O desassossego e a festa

O desassossego e a festa

Um evento junino iniciado ontem e que promete ir até o próximo sábado, 4 de junho, se transformou em um problema para moradores no entorno da ponte Estaiada. O barulho produzido pela festa, que se estendeu da noite de sexta-feira às 5h20 de ontem, sábado, tirou o sossego de moradores de bairros na zona norte, como a Primavera, Morro da Esperança, Porenquanto, Cabral,  e Marquês. O som era tão alto as cinco da manhã que para alguns moradores é como se houvesse um paredão de som nos quartos de dormir de suas casas. É realmente lamentável que eventos dessa natureza não somente sejam autorizados como também financiados pelo poder público. No caso dessa festa, estão na lista de patrocinadores, certamente com cotas máximas, o governo do estado e a prefeitura de Teresina. É certo que se façam eventos juninos, mais ainda após dois anos em que a pandemia apagou a fogueira dos ganhos de artistas e outros trabalhadores ligados a essa atividade, mas não é de modo algum correto que se promovam festas que varam a madrugada, sem qualquer preocupação com quem preferiu ou precisou ficar em casa, por necessidades as mais variadas, de doença a trabalho. É fundamental que o atendimento a uma demanda por entretenimento artístico não fira a necessidade de outros segmentos da população. O desrespeito ao sossego público que o evento impôs a moradores de bairros no entorno da ponte Estaiada aponta para se buscar soluções, que podem começar com a limitação de tempo para a festa, como ocorreu em Teresina nos tempos em que o atual vice-prefeito da cidade Robert Rios, estabeleceu, quando secretário de segurança, uma ação chamada “Boa Noite, Teresina”, que consistia em reduzir até certo horário o funcionamento de bares, restaurantes e casas noturnas. Pelo que se vê, a ideia não foi adiante e abusar do seu direito em detrimento do direto alheio ao sossego virou uma regra básica na capital do Piauí.

Mão Santa quer dar o nome de desconhecido dos parnaibanos à nova ponte. Apenas porque é o pai de Bolsonaro 

Homenagem bajulatória

Mão santa quer colocar o nome do pai de Bolsonaro (que ninguém sabe quem é) na ponte que pretende construir ligando a beira rio do lado de Parnaíba à Ilha grande. 
Os colunistas substitutos têm recebido mensagens de pessoas criticando essa bajulação do prefeito. 

Nomes parnaibanos 

E muitos aproveitam para sugerir nomes de  parnaibanos. 
Mão Santa  poderia homenagear inúmeros conterrâneos que fizeram história em seus segmentos e hoje estão esquecidos.  

Atitude

Melhor o prefeito buscar homenagear os conterrâneos ao invés de querer bajular o presidente que, a bem da verdade, não faria tamanha desfeita pedindo para o prefeito homenagear o pai que o Brasil e muito menos os parnaibanos conhecem. 

João Teles

Por que não homenagear o dentista João Teles, figura pública conhecida e querida em Parnaíba, que morreu recentemente, aos 103 anos? 

Pafu

Conhecido historiador Parnaíbano sugere aos colunistas substitutos: 
“Por que não homenagear Figuras folclóricas que fazem parte da memória afetiva da cidade, como o Pafú, irmão do descolado Zé de Maria e que brincava de jogar pedras nas ruas com Mao Santa e Paulo de Tarso?

A Maria…

Por que não dar o nome da Maria das Cabras, figura bem conhecida do prefeito e das pessoas tradicionais? 

Atentai, bem!

Sinceramente, os colunistas substitutos sabem que  Mão Santa tem milhões de formas de seguir bajulando para conseguir dinheiro e obras de Bolsonaro.
Mas nem o presidente exigiria tanto, como dar o nome do pai a uma obra no Piauí. 

A federação do PT

O TSE aprovou, na sessão administrativa desta terça-feira (24), o primeiro pedido de constituição de uma federação partidária após a criação do instituto pela Reforma Eleitoral de 2021.  A Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) é  integrada pelo PCdoB, PT e PV. 
A partir de agora, todos são obrigados a conviver. E, como se trata do atual governo, comer juntos.

A federação do PSDB

Também na sessão administrativa realizada de quinta-feira (26), o Plenário do TSE aprovou mais dois pedidos de federação partidária: o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Partido Cidadania passam a integrar a Federação PSDB Cidadania.
E os partidos Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (Rede) passam a compor a Federação PSOL Rede.

Prazo final

O prazo final para que os partidos obtenham o registro de federações partidárias termina na próxima terça-feira (31).

