Derrotas simbólicas

Derrotas simbólicas

Semana passada, em meio às discussões que se amiudaram e se acirraram em face da redução da alíquota do ICMS sobre a gasolina (o diesel já tem alíquota menor), Regina Sousa disse que o governo do estado (melhor dizendo, o PT) perdeu a narrativa sobre o tema. Anteontem, a governadora sancionou a lei estadual que permitiu sair de uma alíquota de 31% para 18% - conforme determinou legislação federal. Um decreto assinado na mesma data determinou a mudança do preço de referência para a cobrança do ICMS, mas somente quando e se for derruba liminar do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, proibindo a mudança na base de cálculo do ICMS. O que fez a oposição: disse que o governo tirou com uma mão o que deu com a outra. Próceres governistas tiveram que correr a canais de TV para desfazer essa leitura, mas no mundo atual, como a primeira impressão segue como possibilidade de ser verdadeira, mais uma vez o governo comeu poeira na guerra das narrativas, que incluiu uma incursão do deputado Fabio Novo, bastante hábil com as palavras, para dizer que a redução na alíquota do ICMS pode resultar atraso no pagamento dos servidores estaduais – isso porque as alíquotas a menor, fixadas por 18%, recaíram também sobre energia e telecomunicações. O que Fábio Novo esqueceu de dizer é que no Piauí o impacto da redução do ICMS sobre energia será zero para grande número de consumidores residenciais, porque quem tem consome até 50 KWh (quilowatts/hora) já é isento desse imposto.

A eleição para governador no Piauí pode não passar do primeiro turno. Mas Dotô Pessoa manda avisar aos candidatos que só se decidirá no segundo turno. Não ria, leitor. 

A farsa

A maioria dos deputados estaduais votou anos atrás pelos 31 por cento na alíquota do ICMS, transformando o Piauí no Estado com maior imposto. 
Agora, depois de forçados a votar pela redução para os 17% (que na verdade ficou em 18%) eles festejam como uma grande vitória de cada um.

Velocista aloprado

João Madison, que já chegou a ser o chefe da oposição dentro de um governo, foi filmado fazendo uma corrida de tanto exaltar seu esforço pela redução do teto do ICMS conforme decisão federal. 
Ele não sabe que o eleitor sabe de seu cinismo  em cantar vitória que não é sua. 

Lá vem!!!!

Você leu ontem que os ladrões estão furtando motos até dos distritos? Motos que a polícia apreende.
Pois as quadrilhas estão de olho nas famosas BMW que o governo comprou ao preço de um automóvel, por 80 mil, cada. 
Essas lindinhas devem ser usadas para caçar bandidos. 
Ou para serem caçadas pelos bandidos. 

Moto recuperada

Leitora muito atenta, que  parece ser da Polícia Civil do Piauí, informa que a moto furtada de dentro do 7°DP foi localizada numa "boca de fumo” e já tinha sido negociada a um traficante da área do Distrito Polícial.
Como diria o colunista titular da coluna, preso e “algemado” com tornozeleira: fica vermelha, cara sem-vergonha!

Conchavos políticos

A mesmo leitora não perde a viagem e diz:
“Enquanto isso, os responsáveis pela segurança da sociedade piauiense como um todo estão preocupados mesmos é com conchavos e reuniões políticas!”. 
Pois é, delegados até se confundem com os seguranças dos candidatos.

Tratativas

Dotô Pessoa conseguiu com as suas “tratativas” convencer o suplente de vereador Joaquim Caldas (ex-Joaquim do Arroz) a lançar um nome na chapa proporcional do Republicanos para viabilizar a eleição de um deputado federal e quem sabe mais de um deputado estadual. 

Mandato

Com isso, o suplente deve seguir vereador e Dotô Pessoa deixa na Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas da Zona Sudeste o vereador Zé Nito, bastante ligado ao presidente da Assembleia, Themistocles Filho, hoje desafeto do prefeito de Teresina.

Definição

Renato Berger tem dito a quem lhe der ouvidos que o grupo do prefeito deveria logo decidir conjuntamente o apoio a um dos dois candidatos que polarizam a disputa de governador.
No entendimento do veterano político teresinense, a eleição não deve ir a segundo turno.

Fincou pé

O prefeito Dotô Pessoa pensa diferente e diz que só conversa sobre apoio dele a governador no segundo turno.
Os colunistas substitutos dizem o seguinte: no segundo turno a desimportância eleitoral do prefeito será muito maior do que agora.

Engodo 1

Eita que o tradicional Clube do Gari da prefeitura de Teresina tem é sido usado por candidatos. 
Dia desses foram Fabio Abreu e Carlos Augusto que levaram Rafael para impressiona-lo com uma “multidão” de eleitores. 
Mas o evento tinha mais cadeiras vazias. 

Engodo 2

Agora será a vez de Firmino Paulo. Ele está anunciando a ida do Time do Povo para o Clube do Gari dia 19, incluindo até Lula. 
A coisa já mostra que não é seria. Porque Lula só aparece no telão. 

Gado manso

Você já notou? No Cercadinho, quando Bolsonaro é interrompido, ainda que seja para ser elogiado, ele dá um “cala a boca” no que o interrompeu. 
E o bicho fica pianinho, pianinho. 

