O nebuloso caso da nomeação pro TRT-PI

O nebuloso caso da nomeação pro TRT-PI

A sociedade piauiense tem acompanhado com perplexidade todo movimento em torno da escolha da lista tríplice para vaga de desembargador do TRT-PI e, agora, estupefata com a nomeação do novo desembargador, por decreto do presidente da República, na última semana. Bom, a lista estava suspensa por liminar em Mandado de Segurança concedido pela desembargadora Liana Ferraz. E a partir daí surgem as estranhas coincidências. Quem entrou com o mandado de segurança, uma das concorrentes à lista tríplice, a advogada Tacia Nunes, de repente desistiu e, imediatamente a relatora revogou a liminar. Até que na última quarta a nomeação do Advogado Tessio Torres para a vaga foi publicada no Diário Oficial da União e, se houve descumprimento da ordem judicial não se sabe, o que foi fato é que Eduardo José Barros Costa, cunhado do nomeado, foi preso em operação da Polícia Federal, suspeito de praticar falcatruas no âmbito da Codevasf. O outro fato é de que Tessio atua na defesa do empresário/cunhado, conhecido como “Eduardo Imperador", nas questões em que é investigado por supostas fraudes em contratos da empreiteira Construservice com a Codevasf, no Maranhão. Fontes dos colunistas substitutos deram vazão a informações de que a nomeação de Tessio fora apressada no âmbito da Casa Civil após o ocorrido de terça-feira na operação policial no Maranhão; as mesmas fontes informam até que tal escolha não teve a participação do ministro Nunes Marques (?) que até então vinha sendo apontado como  o responsável por apontar o melhor nome ao presidente da República. Outro fato é que “Imperador”(apelido do cunhado do escolhido para o TRT-PI) era um dos principais responsáveis por executar obras alvo de emendas parlamentares, principalmente oriundas do orçamento secreto, das alardeadas emendas de relator, e para o Governo (leia-se centrão) correr o risco de que houvesse uma delação imperial capaz de atingir em cheio boa parte do centrão. Se a razão da nomeação, inesperada tanto pela informação da decisão judicial suspendendo o envio da Lista a Presidência da República, quanto pelo fato de Tessio ser de longe o que tinha o curriculum menos robusto. O que se comenta é que tal situação colocou uma nódoa no preenchimento desta vaga do TRT-PI, depois de tantas idas e vindas com esta lista e todas as polêmicas que a mesma provocou. Isso é inconteste. O tempo há de contar a verdadeira história desta nomeação, isso caso a ação que corre na Justiça Federal, outra que corre no STF e um procedimento administrativo no âmbito do CTST não vingarem. Aguardemos, pois, cenas dos próximos capítulos, desta história que não é uma novela global, mas que pode ser chamada de alguma maneira de Império.

Vanessa Tapety, candidata a uma cadeira na Assembleia Legislativa e a forma diferenciada como atende a todos 

Sem limites

Quando a imaginação não tem limites. E sendo dos adversários aí é demais! 
Nas redes sociais Wellington, a esposa Rejane, Rafael, Themistocles e um monte de petistas, aparecem no interior de um ônibus fazendo festa, como que indo para a convenção. 
A filmagem do lado de fora mostra o camburão da Polícia Penal indo para a Casa de Custódia! 
Coisa do O Piauiense, claro. 

Vanessa Tapety

Ela foi vice na chapa de Dotô Pessoa ao Governo do Estado em 2018, e fez sucesso onde passou naquela caravana. Inteligente, bela, muito simpática e super carinhosa com as pessoas, há quem diga que Vanessa foi decisiva para angariar e manter muitos dos votos do carrancudo e grosseiro candidato. 

Carreira solo

Agora Vanessa faz carreira solo, com apoio de duas fortes lideranças no norte e centro do Estado. 
Vanessa é candidata a deputada estadual, e seu nome uniu a família Tapety. 

Herança

Integrante de uma família que faz política por gerações, Vanessa Tapety nesta campanha representa sua família, que sempre teve um deputado com assento na Assembleia Legislativa, desde 1966, quando o avô de Vanessa, Juarez Tapety, iniciou essa sequência de 10 mandatos, entre a primeira e segunda geração. 

Base sólida

Vanessa tem seu principal apoio na base política de seu pai, Tapety Neto, que foi prefeito de Oeiras por dois mandatos, e Vanessa também conta com muitas das lideranças que acompanhavam o tio Mauro Tapety, em eleições passadas.

Segmentos

Além dessa base original na velha capital, Oeiras e com muitos segmentos de apoio em Teresina, Vanessa conta com o apoio do fortíssimo prefeito Roger Linhares, de José de Freitas, cujo irmão, San Martin Linhares, é o marido de Vanessa.

Sobram 29

Os entendidos em eleição dizem que Vanessa começa a campanha onde muitos querem chegar, ao final, pela solidez de suas bases. 
E tem quem diga que a forma diferenciada como Vanessa atende a todos justifica e amplifica o número de seguidores e  simpatizantes por todo o Piauí. 
Podem anotar: Sobraram 29 vagas no legislativo piauiense.

