O veneno da boa propaganda

O veneno da boa propaganda

Publicitários costumam dizer que uma boa propaganda é algo ruim para um mau produto. Faz bastante sentido para qualquer bem ou serviço que se queira vender, mais ainda se estivermos tratando de gestão pública, na qual também perpassa aquela máxima de um áudio vazado em setembro de 1994, revelando uma frase sincera do então ministro da Fazenda, Rubens Ricúpero, afirmando sem meias palavras que não tinha escrúpulos: “o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”. Como naquela época o que era bom (o estrondoso sucesso do Plano Real) era muito maior que outras ruindades do governo, foi estrondoso o êxito eleitoral do então candidato do PSDB a presidente, Fernando Henrique Cardoso. Isso posto, voltemos aos dias atuais, focando na eleição que mais de perto nos interessa, a escolha do próximo governador do Piauí. Os dois principais produtos elegíveis pelos votantes piauienses, Sílvio Mendes (Aliança Brasil) e Rafael Fonteles (PT) tendem a se mostrar em permanente exposição midiática. A boa propaganda é mais que a alma do negócio, é o meio pelo qual os dois vão se expor ao público eleitor. E nesse ponto, parece essencial chamar atenção para o fato de que a muito bem elaborada de outro produto elegível, o ex-governador Wellington Dias, pode se tornar um veneno para o escolhido de seu partido. Isso porque no mundo da propaganda, Dias se ufana de ter deixado todas as sede municipais ligadas por estradas pavimentadas e de ter legado como uma obra definitiva uma educação de elevada qualidade – isso para se ficar em apenas dois exemplos, que, sendo  também os mais citados, são também os que mais imediatamente podem causar estragos, já que as estradas estaduais estão algumas em situação de intrafegabilidade é tamanha que a governadora Regina Sousa decretou emergência administrativa em14 trechos. No caso da educação, as notas do IDEB foram reprovativas e parte dos professores segue em greve. Há, assim, que se fazer bem mais que faturar o que é bom e esconder o que ruim, já que o ruim, de tão extenso, está difícil de ser camuflado, mesmo com uma boa propaganda.

Desembargador Paes Landim, o próximo a ser alçando pela compulsória dos 75 anos. A vaga é da OAB   

Os camaleões 1

De um pai, numa festa junina: “vi muitas autoridades na festa junina do colegio do meu filho que sao parecidos com pessoas simples, porém alguns, principalmente magistrados, mudam totalmente quando chegam ao local de trabalho, onde parecem alienígenas alheios as dores da espera de um processo e totalmente insensíveis”.

Os camaleões 2

De uma mãe que tem filhos com problemas na justiça: 
“Na festa junina do colégio de meu filho vi muitos desembargadores presentes, alguns por seus filhos, outros pelos netos. Riam, se mostravam receptivos, bem diferente do ambiente de trabalho onde são indiferentes aos problemas do povo e às causas judiciais ”.

Gente maldosa

Não é que tem gente maldosa dizendo que haveria intenção de uma substituição de Rafael Fonteles, bem-posicionado em pesquisas somente quando a pergunta é associada ao apoio de Lula, aquele que nunca vem ao Piauí.
Claro que os colunistas substitutos não acreditam nesse tipo de boato, fofoca, fuxico, fake-news, enfim.

Abram o olho

Rapaz, que negócio triste é esse: em cidades das regiões dos Cocais como Esperantina e Luzilândia, Rafael Fonteles está mal avaliado nas pesquisas. Um político da região, sob condição de sigilo, comenta que mesmo com apoio de Francisco Lima (São João do Arraial), Themistocles Filho (Esperantina) e Janaína Marques (Luzilândia), quem lidera e pode vencer na região é o candidato da oposição.

Estradas

Vem cá, alguém poderia explicar aos colunistas substitutos a técnica usada na recuperação de estradas estaduais, que consiste em passar uma fina camada de asfalto sobre um asfalto de boa qualidade, quase uma tintura, e deixar os trechos esburacados do mesmo jeito que sempre estiveram?
Pois essas são as estradas piauienses. 

Autarquia hídrica

Será instalada amanhã mais uma autarquia hídrica no Estado do Piauí, a terceira saída da caneta do ex-governador Wellington Dias, criador do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí e do malsucedido Consórcio Regional de Saneamento do Sul do Piauí (Coresa).
A autarquia da vez é a Microrregião de Água e Esgoto do Estado do Piauí (MRAE).

O que é

Segundo a lei aprovada ainda no ano passado, trata-se de uma autarquia microrregional mencionada surgida pela transformação da Microrregião de Saneamento Básico do Vale do Rio Guaribas, com ampliação dos municípios que a integram, bem como com a alteração de sua denominação para Microrregião de Água e Esgoto do Piauí”.