Moda

Uma jovem morreu em Mato Grosso por causa de uma infecção de um piercing na boca. 
Tinha três filhos. 

Abelhas

Dotô Pessoa sancionou ontem uma lei municipal que altera o código sanitário da cidade para incluir as abelhas “Apis melifera” (abelha africanizada também chamada de italiana aqui) entre os animais com vedação para que sejam criados e mantidos na área urbana do município. 

Criação urbana

A norma anterior proibia a criação de abelhas. Ao especificar a Apis melifera, que tem ferrão e é a abelha usada na apicultura comercial, a lei, de autoria do vereador Luiz Lobão (MDB) abre caminho para a prática da meliponicultora em Teresina.

Mel o que?

A meliponicultora é a criação técnica de abelhas nativas sem ferrão, classificadas como recursos da meliponicultora, de utilidade pública, de interesse para o meio ambiente, agricultura familiar e empresarial.

Importante

A criação de abelhas sem ferrão em espaços urbanos vem ganhando importância em todo o país, considerando que esses insetos podem ser criados para a produção de mel de boa qualidade, mas essencialmente são polinizadores das plantas nativas e cultivadas, que mesmo em zonas urbanas precisam dessas abelhas.

Lobo-guará

A nota de R$ 200, que não era vista por quase ninguém, tem agora sido mais avistada e tocada. Tem gente jurando que é por causa das eleições.
Mas a coluna adverte: tem gente que nem mesmo com uma matilha de lobos-guarás será capaz de evitar virar ração de porca.

Hasta pública 1

Quando candidato do partido governista está comendo poeira, a banca dos aliados aumenta. 
Foi o que se deu com Gessivaldo Isaías, que sempre foi chapa-branca, mas fez caras e bocas, ameaçou trocar de lado anteontem e ontem já se dava por seguir ao lado do homem da camisa branca, como dizem alguns assessores de comunicação que fingem ser jornalistas.

Hasta pública 2

Outro chapa-branca que ganhou mais “espaço” na chapa do camisa branca foi Evaldo Gomes. O deputado estadual dono do Solidariedade no Piauí mandou aliados fazerem beicinho querendo um lugar de suplente de Wellington Dias, pré-candidato do PT a senador. O morubixaba petista não deu a mínima. 
O cacique do Solidariedade segue esperando.

Adesão

Enquanto isso, Silvio Mendes recebeu a adesão da vice-prefeita de Capitão Gervásio Oliveira, Leda Oliveira, do marido dela, o ex-prefeito Agapito Coelho e de um líder político local Antônio José. 
Eles são filiados ao PSD de Júlio César Lima.

Chafurdo

São João do Piauí é terra de Rejane Dias, esposa do ex-governador Wellington Dias (PT). Ela tentará ser deputada federal pela terceira vez e quer ter muitos votos em sua terra natal.
Mas o prefeito da cidade, Ednei Amorim, tio do ex-prefeito Gil Carlos, do PT, vai votar para deputado federal no filho do senador Marcelo Castro (MDB, o ex-diretor-geral do DER), Castro Neto, do PSD.

Desratização

A Câmara Municipal de Teresina vai pagar R$ 49.203,00 à empresa Ecolife Saúde Ambiental por serviços de desinsetização, desratização e descupinização para controle de vetores e pragas.
Ratos, conhecidos sempre como os vilões de toda história, não são os mais perigosos na casa. 

Ping-pong
Pior doença do mundo

Anos atrás numa conversa em seu restaurante, João Veras ouvia conversas de amigos sobre doenças. Um reclamava de artrite reumatoide, outro mencionava o câncer como o pior dos males, enquanto um terceiro falava que ruim mesmo era uma doença cardíaca. Diante daquele papo de hipocondríacos, João Veras interrompeu com ar douto e foi direto ao ponto. 
João Veras: "Rapaz, eu não boto fé no perigo dessas doenças do coração, de artrite, de câncer, de tuberculose, de lepra. Doença ruim mesmo é a que eu tenho". 
O amigo: "E que doença tão grave é essa, João?" 
João Veras: "Liseira, meu amigo, liseira."
 
*Originalmente publicado em 14 de fevereiro de 2003.

Expressas

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Municipal) registrou somente no primeiro semestre de 2022, o total de 1.470 reclamações, 68 denúncias e 54 consultas dos consumidores teresinenses. Os Serviços essenciais de água, energia e telefonia lideram o ranking de queixas, sendo 46% dos casos.

Mais da metade (55,7%) dos estudantes teresinenses de 13 a 15 anos de idade relataram já terem tomado bebida alcoólica alguma vez na vida. O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obtido por meio da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019. O levantamento também mostra que a proporção cresceu 19% entre 2012 e 2019.

As obras de revitalização do Centro de Teresina facilitará na acessibilidade de motoristas e pedestres, além de atender a solicitação do comércio local com mais de 100 vagas de estacionamento. A marcação dessas vagas iniciou nesta terça-feira (12) na Rua Coelho Rodrigues, pela equipe da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Centro (SAAD Centro).

*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ

Comente

Pequisar