O fim da terceira via
O fim da terceira via
Quem acompanha a política e a movimentação das dezenas de partidos se acostuma com suas idas e vindas e ainda as divisões internas e suas utilidades. Ou inutilidades, também. O MDB, vigoroso no seu nascedouro, prestou seu serviço ao país contrapondo a ditadura sob a força de Dr. Ulysses e outros respeitáveis, Brasil afora. A partir do momento que se avizinhou da possibilidade de assumir de fato o poder, a divisão interna veio a reboque. De maior força de oposição passou a ser muleta da “governabilidade” e por conseguinte, da conveniência das diversas fatias em que se transformou o partido. A senadora Simone Tebet acaba de descobrir o tamanho do imbróglio em que se meteu, sendo candidata à presidência da República em 2022, de nenhuma ala do MDB. A convenção do partido para homologação de sua candidatura à presidência vai se transformar numa disputa de “ala Bolsonarista, versus ala Lulista”, recheada de Renan e outros infalíveis na arte de ser eternos governistas e a candidata Tebet, que sem votos e sem futuro na eleição, passa a ser descartável e inconveniente para os caciques medebistas. A candidata e seu aliado mudo PSDB, representam o retrato do trágico final do que chamaram de terceira via, judicializada e vazia no papel do MDB de sempre, fazendo isso como nunca. Só para se ter uma ideia do abandono de Simone pelos emedebistas, temos um clássico exemplo no Piauí. O MDB nem candidato a deputado federal tem, porque seu presidente regional, Marcelo Castro, colocou o filhote José Neto, no PSD. Tebet, portanto, se for depender do MDB piauiense, não terá nem o vigia da sede do partido para recebê-la em Teresina.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Ex-governador Zé Filho, casado pela quarta vez, celebra o amor, fazendo o “tradicional” brinde com a última noiva.
Celebrar o amor
O colunista social mostra o ex-governador Ze Filho casando-se com a bela Maryanne.
Pois bem: o colunista social não disse, mas a legenda desta foto é um convite para o mundo da piada pronta: Zé Filho faz com a noiva o "tradicional" brinde de amor.
Tão tradicional que o noivo está no quarto brinde.
Com noivas diferentes, claro.
As outras noivas
Já passaram nessa passarela do “tradicional” brinde, Simone, Juliana, Graciele e, agora, Maryanne.
Sem contar as “por fora”, ocasionais, of course.
Cheio da manguaça
A turma do contra Wellington Dias é má que nem a companheira do pica-pau.
Está rodando um meme de sua excelência ex-governador cheio da manguaça.
Além da “cara de cachaça” que entrega logo, aparece Wellington recebendo uma bola que, segundo o nadador Zé Roberto, foi arremessada por Gabigol lá do Maracanã.
A cara do índio entrega logo.
Wellington Dias, candidato ao Senado, cheio de manguaça (Foto: reprodução)
Vai vendo, vai!
Há quem diga e com convicção, que o recente acordo entre Rússia e Ucrânia para liberar os portos para embarque de trigo ,milho e fertilizantes, mediado pela Turquia, só saiu depois dos diálogos de Bolsonaro com Putin e o mandatário da Ucrânia.
Bolsonaro, “humilde” e oportuno como sempre, nega ter interferido.
Coisa do Brasil!
Os lados que valem mais: ministro do STF Alexandre de Morais determina que bolsonaristas apaguem fake News que liga o PT ao PCC.
Já um juiz decide que chamar apoiador de Bolsonaro de nazista não gera dano moral.
Wellington, ministro!
Alguns dias atrás os colunistas substitutos destacaram aqui que o Estadão havia publicado que Lula, eleito, nomeará Wellington Dias ministro da Economia. Ontem, foi o comentário da coluna.
Mas veja só: um assessor de Lula disse a uma fonte da coluna, em Brasília, que o barbudo faz isso com todo mundo.
“Pra dar moral”, diz o assessor.
Para dar prestígio
Lula anuncia nas cidades onde vai e não sai às ruas que vai nomear ministro o candidato a senador daquele estado só pra dar prestígio a ele junto aos eleitores.
Lula jamais nomearia Wellington ministro da economia, segundo esse assessor, porque de economia o ex-governador não entende nada, absolutamente nada.
O economês
Esse “economês” de Wellington Dias levou o Piauí pro buraco.
Seja quem for o próximo governador do estado vai ter dificuldades de administrar tamanho o rombo nas Finanças provocado pelo futuro “ministro”.
Benefício próprio
Wellington inaugurou no Piauí a fase do “aplica dinheiro público em benefício próprio”.
Basta ver a onda calçamentista; as compras sem licitação; os roubos descarados que estão sendo apurados pela polícia.
Isso parece que torna o ex-governador num exímio entendido em Finanças públicas.
