Lula x Bolsonaro: decisão para presidente

Lula x Bolsonaro: decisão para presidente

Analisando diversas pesquisas eleitorais para presidência da republica, desde novembro de 2021, incluindo candidatos dos mais diversos partidos, destacam-se  algumas evidências, sobre essa disputa. Primeiro, Lula e Bolsonaro polarizam de tal maneira a preferência dos eleitores, que sequer teremos uma terceira via com votação acima de 10% dos eleitores. De maneira inédita, a esta distância da eleição , sabe-se   quais serão os dois candidatos  mais votados  para presidente. Persistindo, inclusive, a ordem da classificação desses dois senhores: Lula em primeiro e Bolsonaro em segundo lugar. Em todas pesquisas essa ordem se mantém qualquer que seja o Instituto, variando muito pouco a diferença entre os dois candidatos a presidente. Diante dessas evidências,  está claro que a única  dúvida a ser definida em outubro , nas apurações dos votos, é se haverá segundo turno, ou eleição de Lula para a presidência da República do Brasil nos próximos quatro anos. Na hipótese de segundo turno, a mais provável até o momento, pode, aí sim, ocorrer vitoria de Bolsonaro ou Lula com probabilidades parelhas. A rejeição ao PT  elegeu Bolsonaro em 2018, no segundo turno e pode  se repetir em 2022. A exposição  de Lula na campanha do primeiro turno, pode derrotá-lo no segundo turno. E se de resto, não ocorrer essa rejeição  no primeiro turno, pode acontecer a eleição do petista aí sim já no primeiro turno. O PT sabe disso e joga todas suas fichas para atrair eleitores do centro, agora no primeiro turno. Podendo ser derrotado por esse mesmo segmento do eleitorado no segundo turno dessa eleição.  Muito mais da metade dos eleitores do país é conservadora, vide a composição do congresso Nacional, nos prefeitos eleitos em 2020, e no "tamanho real" da esquerda e da direita no Brasil.

Elmano Ferrer é homenageado pela Embrapa no Piauí

Vaias extremas

Tem sido recorrentes as manifestações de extremas hostilidades à comitiva dos candidato ao governo e ao Senado petistas pelo interior do Piauí. 
A última, ontem, foi em Marcolândia. Professores puxavam o coro, cobrando salários atrasados e o fim da greve. 

Repercute em todas

A repercussão de manifestos hostis como essa nas demais categorias de funcionários e, por extensão, nas famílias de todos eles, é muito grande e podem induzir todo o eleitorado. 
Ruim para os planos dos candidatos que amargam pontos negativos nas pesquisas de opinião. 

Onde morar?

Não é sem razão que Wellington procura um lugar desenvolvido para viver e, pelo visto, não será no Piauí. 
No Piauí sob o seu comando há 20 anos, com a educação sendo a pior do país, a segurança em estado de insegurança e a saúde na UTI, fica difícil imaginar que a maioria da população o apoie. 

Um mandato, por favor

Mais do que nunca, Wellington Dias precisa de um mandato. Pelo menos para distanciar dele as muitas investigações que começam a tomar corpo em cima de evidentes malfeitorias na última gestão. 
Que puxam olhares investigativos para as gestões anteriores.
O modus operandi é sempre o mesmo.

Negócios na CPI

O requerimento da CPI do MEC já conta com 28 assinaturas no Senado. Mas alguns senadores, inclusive o Piauiense Marcelo Castro, prometem para a próxima semana decidir se assinam, também. 
É aí onde mora o perigo. A fatura em Bolsonaro vai ser altíssima. 

O preço da desistência

O mínimo para a propositura da CPI é de 27 dos 81 senadores, mas Randolfe Rodrigues quer mais, para suprir as desistências que sempre acontecem quando os parlamentares negociam os votos. 
Uma negociata dessas faz qualquer parlamentar aumentar o patrimônio. 

Marcelo Castro e outros senadores ainda não decidiram se vão assinar o requerimento da CPI do MEC 

Eles se parecem!

