Dívida e mais dívida
Dívida e mais dívida
O governo do Piauí foi ao Supremo Tribunal Federal e obteve decisão liminar (provisória) do ministro Alexandre de Moraes, para que não seja rebaixada a nota de avaliação do Tesouro Nacional, atualmente em B. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) seguindo critérios técnicos, pode colocar o Piauí na avaliação C, o que reduz o acesso do Piauí a crédito. A alteração anunciada pela STN decorre de outra decisão do mesmo STF, obtida por Alagoas, Piauí e Maranhão, para suspender o pagamento dos serviços de suas dívidas, como forma de compensação pelas perdas com a redução das alíquotas do ICMS. O Tesouro Nacional alertou aos estados que eles poderiam perder o “selo” de bom pagador junto ao governo federal. Esse “selo” é importante porque garante que os Estados obtenham empréstimos com garantias da União — que têm juros mais baixos, inclusive com organismos internacionais de financiamento. A insistência do governo estadual em obter uma avaliação positiva ante o descumprimento de regras pactuadas é realmente algo de se estranhar, sobretudo considerando o fato de que a ânsia de ampliar o endividamento não pode se justificar na situação em que se está a menos de um mês e meio da eleição e a pouco mais de quatro meses do fim de um governo pródigo que ampliou a dívida estadual como nunca na história do Piauí.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Silvio Mendes (União) perdeu a oportunidade de ouvir e contar com a colaboração de profissionais atualizados para elaboração do seu plano de governo (Foto:Redes Sociais)
Sem apoios
O Ipec, instituto fundado por executivos do finado Ibope, registrou pesquisas para governador, senador e presidente no Piauí.
Finalmente uma pesquisa feita “sem apoios” e sem a sombra de influências de candidatos.
O resultado deve ser divulgado na segunda-feira, 22 de agosto.
Aliás
Os colunistas substitutos querem informar que 22 de agosto é o Dia do Folclore, quando poderemos celebrar lendas como o Porto de Luís Correia, o Piauí Conectado, a boa qualidade das estradas estaduais do Piauí e a melhoria da educação pública estadual, que desde 2017 vem levando bomba no Ideb.
Conselho
Se os colunistas substitutos fossem lidos pelo presidente Bolsonaro relembrariam a sua excelência que o último presidente que topou uma briga de rua, o general Figueiredo, em Florianópolis, deixou o Palácio do Planalto pela porta do fundo e pedindo que o povo o esquecesse. E o povo esqueceu.
Mercadoria
Levantamento do site Congresso em Foco mostra que o senador Marcelo Castro (MDB) votou alinhado com o governo do presidente Jair Bolsonaro em 88% das votações de que participou no Senado Federal.
Um empate técnico com os 90% da senadora Eliane Nogueira (PP), mãe do ministro Ciro Nogueira.
A fatura
Não à toa, levantamento do Congresso em Foco já havia apontado Marcelo Castro como um dos VIPs do Orçamento Secreto. O senador foi um dos 17 parlamentares a conseguir a liberação de mais de R$ 100 milhões do Governo Bolsonaro.
Foram exatos R$ 113 milhões, somados os valores dos anos de 2020 e 2021.
E vejam…
Acreditando que Lula ganhe a eleição, o senador especialista em estradas, não vai pagar os favores que recebeu de Bolsonaro.
Ora, ele não votará nem na candidata do partido, Simone Tebet.
Velha guarda
Na elaboração de seu plano de governo, devidamente registrado na Justiça Eleitoral, o candidato Silvio Mendes (União) perdeu a oportunidade de ouvir e contar com a colaboração de profissionais atualizados, vanguardistas, com atuação mais efetiva em suas respectivas áreas. Em vez disso, o rol de colaboradores traz figuras conhecidas na Administração Pública do Estado.
Do outro lado
Entre os colaboradores do Plano de Governo do candidato do União Brasil estão o Major Diego Melo (PL), adversário de Silvio Mendes ao cargo de governador neste pleito, como também da deputada estadual Teresa Brito, candidata à reeleição na federação formada pelos partidos PT, PV e PC do B.
Poder da dançarina
Que a primeira-dama de Teresina Samara Conceição tem poder quase absoluto na gestão do marido, ninguém mais duvida. Ele, Dotô Pessoa pode é não saber.
Como pouco sabe das coisas que ocorrem na administração.
Os aliados
Só para se ter ideia do poder da dançarina, ela tem o controle total das UBS – até na zona rural, chegou a fazer um cadastro de pelo menos 1000 aliados, todos servidores. com os quais conversa, pede ajuda, discute problemas pelo WhatsApp.
Se avexa que…
Contaram para os colunistas substitutos que Conceição criou o programa “Se avexa que hoje tem festa”, que alguns dizem tratar-se de uma corrente de ajuda aos ditos necessitados, na maioria crianças.
Quando um menino manda carta e pede uma bicicleta, ela passa mensagem para o grupo fazendo com que todos se cotizem para comprar o presente.
Rachadinhas
No TCE tem auditor que já tomou conhecimento do “Se avexa que hoje tem festa” e acha que esse cabo-racha nos grupos pode caracterizar rachadinhas.
Voto certo
Nessa eleição, Dotô Pessoa pode não ter se decidido em quem votar, mas Samara Conceição já. Será em Jeová Alencar.
Ela tem cobrado apoios e votos nos grupos dos seus protegidos.
Ping-pong
Relações públicas
Murilo Melo Filho, da revista Manchete, recebe de Adolfo Bloch, uma lancha. Está em Brasília e não sabe o que fazer com o mimo náutico do patrão.
Murilo: “Adolfo, o que faço com a lancha?”
Bloch: “Esta lancha é para você fazer relações públicas no lago de Brasília. Não faça economia em relações públicas. Nós, os judeus, perdemos o Cristo por falta de relações públicas. E fizemos um mau negócio, porque um homem como aquele não se perde”.
Expressas
A governadora Regina Sousa decretou situação de emergência em virtude da seca em 41 municípios do Piauí. Os municípios compreendem principalmente a região do semiárido.
A PRF realizou um parto na Unidade Operacional de Teresina. A equipe realizou o primeiro atendimento até a chagada do bebê, 20 minutos depois.
A candidata a deputada federal pelo partido Solidariedade, Viviane Moura, poderá receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) hoje. Ela apresentou melhora em seu estado de saúde e recuperou a sua força motora.
*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