Bolsonaro  

MDB pode apoiar Bolsonaro  caso Simone Tebet desista da candidatura. 
E aí, como ficará o especialista em estradas e PHD em emendas Marcelo Castro? 
Vai seguir mamando nas tetas do governo estadual e no federal?

Eleição pro TRT

Será hoje a escolha entre advogados dos candidatos a lista tríplice para definir o próximo desembargador do TRT-PI.

Ping-pong 

A Mentirabrás

Candidato a presidente pelo PSDB, Geraldo Alckmin é atacado pelos petistas, preveem que se ele for eleito irá privatizar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e a Petrobrás. Os jornalistas foram repercutir junto a Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula, o presidente.
O Jornalista: “O Alckmin declarou que o PT criou a Mentirabrás...”
Marco Aurélio: “Isso é preocupante....”
O jornalista: “Por quê?”
Marco Aurélio: “Porque se a criarmos, o Alckmin privatiza também”.
 
Originalmente publicado em 14 de outubro de 2006.

Expressas 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nesta sexta-feira (6), o cronograma de vacinação para o público acima de 18 anos receber a quarta dose contra a covid-19. Para isso serão disponibilizados quatro pontos drive thru.

A Prefeitura de Teresina através da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Norte (SAAD Norte) destacou que a obra do Canal de Águas Pluviais do Mocambinho está sendo finalizada e vai ser entregue aos moradores da região no próximo dia 15 de maio. 

A Polícia Civil do Piauí prendeu na manhã desta sexta-feira (06) o professor, de iniciais V.R.A, suspeito de estuprar um aluno da rede municipal de Teresina. 

*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ

Comente

Pequisar