Leitor atento as notícias daqui e nacional lembra que “além da coincidência de alguns dos delitos na capitulação feita dentro da investigação da Polícia Federal o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e a deputada Rejane Dias tem muito em comum: são também Evangélicos!”
Ele se refere ao envolvimento de Rejane no caso Topique.

É feliz quem vive aqui?

Deu no jornal porta-estandarte da comunicação oficial: 
“87 tem orgulho de ser piauiense ou viver no Piauí”.
De preferência, bem longe daqui, na Europa, EUA…

O sonho dele

O jornal não atenta sequer para recente declaração de Wellington Dias de que seu sonho é ser feliz num lugar desenvolvido (atentai, desenvolvido!), sem sair do Piauí. 
Ele próprio, que governou o Estado por quatro mandatos demonstra que não conseguiu desenvolvê-lo pois ainda tem esperança de fazê-lo. 

Wellington Dias quer um lugar desenvolvido para viver - não deve ser o Piauí

Acusação seria

Vereador de Madeiro chama policiais de porcos que só sabem comer e dormir. 
A acusação pode soar injusta, mas não deve ofender os policiais, mas há de se entender que não deixa de ser uma acusação à cúpula da polícia que transformou esses policiais em figuras sem rumo. 

Comandos políticos

As duas policias - civil e militar - tem comandos políticos que mudam a filosofia de trabalho a ponto de se ouvir pronunciamentos como o desse vereador.
Mas há tanto na PM como na Civil muitos policiais que se revoltam com a situação. 

Delegado de polícia

Revoltado, um delegado da polícia civil - com mais de quatro dezenas de atuação - diz que sempre que foi convocado para missões no interior visita apenas duas pessoas; o Juiz de Direito e o Promotor de Justiça. E justifica:
“afinal, sou delegado de  polícia e, não de políticos!”

Fila boia

No seu discurso, na câmara, o vereador Antônio Hilario acusa que policiais chegam de Teresina para “filá a boia e parar cidadãos de bem em blitz nas ruas”. 

Igual porcos

Ele completou dizendo: “se alguma ocorrência acontecer durante a madrugada, ao fazer o Boletim de Ocorrência você encontraria os policiais "rocando igual porcos".

Embrapa e Elmano

O senador Elmano Ferrer foi homenageado nas solenidades dos 47 anos da Embrapa. 
No discurso, Anisio Lima, atual chefe da Embrapa Meio Norte destacou que o senador atuou na empresa por dez anos e muito contribuiu para o seu desenvolvendo. 

Fala Elmano

“Me senti muito feliz por receber essa homenagem da Embrapa nessa solenidade dos 47 anos de atuação no Piauí. Passei 10 anos consolidando essa instituição no estado e na região Meio Norte e me sinto recompensado, pois esse é um reconhecimento do nosso trabalho e da nossa dedicação.”

Ping Pong 

Morreu de fé

Década de 70. Faleceu uma vizinha da família Ramos (Raimundo e Arminda). A filha, Carla Ramos, de dez anos, queria ir ver. Foi proibida. Mesmo assim, ela foi. Quando retornou, foi inquirida pelo irmão Garibaldi Ramos.
Garibaldi: “ E aí, Carlita, ela morreu de que?”
Carla: “De fé...”
Garibaldi: “Como assim, como se morre de fé?”
Carla: “Ora, dizem que ela estava boazinha, deu fé, morreu.”

Colaboração: Kenard Kruel 

Expressas

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), através das ações desenvolvidas pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), vai abrir, na segunda, inscrições para 200 vagas para curso na área de dança.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza de terça (28) a sexta-feira (1º de julho) o imunizante contra a gripe em sete postos de vacinação e 82 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por todas as zonas da cidade. 

Em solenidade pelos seus 187 anos, a PM-PI entregou 170 Medalhas do Mérito Policial Militar a civis, militares das Forças Armadas, policiais de outros estados, membros do Corpo Bombeiros, e policiais piauienses, pelas contribuições prestadas à corporação.

*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ

Comente

Pequisar