Um fracasso caro demais

Um fracasso caro demais

Ontem, a desembargadora federal Daniele Maranhão, do Tribunal Federal da 1ª Região, sediada em Brasília, acolheu pedido do governo do Piauí para a retomada do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos – uma invencionice eleitoral do governo Wellington Dias para torrar R$ 382 milhões de reais em ação de duvidosa eficiência para alfabetizar 300 mil pessoas em um espaço tempo inferior a um ano. A magistrada acatou o argumento da área jurídica do governo (e não do Estado) sobre a suspensão programa trazer prejuízos à alfabetização de mais de 150 mil pessoas, “além de provocar risco de evasão escolar” - obviamente que um insulto à inteligência das pessoas, já que o conceito de evasão escolar não se aplica a um programa eventual de alfabetização. A defesa do governo, floreando palavras, usou dados até do Detran para justificar o programa carregado de malfeitorias – no que se constituiu em outro insulto à inteligência das pessoas, posto que, como somente pessoas alfabetizadas podem ser habilitadas a dirigir, não se pode dispor das estatísticas da autarquia de trânsito do estado para aferir a existência de pessoas não alfabetizadas. Por fim, o governo se valeu de dados do Censo de 2010, do PNAD 2019, o que estabelece um hiato de pelo menos cinco anos em que o senhor governador do Piauí, Wellington Dias, conhecendo dados sobre o analfabetismo  no estado, não se mexeu para combater essa vergonha, somente se lembrando de fazê-lo nos estertores de seu quarto mandato e, ainda assim, num programa que contratou empresas de aliados seus e filiados ao seu partido, o PT para cuidar de uma ação que requer planejamento, metodologia e expertise pedagógica, coisas que pouco importam quando o objetivo não é livrar as pessoas da escuridão do analfabetismo, mas fazê-las eleitoras cordatas do governo que há 20 anos comanda o Piauí. Assim, o fato de a Justiça ter liberado o Proaja não muda o fato de que este é um programa ruim, que drena recursos públicos e ao fim não vai reduzir o analfabetismo no Piaui. Na próxima Pnad confiram esse fracasso feito a peso de ouro.

A candidata a vice-governadora na chapa do Patriota, Joselina Ferreira de Santana, a Professora Jô, tirou seu time de campo (Foto:redes Sociais)

Deferido

Rafael Fonteles, do PT, é até agora o único postulante a governador com a candidatura deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Nem mesmo o vice dele, Themistocles Filho, do MDB, foi deferido pelo TRE.

Renúncia

A eleição nem bem começou e já teve renúncia. A candidata a vice-governadora na chapa do Patriota, Joselina Ferreira de Santana, a Professora Jô, tirou seu time de campo.
Gustavo Henrique, o candidato do partido, vai precisar buscar uma solução.

Oficialmente no páreo

Dois candidatos a senador, Wellington Dias, do PT, e Gervásio Santos, do PSTU, foram homologados pelo TRE.
O irmão de Gervásio, Kleber Montezuma, do PP, está entre os 42 candidatos a deputado federal com nomes deferidos pela Justiça Eleitoral.

Osmar Araújo

Sílvio Mendes recebeu a visita ontem de Osmar Araújo, que foi vice-governador do Piauí entre 1995 e 1999, no primeiro mandato do governador Mão Santa.
Osmar declarou voto no candidato do União Brasil e previu que o ex-prefeito de Teresina vai vencer as eleições para governador.

Violência crescente

O Piauí registrou 373 assassinatos no primeiro semestre deste ano. Isso corresponde a dois homicídios a cada 24 horas.
Isso fez do Piauí, segundo o Monitor da Violência do Portal G1, um dos oito estados em que a violência cresceu na comparação com igual período do ano passado. O aumento do número de homicídios foi de 7,2%

Surto

Em abril houve um surto de violência, com registros de 84 homicídios – o que significa 2,8 pessoas mortas a cada 24 horas.
E pelo que se vê, com o apagão da segurança pública, aquele feudo do deputado Fabio Abreu, as coisas tendem a piorar.

Queixas

Silvio Mendes foi ontem à Ceasa e ganhou aplausos dos feirantes, lá chamados de permissionários. Ontem era o dia do feirante e o pessoal que trabalha na central de abastecimento se queixou dos elevados custos de locação do espaço desde que a administração de Wellington Dias vendeu a Ceasa.

Retomada

O candidato a governador do União Brasil disse que, eleito, retomará a Ceasa, o Centro de Convenções e a Rodoviária de Teresina ao patrimônio do Estado.
Faltou o Zoobotânico e deve cuidar o candidato, se eleito, de evitar a venda do Porto das Barcas, porque Wellington Dias aprovou uma lei para repassar o espaço em Parnaíba para o setor privado.

Cheque em branco

Regina Sousa pediu que o Tribunal Regional Eleitoral autorize uma campanha publicitária educativa sobre o que sua assessoria jurídica e sanitária chama de complementação das vacinas contra a covid-19 em razão de baixo índice de aplicação das doses de reforço na população piauiense.

Que coisa estranha

É no mínimo esquisito que faltando pouco mais de um mês para as eleições e, sabendo há pelo menos três meses desse atraso nas doses de reforço, tenha o governo do Piauí somente agora se dado conta da necessidade de fazer a tal campanha.
Isso aí tem cara de propaganda mesmo, daquelas que favorece o candidato chapa-branca e prejudica todos os demais

Caserna nas urnas

A chapa de Diego Melo, candidato a governador do PL, o partido do presidente Bolsonaro, é praticamente um puxadinho de um quartel.
Além de Melo, que é tenente-coronel, são militares o seu vice, coronel Marcos Pinho e os candidatos a deputado federal coronel Edwaldo Viana Lima, Major Costa Araújo, e os candidatos a deputado estadual Capitão Flaubert Rocha Vieira, Sargento Jarbas Alves Cavalcante.

Ping-pong 

Definição perfeita

Charles de Gaulle vinha de Brasília para o Rio com o presidente Castelo Branco. As pernas enormes, mal acomodadas na poltrona do avião, empinavam à altura dos ombros de Castelo. Os dois curtiam um francês castiço de Paris
Castelo: “Presidente, o senhor, que é de língua latina, como definiria um ditador latino-americano?
De Gaulle: “É um homem com extrema facilidade de chegar ao poder extrema dificuldade de sair.

Livremente baseado no folclore político de Sebastião Nery.

Expressas 

O SETUT disponibilizou um aplicativo gratuito para que os usuários do transporte público de Teresina possam acompanhar em tempo real o deslocamento do transporte na capital.

O Siu Mobile oferece ainda acesso a trajetos e paradas de ônibus próximas.

O ministro Alexandre de Moraes e a Corte eleitoral analisam uma eventual restrição ao porte de armas para a categoria de caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) no dia 2 de outubro.

*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ

Comente

Pequisar