Fraude e improviso no Proaja

Fraude e improviso no Proaja

Acumulam-se as evidências de que se trata de uma grande fraude o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, que está sob investigação da Polícia Federal. O programa, colocado no saco de mil utilidades eleitoreiras chamado Pro-Piauí, projetava gastos de R$ 342 milhões para alfabetizar 200 mil jovens e adultos. O governo pagou até consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que pelo visto se meteu numa enrascada em que se desmoraliza tudo, sobretudo o planejamento. Além das investigações sobre a contratação de instituições privadas para alfabetizar pessoas, muitas delas sem qualquer experiência e outras tantas sequer com endereço, agora viraliza um áudio em grupos de WhatsApp, atribuído a uma mulher que se apresenta como coordenadora do Proaja, e que, se verdadeiro, confirma a magnitude da fraude que é o programa. Confirma como é deslavada a corrupção. No áudio a mulher orienta que devem outros coordenadores a instar professores a levar os educandos não responder corretamente à prova, de modo a provarem para a FGV que eles são analfabetos. A “instrução” evidencia, além da fraude, o improviso: provas diagnósticas para medir o grau de conhecimento de um educando devem ser feitas anteriormente à matrícula. O que pode ter havido, pois, foi a matrícula de quaisquer pessoas – alfabetizadas ou não – por meio de um sistema em que cada professor captou estudantes, montou as turmas e iniciou as aulas de alfabetização, numa espécie de pirâmide educacional para a formação das salas de aula de alfabetizandos. Está evidente, pois, que poderiam ter  sido feitos os diagnósticos do grau de conhecimento. Assim, conforme o áudio que se está divulgando, montou-se uma farsa em que professores são orientados não apenas a orientar os educandos a não responder, mas ler os textos de modo a induzi-los a erro. Resta saber o que farão os integrantes do Ministério Público diante disso. No mínimo podem abrir um procedimento investigatório para determinar qual a extensão de uma prática fraudulenta em um programa de alfabetização que ignorou regras básicas como saber quantos e onde estão as pessoas que pretendem alfabetizar; os métodos de letramento a serem usados, o diagnóstico do nível de conhecimentos formais e de saberes outros dos matriculados. Nada disso foi feito porque o programa não nasceu com a missão nobre de tirar pessoas da escuridão do analfabetismo. Foi desenhado para ser um programa eleitoreiro. E, aparentemente, rendoso financeiramente para todos os envolvidos.  

A FALA da COORDENADORA:
Clique aqui e ouça o áudio atribuído a uma coordenadora do Proaja.

ABAIXO, A TRANSCRIÇAO DO ÁUDIO
“Senhores coordenadores, o mais importante é os senhores repassarem para seus professores, em uma ação coletiva no mesmo local, as informações e de maneira muito discreta reforcem essas informações aos alunos nos locais de prova: não podem responder nada. Esse teste diagnóstico deveria ter sido aplicado anterior ao início das aulas. Ele [o teste] é que comprova se a pessoa é alfabetizada ou não. AFGV não quer saber se está com um mês de aula, se já está com três meses de aula, se os alunos estão aprendendo. O que eles querem é a comprovação de que o aluno é analfabeto e, portanto, está apto a estar matriculado no Proaja. Certo? Então digam para os seus professores conversarem com os alunos, reforcem essas informações de maneira muito discreta: escreva apenas o nome [do aluno] em mal, mas não respondam nenhuma questão dessa prova, de maneira alguma, não respondam nada, anulem. Finjam que não sabem. Se souber, não sei, não sei e devolvam essas provas. Como é aplicada essas provas? É aí que entra a sabedoria da gente em poder preparar os nossos alunos para que eles não respondam nada.”
Tem maior desmascaramento? 

João Vicente Claudino reaparece e revela apoios a Gracinha Moraes Sousa  e  a Elmano Ferrer (Foto: Moreira Moriz/Agência Senado)

As moscas do bolo

Já se viu que os que não tiveram chance de ser escolhidos nas votações na OAB na disputa da  vaga de desembargador do TRT, estão que nem mosca de bolo de confeitaria. 
Não comeram e agora querem estragar a parte que cabe aos outros, os escolhidos. 

As denúncias

Tem recurso contra a escolha de um candidato porque tinha cargo na OAB; tem também denúncia sobre falta de currículo de outros. 
Estão aí as moscas, sim, estragando o bolo de confeitaria dos outros. 

Novo escrutínio

Por conta dessas ações das chamadas moscas de confeitaria, o bolo não vai, de fato, servir a ninguém. 
Pois, ao retornar a lista à OAB, não se sabe quanto tempo durará um posicionamento da Ordem para proceder a novo escrutínio. 

Desembargadores divididos

Ademais, como se tem visto que entre os desembargadores do Trabalho há, também, diversionismo, sabe Deus quando essa lista tríplice será votada. 
Isto é, se a lista sêxtupla voltar com os mesmos da atual. 

João Vicente

O ex-senador João Vicente Claudino reapareceu ontem. Em vídeo distribuído a emissoras de TV faz uma longa declaração de voto a Gracinha Moraes Sousa, filha do prefeito de Parnaiba, Mão Santa.
JVC citou a gratidão para estar declarando votos em favor da candidata do PP a deputada estadual.

Com Elmano

O ex-senador também fez declaração de voto em favor do senador Elmano Ferrer, eleito em 2014, após o próprio JVC jogar a toalha e não tentar a reeleição.
João Vicente diz que apoia Elmano como candidato a deputado federal.

Não vai, não!