Campanha contra

Dá para notar que a grande maioria dos candidatos às eleições proporcionais (câmara e assembleia legislativa) faz campanha que, ao invés de lhes dar votos, tira. 
Eles deixam de contratar profissionais do ramo para bancar os marketeiros que não ajudam em nada.

Campanha contra 2

João Madison, Fábio Novo, Franze Silva, se fossem dirigidos por marqueteiros (ou até por bons Influencer digitais) teriam melhor desempenho. 
Eles falam muito (exageradamente, muito) sobre quem são e sobre o que realizaram como se executivos fossem. 
E o diabo de suas “obras” só rola calçamento e shows, que tem chamado a atenção dos eleitores como se tais feitos fossem para surrupiar dinheiro público.

Nem todos são iguais

Recente decisão da justiça federal mostra que o juiz, de fato, não é maior que os outros e, apesar das atrocidades  que pratica em suas sentenças, não está acima da lei. 
Vários desembargadores do Tribunal de Justiça  do Tocantins, inclusive sua ex-presidente, Willamara Leila de Almeida, foram condenados à prisão, por associação criminosa. Enfim, por corrupção. 

Imperativos

Se vê juiz/desembargador praticando verdadeira ofensa aos jurisdicionados, à própria lei que deveriam respeitar , mas, aboletados em cargos, acham-se imperativos, acima de todos. 
Salve o Brasil, há seres na justiça mais superiores que outros e os punem. 

Mais igual que os outros

Numa sátira ao regime soviético  na era Stálin, o escritor George Orwell escreveu a “Revolução dos Bichos”, onde todos os bichos eram iguais, mas tinha bicho mais igual que o outro. 

Corromper os outros

É o que se vê na justiça brasileira. Em tribunais, como aqui, todos são iguais, mas há quem se ache mais igual que os outros. E aproveita essa “superioridade” para solapar a lei, a ética, enfim, se corromper e corromper os demais. 
O caso das condenações dos desembargadores do Tocantins de hoje repete os episódios da Bahia, de quatro anos atrás, onde quase todo o tribunal foi parar na cadeia. 
Figuras vetustas, respeitáveis, transformaram o tribunal num grande balcão de negócios. 

Operação federal

Daquela operação na Bahia se inclui até magistrados do Piauí que, como os de lá, foram e continuam sendo investigados por envolvimento com venda de sentença em grilagem de terras. 
Não pensem os daqui que as investigações se encerraram com as prisões na Bahia. 

Poder celestial

Enfim, como no enredo de “Revolução dos Bichos”, os de toga que se acham mais iguais que os outros, devem prevenir-se porque nem sempre se tem poder quase celestial num tribunal que não possa ser derrubado por quem está mais acima. 

Pouca vergonha!

Ônibus escolar não deve ser prioridade para a maioria das prefeituras do interior do Piauí. Muitos são mal conservados, sujos, sem manutenção. 
Vídeo nas redes sociais mostra um da prefeitura de Francisco Aires caindo aos pedaços. 
Essa deve ser uma boa compra para os gestores. 
Não deve render como rende o calçamento. 

Ele quer voltar!!!!

O ex-governador carioca Wilson Witzel está anunciando seu retorno à política. Ele foi cassado há dois anos por corrupção no governo. 
Num país sério deveria estar na cadeia. 

Wilson Witzel mandou avisar que vai voltar!!! (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

E os outros?

Mas no Brasil onde Lula, Garotinho e tantos outros já voltaram, só falta agora o Cabral ganhar liberdade para também disputar as próximas eleições.   

Cunha volta

Ontem mesmo Eduardo Cunha ganhou um presentaço da justiça: ele pode ser candidato nas próximas eleições. 
Cunha amargou xilindró por conta de supostas malfeitorias com dinheiro público.  

Cunha pode ser candidato nestas eleições (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ping-pong 

Medida de peso 

Paciente procura a nutricionista esportiva Nayana Vilhena sobre fórmula de emagrecimento.
O paciente; “Dra, o meu colega de academia toma uma fórmula que fez ele perder 15% de gordura em 15 dias! “
Nayana: “Mas ele tem algum parente alienígena?”
O paciente: Por que ?”
Nayana: “Porque nos seres humanos, em condições normais, não é possível uma perda dessa de gordura nesse intervalo de tempo.”

Colaboração: enviada por leitor da nutricionista no Twitter

Expressas 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas mostrou que o piauí tem  a menor taxa de crescimento entre os estados do país. Entre 2012 e 2021, a população do Piauí aumentou apenas 2,4%. 

O diretor executivo da Águas de Teresina, Fernando Vieira, informou que a manutenção programada da Estação de Tratamento de Água Sul vai iniciar por volta de meio-dia hoje (24). O fornecimento de água será interrompido no Centro e nos bairros da zona Leste, Sul, Sudeste e parte da zona Norte. A previsão é que o abastecimento normalize na segunda-feira, 25 de julho, a partir das 6h, com retorno gradual.

Imóveis que a União não conseguiu vender em licitações serão ofertados ao público de uma nova maneira. A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia (SPU) passou a oferecer a venda direta pelo site VendasGov. Em alguns casos, haverá desconto de 25% em relação ao valor inicial. (Agência Brasil)

*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ

Comente

Pequisar