Segurança, a pauta principal
Segurança, a pauta principal
O candidato oficial ao governo do Piauí, Rafael Fonteles, do PT, não cansa de repetir que seu programa de governo tem a segurança como uma das prioridades. Quem bom que assim seja, porque o Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que, como chefe da Fazenda na gestão de Wellington Dias, seu padrinho político, Fonteles não teve a menor cerimônia em manter em queda por três anos sucessivos (2019, 2020 e 2021) o orçamento da segurança pública, fazendo com que o Piauí seja o estado com menos o gasto per capita com esse serviço. Talvez o doutor Rafael possa fazer algo mais simples que ampliar as despesas com a segurança pública: acabar com o feudalismo partidário estabelecido pelo seu padrinho político numa área em que arranjos político-partidários costumam ter um efeito deletério sobre a qualidade do serviço ao mesmo tempo em que incensa os índices de violência. Feudo político do deputado federal Fabio Abreu, a Secretaria de Segurança pública foi alvo de uma tomada especial de contas do TCE que registrou o abastecimento de carros fantasmas e outras mumunhas administrativas, enquanto a taxa de homicídios por 100 mil moradores no estado crescia e as facções criminosas alegremente se instalavam diante de uma polícia seriamente abalada pela falta recursos materiais e humanos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Rafael Fonteles ensaiou ser “o menino do Lula”, mas a pesquisa IPEC/TV Clube jogou uma ducha de água fria no petista:
O apoio não rendeu
Lula é bem votado, mas ainda precisa suar para transferir votos no Nordeste. No Piauí, onde Rafael Fonteles, ensaiou ser “o menino do Lula”, a pesquisa IPEC/TV Clube jogou uma ducha de água fria no petista.
Lula é citado por mais de dois terços dos eleitores, mas as intenções de votos do candidato dele ficam abaixo de um quarto (23%).
Paraíba
Na Paraíba, o governador João Azevedo (PSB), tem 29% das intenções, enquanto Vital do Rego (MDB), que tem apoio do ex-presidente aparece com 14%, tecnicamente empatado com Nilvan Ferreira (PL) e Pedro Cunha (PSDB).
Blá-blá-blá estatístico
As análises da campanha de Rafael Fonteles sobre ele “não ser conhecido” ainda por considerável parcela dos eleitores, o que justificaria ele estar apanhando na pesquisa IPEC/TV Clube precisa também servir para dizer que é oba-oba e não passa de oba-oba essa história mole de que “com apoios” o candidato chapa-branca chega perto de dois terços das intenções de voto.
Distante
Wellington Dias tem um recall gigantesco em qualquer eleição, mas isso ainda não garantia de voto. A pesquisa IPEC/TV Clube mostra que para o Senado, na sondagem espontânea, quase dois terços dos eleitores ainda não sabem em quem votar para senador.
Será preciso mais que simpatia para Wellington Dias transformar intenção em voto.
Saúde
O governo do estado abriu um crédito suplementar de R$ 23.539.500,00 para hospitais estaduais em Bom Jesus, Barras, São Raimundo Nonato, Parnaíba, Campo Maior, Corrente, Piripiri, Teresina, Esperantina, São João do Piauí, Valença e Canto do Buriti.
O que será?
Que os processos de entrega de ativos do estado do Piauí pelo governo Wellington Dias ao setor privado não eram lá essas coisas e eventualmente podem desfavorecer o estado, até os cabelos oxigenados da doutora Viviane Moura já sabem, mas é novidade que seja preciso investigar empresas participantes do convescote privatista.
Investigação
A Superintendência de Parcerias e Concessões, responsável por vender ativos do estado, abriu nesta semana um processo administrativo sancionatório, que visa à apuração de supostas infrações administrativas cometidas por licitantes ou contratados, contra a empresa Energia Sustentável do Piauí SPE Ltda.
Quem é?
A empresa é uma das vencedoras de licitação do governo estadual para fazer as lendárias miniusinas solares ligadas a pastas como a Sasc, a Seduc e a Sefaz.
A empresa Energia Sustentável do Piauí SPE Ltda assinou três contratos que somam R$ 61,169 mil.
Menos exposição
Os colunistas substitutos não sabem se é verdade ou um desses boatos vestidos de certeza, mas se murmura por aí que a Polícia Militar teria aconselhado seus integrantes e evitar exposições em rede social.
A recomendação teria o condão de evitar que facções criminosas tomem conhecimento da vida e rotina de policiais.
Patentes
Dois policiais que na eleição passada usavam suas patentes alteraram seus nomes na urna. Um, Diego Melo, deixou de ser major para ser coronel, embora a promoção seja a tenente-coronel, sendo candidato a governador. E Mota, o cabo, que agora virou sargento, e tenta ser deputado estadual.
A mudança de patente não é garantia de voto.
Ping-pong
O guarda-chuva da pobreza
Salomão Jorge, deputado estadual em São Paulo entre 1947 e 1951, reuniu a imprensa para um comunicado importante:
Salomão: “Quero comunicar a São Paulo que rompi com o governador Adernar de Barros”.
Jornalistas: “Por que, deputado?
Salomão: “O Ademar fez chover ouro no quintal do Maia Lelo (presidente do Banco do Estado); faz chover ouro no quintal do Paulo Lauro (prefeito de São Paulo); fez chover ouro no quintal do Arnaldo Cerdeira (presidente da Comissão de Preços de São Paulo)”.
Jornalistas: “E o que foi que o governador fez com o senhor?”
Salomão: “No meu quintal ele abriu o guarda-chuva.”
Livremente baseado no folclore político de Sebastião Nery.
Expressas
O COE do Piauí deliberou sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no estado. As propostas foram enviadas a governadora Regina Sousa para a elaboração do decreto.
Uma jovem, identificada como Verônica Félix Ribeiro, de 23 anos, foi brutalmente assassinada na Rua Zero, localizada bairro Monte Verde, zona Norte de Teresina.
A Equipe de Inteligência da Força Tarefa apreendeu 38 tabletes de maconnha no bairro Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina.
*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