Dotô Pessoa não joga

Dotô Pessoa não joga

O candidato do PT ao governo do Piauí, Rafael Fonteles, fez ontem uma visita a uma clínica veterinária a ser construída pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), autarquia estadual cujo portifólio de obras soma pelo menos R$ 300 milhões, dentro das ações eleitoreiro-calcamentistas do governo petista do Piauí. A visita de Fonteles, que parece estar sujeita às vedações da legislação eleitoral, deu-se na companhia da vereadora Thanandra Sarapatinhas, que aderiu à campanha de Rafael, que tem se esfalfado para obter o suporte dos vereadores de Teresina ao seu nome. O esforço já teria rendido a ele o apoio de 21 dos 29 vereadores da capital. No lado oposto ao candidato oficial, conta-se o nome do mandachuva da Câmara Municipal, vereador Jeová Alencar, candidato a deputado estadual, que traria consigo uma penca de colegas para votar em Sílvio Mendes. O esforço do candidato petista para fazer campanha no varejo em Teresina só evidencia uma novidade desta campanha: o prefeito da capital, Dotô Pessoa, deixou de ser um player na eleição de governador. Esta é a primeira vez em décadas que isso ocorre, deixando cristalino como água o desgaste político do prefeito, eleito pelo MDB e com apoio do PT – que participa do governo dele. Pessoa, fora do jogo principal, atua numa espécie de segunda divisão (talvez terceira) para pelo menos ter representantes ligados a ele na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Não se pode duvidar que com seu gigantesco balcão ele possa atingir essa meta, mas nada garante que os eleitos tenham por ele gratidão.

Procurador Marco Túlio: fazer campanha com showmício é conduta vedada e abuso de poder (Foto: reprodução/TV Cidade Verde)

A clínica

No dia 19 de junho, os colunistas substitutos informaram que sairia do papel a clínica veterinária que Rafael Fonteles, candidato petista ao governo do Piauí, prometera fazer quando recebeu apoio da vereadora Tanandra Sarapatinhas.

O valor

A clínica está sendo construída pela empresa Natus Serviços e Locação, contratada pelo Idepi por R$ 994.990,95.

Prorrogação 1

Regina Sousa sancionou na quarta-feira lei estadual que prorroga automaticamente por 10 anos, as permissões para o serviço de transporte alternativo intermunicipal de passageiros oriundos de concorrência pública anterior.
A concorrência mencionada deu-se em 2013.

Prorrogação2

A governadora sancionou ainda uma lei que prorroga emergencialmente até a realização de concurso público ou realização de nova contratação temporária, os contratos temporários celebrados pela Maternidade Dona Evangelina Rosa, em vigor no mês de maio de 2022.
A prorrogação está limitada a 31 de dezembro de 2022.

Alô, MP!!!!

Não é desconfiando da governadora, mas muito com um pé atrás para essas contratações, os colunistas substitutos apelam ao Ministério Público para que acompanhe esse caso. 
Em plena campanha eleitoral, uma contratação dessas (ou a manutenção do contratado) rende voto que é uma beleza. 

Escândalo nacional

Esse caso das condenações relacionadas ao porto de Luís Correia é um escândalo nacional. 
Até porque envolve o futuro ministro da eventual equipe Lula, que é o autoproclamado  Wellington Dias. 

Será ministro

Voce lembra, o próprio Wellington andou espalhando que num eventual governo Lula ele deve ser convocado para o ministério. 
E, embora não entenda patavinas de economia financeira, ele já se insinuou inclusive ministro da Economia. 

Dois em um?

Átila lira segue candidato a deputado federal. O filho, Átila, também. Aí você pensa: são dois da mesma família disputando o mesmo mandato. 
Aí se esconde uma astúcia: Átila, o pai, pode renunciar próximo a eleição para ficar somente o Átila filho. 
Com todos os votos contando para ele.

Acredita!!!!

Lula postou nas redes sociais: “banqueiro não vota em mim”. 
Verdade. Mas foi nos seus dois governos que os banqueiros mais ganharam dinheiro. 

Miséria contínua

Lula continua insistindo que fará um governo para acabar a fome e miséria no Brasil. 
O maior exemplo de que isso é uma grande mentira, ou promessa de um enganador, que a cidade de Guaribas, no interior do Piauí, foi escolhida no primeiro governo Lula como símbolo do fim da miséria. 
Os governos petistas não mudaram nada na cidade até agora.

