A Ordem enquadra o desembargador desbocado
A Ordem enquadra o desembargador desbocado
A sessão so TRT-PI de definição da lista tríplice para a vaga do 5º Constitucional se iniciou com o voto da presidente, desembargadora Liana Ferraz. Muito polida e objetiva, ela escolheu seus três candidatos, exaltando as qualidades de cada um. chegou a vez de Meton Marques de Lima. O desembargador, que também é corregedor, exaltou os seus escolhidos, mas perdeu-se na forma deselegante ao se referir a quem ele não escolheu. Meton disse que das três candidatas (ele havia escolhido uma) duas não mereciam o cargo porque assim o tribunal correria risco de ver a Polícia Federal lá dentro. Uma agressão (ou leviandade) desnecessária. Ele insistiu que tem os processos a que as candidatas respondem. Mas não citou os nomes delas e tampouco se referiu sobre o que os processos tratam. Por conta dessa forma grosseira, ou leviana do desembargador, a seccional da A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), lançou nota de repúdio.
Leia: “A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional do Piaui repudia e considera inaceitáveis as declarações do desembargador Francisco Meton Marques de Lima, proferidas na Sessão Administrativa do Tribunal Regional do Trabalho (22ª Região), nesta sexta-feira (01/07), contra candidatas eleitas pela advocacia. Durante a votação institucional para a formação da lista tríplice de escolha do novo desembargador da corte trabalhista, Francisco Meton fez comentários que maculam a conduta ilibada de representantes da Ordem, levando o público a duvidar da honra e do caráter das profissionais. As colocações do desembargador, de que a possível aprovação de dois nomes da lista sêxtupla da advocacia poderia provocar prejuízos ao Tribunal, fere a saúde do processo democrático de escolha submetido pelo voto de classe e apreciação no Conselho Pleno Secional a uma série de diretrizes éticas e profissionais. Ao duvidar publicamente da reputação de candidatas, apesar de não nomeá-las, citando eventuais processos, sem o devido trânsito em julgado, ou mesmo sem o teor do processo, o desembargador desacatou também a escolha da advocacia piauiense, já que os candidatos (as) passaram por duas etapas de seleção democrática do Quinto Constitucional. A OAB Piauí reitera o respeito à respectiva Corte, ao tempo em que defende os notáveis advogados e advogadas eleitos e eleitas pela advocacia num processo sério e transparente, para compor a lista institucional encaminhada ao Tribunal Regional do Trabalho (22ª Região)."
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Pois bem, a reprimenda ao comportamento do desembargador soou no próprio tribunal e entre advogados presentes à sessão que entenderam que Meton foi no mínimo desbocado no momento inconveniente.
Desembargador Meton Marques de Lima provocou reação dos advogados ao fazer afirmação depreciativa contra duas candidatas à lista tríplice
Obra de Deus
A repórter perguntou qual seria a primeira obra que Dotô Pessoa vai construir com os R$ 500 milhões que o BB vai emprestar à prefeitura de Teresina. Olha a resposta:
“A primeira (obra) é conduzida por Deus”.
Cadê?
Sim, mas qual a obra de Deus?
Sem rachadinha
Dotô Pessoa disse que vai construir muitas obras e não tem esse negócio de rachadinha e nem mimimi.
O que são?
Rachadinha é aquela velha prática corrupta que faz gestor dividir dinheiro público com outras pessoas.
Quanto ao mimimi é o que o prefeito mais faz, todo dia. Não abre a boca que não faça mimimi.
Nessa entrevista mesmo, foi mais mimimi que informação objetiva, que pouca coisa se aproveita.
Repórter sofre
Os jornalistas de Teresina têm se queixado que não conseguem aproveitar muita coisa das entrevistas de Dotô Pessoa.
As falas dele são como tirar leite de vaca no curral, com as mãos, fazendo muito espuma. Ao final, o balde está seco.
Lista masculina
Muita gente considerou ter havido algum grau de machismo e misoginia na exclusão da lista tripla indicada pelo TRT-22 para a escolha, pelo presidente Bolsonaro, do novo desembargador da corte, na vaga que cabe à advocacia, antes ocupada por Wellington Jim Boavista.
Olha, olha!
Mas uma diligente consultora eventual dos colunistas substitutos nos abre olho com a seguinte observação: ninguém, ressalvados os lacradores, vota em mulher só porque é mulher.
Foram escolhidos, na visão dela os que tinham alguma militância na Justiça do Trabalho.
Os escolhidos
Os escolhidos foram Vicente Resende (5 votos), Cinéas Nogueira (4 votos) e Téssio Torres (4 votos) com grande vivência no Judiciário Trabalhista do Piauí, o que não quer dizer que as advogadas preteridas também não tenham um bom portfólio na militância no tribunal.
Bordas urbanas
A empresa que comprou do governo do Piauí a concessão para serviços de água e esgotos em Teresina vai atender com água de poços parte dos moradores das bordas urbanas da capital.