Assédio judicial 1
Quem vê o vídeo da audiência (virtual) do juizado especial numa queixa crime do deputado federal Fábio Abreu contra o jornalista Petrus Evelyn não tem dúvidas: o assédio judicial contra jornalistas no Piauí é de matar de vergonha.
Quem a tem, of course.
Fábio Abreu insiste em processo contra o jornalista Petrus Evelyn (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)
Crimes prescritos
Se ouve que na opinião da promotora Ana Serejo, os ditos crimes de difamação e de ameaça já prescreveram. O processo é de 2018, que Abreu insiste em manter contra o jornalista, uma vez que lá atrás já estava como que encerrado.
Ah e tem mais: o advogado de Petrus, Marcelo Henrique, levantou a suspeição do juiz.
Assédio judicial 2
Primeiro foi o delegado Luccy Keiko que reapresentou queixa crime contra Petrus Evelyn, cuja audiência ocorreu semanas atrás.
Claro que é pura tentativa de intimidação para o jornalista não falar dele e nem de seus eventuais equívocos na função de delegado geral.
Assédio judicial 3
Fábio Abreu é o moço que transformou a polícia civil em sucata, Ou melhor, numa das piores policias do país.
Tanto que a população tem que apelar é à bondade do bandido, que se tornou maior que o Estado.
Fábio quer porque quer a condenação de Petrus Evelyn. Claro e achar um juiz - como o que está sob suspeição - para que o jornalista seja proibido de falar dele.
Assédio judicial 4
Essa gente não se manca. O assédio judicial no Piauí é gritante contra jornalistas. Arimateia Azevedo foi envolvido em quatro processos, três por extorsão (que as tais “vítimas” nunca provam) e um por suposta falsificação de certidão da receita federal.
O juiz que o condenou no caso da certidão mandou para as calendas o devido processo legal.
Evelyn, o próximo
Agora querem calar Petrus Evelyn. E parece que conseguirão porque os parceiros deles são promotores que assinam até ação privada.
Mas justiça se lhe faça: a promotora Ana Serejo foi veemente nesse caso, mostrou que a ação de Abreu contra Petrus não tem razão de ser.
Resta saber se o juiz Robson Carvalho da Silva vai se dar por suspeito.
Tudo pelo voto
Para se ter uma ideia da farra com dinheiro público atrás de voto, um vídeo exibe o deputado Franzé Silva mostrando seus grandes préstimos em ter conseguido dinheiro para calçar a “rua Projetada”, na Ponta da Serra no município de São Brás.
O figurante nesse cenário é um sujeito que ele diz ser vereador. Para “atestar” a construção da obra.
Benza Deus!!!!
Ontem, foi a convenção do PP, homologando as candidaturas de Silvio Mendes e sua vice para o governo e de Joel Rodrigues, ao Senado.
Tudo muito bem até aparecer um assessor de campanha que avisava, antes do evento, que Firmino, falecido ano passado, iria aparecer.
Assessor Zé ruela
Tipo de assessor assim ao invés de ajudar, só atrapalha.
Quem diabo é que vai para um lugar sabendo que por lá vai se encontrar com um morto?
Só a lembrança
Mas muita calma nessa hora. O tal do assessor da campanha, sem muitos recursos de inteligência, queria apenas dizer que Firmino e sua obra seriam lembrados na convenção.
Obrigado, doutor!
Os leitores devem se lembrar da criança internada no Hospital Justino Luz, em Picos, sem diagnóstico de doença e que a família pedia pela transferência dela para Teresina. Pois bem, os colunistas substitutos foram informados que a criança passou a ser bem atendida no hospital, e dias depois recebeu alta médica, ao apresentar melhora.
Ping-pong
Se o João não vai...
O empresário Chico Vaz convida o humorista João Cláudio para jantar em seu apto em Teresina. o humorista diz que não pode, pois encontra-se no Maranhão. Chico apela, dizendo que João Claudino iria também. João Cláudio, irresoluto, diz que não vai. Chico Vaz vai falar com Seu João.
Chico: “seu João, vim convidar o senhor para jantar hoje lá em casa...”
João Claudino: “Se o João Cláudio não vai, eu não vou”.
Expressas
Um novo semáforo foi implantado pela Superintendência Municipal de Transpostes e Trânsito (STRANS) e começou a funcionar, ontem, no cruzamento da Avenida Zequinha Freire com a Rua Seu Cornélio, no bairro Planalto Uruguai, zona leste de Teresina.
A Prefeitura de Teresina abriu nesta semana 99 vagas para cursos presenciais no Teatro João Paulo II. Nesta etapa estão sendo oferecidas vagas para os cursos de teatro, violão, balé, dança urbana, dança contemporânea e capoeira, sendo todas as turmas no período da tarde e com início imediato.
A Sesapi contabilizou mais de dois mil casos de covid-19 e um óbito pela doença nesse sábado.
*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