Fome

E olha as presepadas do destino: Lula está com viagem agendada para Teresina exatamente para participar de um evento que vai discutir a fome.
Será mais arriscado o ex-presidente receber tomatadas que propor qualquer alternativa para acabar a fome do brasileiro. 

Rebate

Nota enviada pela assessoria de comunicação do vereador Neto do Angelim afirma que os colunistas substitutos não foram amigos da verdade quando disseram que o parlamentar mantém relações com empresa companheira que está recebendo mundos e fundos (fundos, principalmente) do eleitoreiro e investigado Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos – Proaja. 

Certíssimo

Realmente, os diligentes assessores comunicacionais do vereador teresinense estão com razão, porque segundo matéria publicada no portal GP1, em 22 de dezembro de 2020, foi uma irmã do vereador e não ele que estava envolvido em malfeitorias do Instituto Gestão Piauí.
A moça chegou a ser presa e, vejam só que coisa, deve ter traído a confiança do irmão dela, pois envolveu o Conselho Comunitário do Angelim nas enroladas em que se meteu.

Olha, olha!

Os colunistas substitutos matam a cobra e mostram o pau, quer dizer, o link. Se o leitor se interessar sobre a matéria acerca da prisão da irmã do vereador Neto do Angelim, bastante clicar aqui: https://www.gp1.com.br/pi/piaui/noticia/2020/12/22/irma-do-vereador-neto-do-angelim-e-advogada-sao-alvos-da-operacao-tertium-492749.html

Mais respostas

A muito atilada assessoria do vereador informou ainda que “no que se refere às obras de infraestrutura, como calçamento, Neto do Angelim vem destinando emendas parlamentares para a execução das mesmas em todas as regiões de Teresina, cumprindo seu papel de representante da população”.
Mas foi ele mesmo que, em entrevista à TV Meio Norte disse que recebeu do governo do Estado recursos para pavimentação de ruas em comunidades nas quais atua.

Hasta pública

Por fim, diz a assessoria, “o parlamentar do Progressistas reitera que segue aberto ao diálogo com siglas partidárias, porém não é candidato nas eleições 2022, e não participa diretamente do processo eleitoral.”

Propaganda antecipada

O procurador da República Marco Túlio Caminha está recomendando aos partidos políticos quanto à propaganda eleitoral antecipada e realização dos chamados showmícios. 

Limites da lei

No documento, o procurador regional Eleitoral, no Piauí, Marco Túlio Lustosa Caminha, destaca que os "encontros políticos", sejam antes do período oficial de campanha ou a partir do dia 16 de agosto deste ano, não podem ultrapassar os limites expressamente delineados no artigo 36-A da Lei das Eleições.

Abuso de poder

São proibidos showmícios e “eventos assemelhados”, ou seja, bandas, ou shows com cantores. 
Em tese isso é conduta vedada ou abuso de poder. 

Ping-pong

Conselho médico

Médico na cidade de Dom Pedro, o doutor Armando Leandro dos Santos é daqueles profissionais capazes de dar diagnósticos clínicos muito precisos. Por isso, é respeitado e amado em sua comunidade. Anos atrás, uma mãe leva o seu filho para consulta. O menino está muito gripado, o que aumenta a angústia da mãe sobre o que deve ou não o filho fazer.
Mãe: “Dr. Armando, meu menino tá muito gripado e eu queria saber se ele comer banana com catarro pode fazer mal?”
Dr. Armando: “Não. É somente um pouco nojento, mas não faz mal nenhum”.

Expressas 

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou um aumento de 14% no número de atendimento de urgência e emergência, em relação ao primeiro semestre do ano passado. O maior crescimento foi registrado nas áreas da Oftalmologia (36%) e da Otorrinolaringologia (41%).

Com o avanço das internações, em decorrência das complicações da Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ampliou a oferta de leitos de UTI na rede hospitalar estadual.

O Ministério Público do Piauí ingressou com Ação Civil Pública para que o Estado do Piauí suspenda o contrato nº 32/2022 com a Associação Reabilitar, que trata gestão da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.

*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ

Comente

Pequisar