Mas se JVC aparece na TV declarando voto, onde ele não tem mais aparecido e nem deve aparecer é na sala da diretoria da Socimol, indústria de colchões do Grupo Claudino, do qual ele é um dos herdeiros.
Informaram aos colunistas substitutos que João Vicente largou ou foi instado a largar o posto de diretor que mantinha por lá.

Guadalajara

Outra que também deixou o cargo de presidente de uma empresa do grupo foi Claudia Claudino.
Diretora da indústria de confecções Guadalajara, ela saiu batendo a porta depois de desentendimento com o irmão João Junior. 
Segundo também informaram aos colunistas substitutos,. 

Conselho

João Claudino Junior é um todo-poderoso gestor das empresas do grupo e nomeou para o conselho da Guadalajara pessoas de confiança dele, mas não bastante qualificadas para os postos.
Consta que Claudia Claudino deu de ombro e foi cuidar de sua vida, deixando a direção da empresa.

Passivo trabalhista

A briga pela sucessão no Grupo Claudino não vai deixar nenhum dos cinco (ou mais) herdeiros pobres, mas a perda de dinheiro não será pequena.
Por conta de demissões malconduzidas e da falta de conversação com quem é desligado, estaria havendo um crescimento do passivo trabalhista nas empresas

Briga municipal

Roberto Leão, prefeito de Miguel Leão, declarou voto para Sílvio Mendes, de seu partido. Leão é o presidente da Associação de Prefeitos do Médio Parnaíba e isso causou indignação aos colegas que acompanham Rafael Fonteles e agora ameaçam deixar a entidade.
A Ampar está meio a meio entre o candidato do PT e o do União Brasil.

Rotina

Dia sim outro também, Regina Sousa despacha no Palácio de Karnak com Antônio Neto, secretário de Governo.  
Nada fora do padrão em que sendo ele um secretário palaciano e a governadora sua velha amiga de batalhas.

Nihil obstat

Mas consta nos sussurros palacianos que Antônio Neto, que já foi secretário da Fazenda e do Planeamento, é um poderoso filtro na liberação de pagamentos pela Secretaria da Fazenda.
O que foi ou não será pago somente ocorre depois de um nada obsta do secretário de Governo.

Errados não estão

Regina Sousa e seu secretário de Governo não estão errados nem um pingo em querer saber o que está sendo pago e gasto no Estado.
Porque o que tem de gente querendo espalhar cascas de banana na gestão...tem. 

E aí?

E tem também muita gente querendo encher os bolsos. 
Tanto tem que os colunistas substitutos ainda não entenderam porque a governadora e o secretário de governo ainda não atentaram que estão liberando dinheiro além da conta para obras feitas por essas secretarias obreiras. Todas pertencentes a candidatos. 

Doente

O prefeito Dr. Pessoa, que na semana passada testou positivo para covid, segue em casa. Consta que ainda estaria com sintomas leves e, com isso, passível de passar a doença caso retomasse o convívio com mais pessoas.
Como bem lembrou um leitor, melhor o prefeito ficar em casa. 
Não fará falta mesmo à cidade. 

Lula e a COVID

COVID-19 contraiu Lula e ficará em isolamento. 
Opa, foi o contrário. Isso está nas redes sociais postado pelos bolsominions.

A desculpa

Mas Lula e a sua nova companheira, Janja, contraíram a doença. 
Até as eleições essa será a melhor desculpa para Lula justificar porque não pode andar nas ruas. 

Reforma

Embora tenha repassado por lei para a Piauí Previdência os prédios das escolas estaduais, a Secretaria da Educação segue fazendo obras, como a reforma e ampliação da Unidade Escolar Frutuoso Juscelino, onde será colocada uma subestação elétrica feita uma quadra esportiva.
A escola fica em Jaicós e a Seduc vai aplicar R$ 1.415.115,36 na obra a ser feita pela Construtora Barreto Ltda.

Atentai, Regina

A governadora e o secretário de governo já deveriam estar com a pulga atrás da orelha há muito tempo. 
Quem deve assumir (e pagar) por essas obras é o instituto. 

Sem dinheiro

Não se fala em outra coisa que não seja a falta de dinheiro para pagar as centenas de obras do calçamentismo eleitoreiro do governo estadual.
Isso, além de paralisar obras, poderia causar uma quebra de pequenas empreiteiras. E, também, prejudicar os candidatos.
A ver, pois.

Ping-pong 

O casamenteiro

Eleitora aborda o deputado federal Paes Landim, na cidade de Lagoa do Sítio e lhe pede patrocínio para festa da padroeira da cidade.
Landim: “Minha velha, a padroeira não, mas eu patrocino a festa de Santo Antônio...”
A eleitora: “Por que Santo Antônio?”
Landim: “Ele foi muito generoso comigo. Eu já passei dos 60 anos e até hoje ele não me casou”.

Originalmente publicado em 29 de janeiro de 2010.

Expressas 

A Sesapi informou que o Piauí registrou um aumento de 765,8% de casos de dengue, em relação ao mesmo período do ano passado. A informação é do Boletim Epidemiológico referente a 21ª semana epidemiológica de 2022.

O Instituto Federal do Piauí divulgou edital de Chamada Pública com oferta de 280 vagas para cursos técnicos nas formas concomitante e/ou cubsequente nos campi Dirceu, José de Freitas, e Pio IX. As vagas são destinadas a candidatos que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio.

O Piauí voltou a registar mortes por covid-19 nas últimas 24h. Segundo o boletim epidemiológico divulgado no domingo (02), as vítimas da doença seriam um bebe, do sexo masculino, de dois anos de idade e um homem de 32 anos. O estado estava sem confirmar mortes pela doença desde o boletim de 25 de maio.

*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ

Comente

Pequisar