Na bandeja

Tem aliado de Dr. Pessoa pressionando, silenciosamente, para que ele demita o recém  nomeado secretário da Juventude Draga Alana. 
Eles acham que não pega ter na equipe, já tão mal falada, um sujeito acusado de receptação de furtos.

Quemmmmm?

O nome dele é Draga Alana, recém nomeado secretário da juventude, que foi denunciado pelo ministério Público por ter receptado um celular roubado e que, descoberto, ainda tentou tomar  dinheiro  do dono do aparelho. 

Lojas do tráfico 1

Em abril o Gaeco interditou as lojas  Adolfo Autopeças em Teresina e em Timon. Por suspeita de praticar desmanche de veículos roubados e servirem para o tráfico de drogas. Mas parece que não vai parar por aí. 

Lojas do tráfico 2

Na mira dos investigadores há outras lojas, principalmente de revenda de veículos, localizadas nas zonas Sul e Sudeste. 

João Plenário

Impagável, os vídeos com o deputado João Plenário, personagem da Praça é Nossa, do SBT. 
São poucos os parlamentares do Brasil de hoje que façam a diferença. 

A vida real

João Plenário só fala em se locupletar do dinheiro público. 
Na vida real deputados e senadores vivem do orçamento secreto, de emendas parlamentares e do que podem tirar dos ministérios. 
Os estaduais e vereadores viraram construtores de obras. 

Atentai, Regina!

Sobre essa febre (ou esperteza) calçamentista do governo petista no Piauí, Dilson, leitor atento da coluna em Maceió, Alagoas, faz a observação: “É muito calçamento. Se o interesse fosse realmente calçar as ruas das cidades do Piauí, o lógico seria concentrar tudo em um único órgão, aí teria a economia de escala e a expertise em calçamento com um melhor custo benefício”.

Real, só a nota

Dilson completa,  falando o que até as baratas dos armários mofados de promotores de justiça, sabem: 
“Mas, está claro que o objetivo não é este, e sim arrecadação pro caixa 2. Em algumas situações pode ter calçamento fantasma, real mesmo só a nota fiscal.”

Alô! Alô!

Na cidade de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, onde as facçoes estão tocando o terror e a população vive assustada,a Polícia Militar simplesmente está servindo para auxiliar os fiscais da prefeitura para oprimir pequenos construtores.

Cadê o Promotor Galeno!?

Moradores apelaram para os colunistas substitutos divulgarem que a administração municipal de Cajueiro da Praia está usando a polícia militar para acompanhar fiscais de obras atrás de alvará. 
Ora, para agir, a polícia precisa ser acionada por autoridade judicial para realizar esse trabalho.

Carro de comida

Os carros para venda de alimentos, chamados pela expressão inglesa food-truck, têm desde ontem uma lei municipal sancionada por Dr. Pessoa.
A lei resulta de projeto assinado pelos vereadores Aluísio Sampaio, Markim Costa, Alan Brandão, Deolindo Moura e Venâncio Cardoso.

O tamanho

Pela lei, os veículos para venda de alimentos prontos devem ter dimensões máximas de 12,5 metros de comprimento, consideradas a soma do comprimento do veículo e do reboque, de 2,70 de largura e 3,50 metros de altura.
Para saber mais, clique aqui.

Haja comida

Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Administração prepara um pregão para o dia 10 de junho no qual quer fazer um registro de preços para eventual aquisição de gêneros alimentícios perecíveis (carnes vermelhas, frango e ovos), para atender às necessidades da Rede Hospitalar de Teresina. 
O valor é estimado em R$ 5.948.540,00.

Ping-Pong 

A véia, não!

A mulher, idosa, vai ao médico reclamar do marido, que, aos 80 anos, tem vida sexual intensa. O médico o chama ao consultório. 
O medico: “Sr Benedito, com essa idade, o senhor procura sua mulher para fazer sexo de manha, de tarde e a noite? 
O Benedito (entregando a receita ao medico): “ eu fiz o que o senhor mandou. Taí na receita…”
O medico: “ Sr Benedito, o que está aqui na receita é para o senhor comer aveia de manhã, de tarde e de noite”. 

Colaboração: JFoficial

Expressas 

O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (27) nota técnica liberando a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos.

Diante disso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) passa a receber este novo público a partir de segunda-feira (30) em seis pontos de vacinação por toda a cidade.

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, aprovou uma resolução que estabelece políticas de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, ao assédio sexual e a discriminação no âmbito da instituição.

*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ

Comente

Pequisar