Marco legal

Diz o governo que a MRAE foi criada para que o Estado possa estar preparado para cumprir a meta do Marco Regulatório, que prevê a universalização de água a 99% dos municípios brasileiros e do sistema de esgoto a 90% das cidades até 2033.
Tudo esperteza de Wellington Dias. 

Mármore

A empresa Dapaz Natural Stones, de Minas Gerais, vai instalar em Fronteiras uma planta de exploração de mármore e granito, para extração e beneficiamento.
A empresa já recebeu licenças ambientais e de instalação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

Serviços prestados

Não é por nada não, mas é bem estranho que o Hospital da Polícia Militar do Piauí tenha publicado na edição de 9 de junho do Diário Oficial do Estado dezenas de extratos de contratos com prestadores de serviço, que vão desde serventes até médicos.
Contratação direta, sem intermediação de empresas de terceirização de mão de obra.
E pode, Regina? Ou Regina de nada disso sabe? 

Boa emenda

As emendas parlamentares individuais podem, sim, ser usadas para além de festas e eventos. Exemplo disso é o uso que fará a Associação Casa de Recuperação Peniel de R$ 300 mil destinados pelos deputados estaduais Júlio Arcoverde e Gustavo Neiva.
Além da manutenção dos serviços de recuperação e reintegração social e familiar de dependentes químicos do sexo masculino, a entidade vai adquirir um veículo de suporte às suas atividades.

Estrada

A Secretaria das Cidades vai gastar R$ 1.254.746,68 com obra de recuperação de estrada vicinal em revestimento primário no município de São Miguel do Fidalgo, com extensão total de 37,00 km.
A empresa que vai fazer a obra é a FTS Construtora Ltda.

O termo da esperteza

O termo usado nessas espertezas do governo em liberar verba para compra de votos e enriquecimento ilícito é: “recuperação de estrada”.
E só se vê estrada esburacada de norte a sul no estado. 

A pobreza política

Está virando chacota uma das propostas do plano de governo de Rafael Fonteles. Na página 6 diz que há o propósito de combater a pobreza econômica, social e política. 
Os colunistas se apressam em aconselhar a excluírem o terceiro item, “política”.
Porque construindo obras, recebendo cargos aos montes, gastando dinheiro de emendas, no Piaui não tem mais político pobre. 

Chafurdo

Se os leitores estão espantados com o chafurdo em que se transformou a escolha do novo desembargador do TRT da 22ª Região (Piauí), na vaga que cabe aos advogados, esperem pela escolha do novo desembargador do TJ na vaga a ser aberta com a aposentadoria do desembargador Paes Landim.

Contestação

Landim completa 75 anos no dia 6 de outubro de 2022 e pela regra legal, seria alcançado pela aposentadoria compulsória.
Mas haveria a disposição, não se sabe se do magistrado, de contestar a data fechada do dia do aniversário de 75 anos para a compulsoriedade da aposentadoria. O entendimento é o de que se poderia exercer o cargo no espaço de um ano entre os 75 e os 76 anos.
A ver.

Corrupção velada

Não é segredo entre os advogados, mas se diz que para o preenchimento da vaga de Brandão de Carvalho no TJ-PI e a de Jim Boavista, no TRT-PI, teve advogado-candidato que gastou alguns milhões. 
E ainda falam que só os políticos compram mandatos. 

Aliás

Quem também deve ser alcançado pela aposentadoria compulsória aos 75 anos é o arcebispo de Teresina, dom Jacinto Brito.
Ele completa 75 anos na próxima quinta-feira, 16 de junho.
Não se sabe ainda se Roma vai nomear imediatamente um novo arcebispo para Teresina.
Aqui, se acredita, ninguém compra voto, não. 

Olha só!!!

De repente, os colunistas substitutos não tiveram sossego de ontem, para hoje. Ligações e msg por WhatsApp querendo saber quem seria o juiz maranhense dono de loja de carros de luxo, em Teresina. 
O jeito é irem perguntar em Caxias.  

Ping-pong

O pé de ata

A deputada Belê leva o tio, o pouco letrado prefeito Gil Paraibano, para visitar uma escola em bairro da periferia de Picos. Querendo ser amável e popular com os alunos, Gil puxa conversa.

Gil: “Quando você crescer o que vai querer ser?”
A aluna: “Quero ser uma pediatra...”
Gil (pensando na fruta): “Não seria melhor você querer ser uma mangueira, que é um pé muito maior, a fruta é saborosa e dá até mais sombra?”

Publicado originalmente em dois de agosto de 2011.

Expressas 

Foi confirmado um caso por covid-19 nas últimas 24h. Nenhum óbito, segundo a Sesapi. 

Será publicado, nesta segunda-feira, 13, no Diário Oficial do Município, novo decreto da Prefeitura de Teresina, que orienta sobre a obrigatoriedade no uso de máscaras em centros de saúde.

A obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, em Teresina, havia sido revogada, em 28 de março deste ano, após queda dos índices de contaminação e de mortes causadas pela Covid-19 na cidade.

*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ.

Comente

Pequisar