A Águas de Teresina pediu outorga para uso de água de 33 poços em bairros como Eduardo Costa (Sul), Santa Maria Norte) e Todos os Santos (Sudeste).
Não ria, leitor.
Térmicas
Teresina vai ter três plantas para geração de termoeletricidade a partir de gás natural, operadas pelas empresas Atiaia I SPE Ltda., Santana SPE Ltda. e São Jorge SPE Ltda.
Homenagem
Lei estadual de autoria do deputado Ziza Carvalho, sancionada nesta semana pela governadora Regina Sousa, dá o nome de Constantino Pereira de Sousa a um balneário na cidade de Pedro Laurentino – que vem a ser pai do homenageado.
Raiz africana
Outra lei sancionada pela governadora, essa de autoria do deputado Franzé Silva, do PT, determina que 24 de novembro passe a constar no Calendário Oficial de Eventos do estado do Piauí como o Dia do Sacerdote e da Sacerdotisa de Religiões de Matrizes Africanas.
Patrono
Teresa Brito, do PV, é autora da lei sancionada por Regina Sousa que declara José Alves de Oliveira, conhecido como Mestre Dezinho, o Patrono da Arte Santeira no Estado do Piauí.
Espera aí…
Precisar, não precisava, já que a importância artística de Mestre Dezinho transcende os diplomas legais, mas é bom que a lei confirme o que já se tem como costume.
O rebaixamento
Um atento leitor da coluna nos chama atenção para a complexidade da obra de rebaixamento da avenida Miguel Rosa no cruzamento com avenida Frei Serafim.
O primeiro problema que o leitor enxerga é a conta de chegar da obra, com custo estimado em R$ 25 milhões.
Para ele, o valor poderá ser até maior.
Fluxo
O leitor lembra que uma intervenção de mobilidade urbana daquela magnitude requer como obra inicial a qualificação das vias para as quais se precisará desviar o fluxo de veículo no cruzamento das duas avenidas.
Custo elevado
Como o custo da qualificação dessas vias não será baixo, as obras de melhoria viária dessas ruas não pode ter um caráter provisório, mas permanente, com manutenção dessas vias como alternativa ao tráfego quando se concluir o rebaixamento e se liberar o fluxo nas duas avenidas
Problemas
O nosso leitor, que os colunistas provisórios querem transformar em consultor permanente, diz ainda que o rebaixamento da Miguel Rosa envolve mexer em redes de energia, água, esgoto e fibra óptica.
E tem ainda a questão de drenagem que precisa ser considerada.
Supermercado
O Assaí Atacadista prepara a abertura de sua terceira loja em Teresina, na avenida presidente Kennedy.
Para isso pediu outorga de uso de um poço que pretende furar no local, onde antes funcionava uma loja da rede Extra.
O pedido é para captação e uso de 21,9 milhões de litros de água por ano.
Peixe frito
A Mangueira Indústria de Bebidas, responsável por uma das mais conhecidas cachaças do Piauí, está diversificando atividades.
A empresa acaba de pedir à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Licença de Operação de Regularização para projeto de piscicultura em viveiro escavado, com área de 19,16 hectares na Fazenda São Luís Tiririca, município de São Miguel do Tapuio.
Memória
Vencido por um câncer, morreu ontem em Teresina um dos mais conhecidos e respeitados cabeleireiros da cidade, o Amadeu da Silva Barbosa, dono do salão Social no Riverside. Por mais de 50 anos atuou em Teresina.
Homem de bem e profissional da melhor qualidade.
Ping-pong
Horário do trem
Seu Expedito, comerciante de Caxias (MA), tentava tirar carteira de habilitação no início da década de 80. O examinador do Detran tenta reprová-lo. Chegando numa longa avenida com uma linha férrea no meio do percurso, o examinador manda seguir em frente.
Examinador: “Pode desenvolver velocidade...”
Seu Expedito: “Na hora...”
O examinador: (ao puxar o freio de mão da Brasília um pouco antes de uma passagem de nível): “Mestre, o trem nos pega!”.
Seu Expedito: “Deixa de ser besta, rapaz. Tu acha que há mais de 20 anos morando em Caxias eu não sei o horário de trem?!”
Originalmente publicado em 15 de abril de 2014.
Expressas
O Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) constatou inúmeras irregularidade no Instituto Médico Legal de Teresina (IML). Conforme o presidente do Simepi, Samuel Rego, os profissionais trabalham no local sem as devidas condições de saúde, higiene e segurança.
A Secretaria Municipal de Finanças, com base em decreto que será publicado no Diário Oficial do município desta sexta-feira, decidiu prorrogar para o dia 29 de julho do corrente ano, o prazo para pagamento da cota única com desconto, da quitação das 1ª e 2ª parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Serviços de Coleta, Transporte e Disposição Final de Resíduos Sólidos Domiciliares (TCRD) e Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública (COSIP), referentes ao exercício de 2022.
Foi publicada, no Diário Oficial do Piauí , a nomeação de 176 policiais civis e 53 policiais penais. Os convocados foram aprovados em concursos públicos realizados em 2018 e 2016, respectivamente.
*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