A mentira recém-nascida
A mentira recém-nascida
O governo do PT no Piauí nunca teve apego à pesquisa – a não ser as eleitorais. O ex-governador Wellington Dias, nas reformas e contrarreformas administrativas que promoveu (umas cinco, pelo menos) criou e recriou órgãos e, na última canetada, mandou a Assembleia Legislativa eliminar da Constituição Estadual o dispositivo que mantinha funcionando a Fundação Centro de Estudos e Pesquisas do Piauí (Cepro), deixando quase morrer por inanição financeira a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapespi). A produção de dados é essencial para guiar o setor público e o setor privado em suas ações futuras, mas isso pouco importa para Wellington Dias, que quer mesmo é ganhar eleição, não importando o que seja necessário para tanto. Desde ontem, a fixação da aliança petista-oficial por pesquisas eleitorais ganhou um ingrediente: um instituto criado há 26 dias, no dia 4 de agosto deste ano, chamado IPPI – Pesquisas e Consultorias, registrou sondagem eleitoral no sistema do Tribunal Regional Eleitoral. Um dos sócios do instituto recém-nascido é o professor Jefferson Cruz dos Santos Leite, do Departamento de Matemática do Centro de Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Leite, segundo ele mesmo informa em seu currículo Lattes, é contratado em regime de dedicação exclusiva, ou seja, não pode exercer nenhuma atividade que não seja aquelas relacionadas a seu vínculo profissional com a UFPI. Isso posto, levantam-se outras suspeições sobre o recém-nascido instituto de pesquisa, uma das quais seria a de produzir dados que favoreçam exatamente as candidaturas governistas no Piauí. Nesta semana fica pronta uma pesquisa feita por um instituto com menos de um mês de criado, conduzida por um doutor em Matemática com contrato de dedicação exclusiva com a Universidade Federal do Piauí e que tem boas relações com a coordenação de campanha do PT, cujo candidato é também um matemático, o senhor Rafael Fonteles, formado pela UFPI, em 2005. Diante disso, vamos a uma frase favorita de um dos nossos colunistas substitutos, atribuída ao estadista inglês Benjamin Disraeli: “Existem as mentiras, as mentiras sujas e as estatísticas”.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O deputado estadual Gessivaldo Isaías, que sempre fez parte da base aliada, está apoiando o candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil), a candidata a vice-governadora Iracema Portella e o candidato a senador Joel Rodrigues (ambos Progressistas) (Foto:Divulgação)
A raposa e as uvas 1
Wellington Dias desdenhou das adesões às candidaturas a governador e a senador da oposição, dizendo ser “natural que o time do Bolsonaro, que estava espalhado em diversos lados, agora esteja aglutinando seus candidatos no Piauí. Silvio Mendes e Joel”
A raposa e as uvas
Na relação dos que agora estão contra o morubixaba petista, o deputado estadual Gessivaldo Isaías, que sempre fez parte da base aliada do esquema político que manda há 20 anos no Piauí.
Mas como deixou de apoiar o petismo, Wellington Dias mais que rapidamente descobriu nele o viés bolsonarista.
Vice de Araujinho
Certamente entre os que viraram bolsonaristas por não votarem mais na chapa puro sangue do PT para governador e senador está o ex-candidato a vice-prefeito de Picos na chapa do PT em 2020, Gutemberg Moura, do MDB.
Moura era o vice na chapa do empresário Araujinho, sogro do candidato petista ao Palácio de Karnak, Rafael Fonteles.
Foi só
Fábio Servo não levou para o palanque de Joel Rodrigues o ex-senador João Vicente Claudino. Após desistir da candidatura a senador pelo Podemos e anunciar o apoio ao candidato do PP, Servo viu JVC anunciar a disposição de votar no candidato do Patriota, Moacir Domingos Lotti, que se assina Dom Lotti.
Vem mais?
Os colunistas perguntaram a alguns integrantes das campanhas eleitorais se ainda haveria defecções e adesões de parte a parte. Na situação não se fala em adesões e entre os oposicionistas se informa que sim, que devem ser anunciadas chegadas ao palanque adversário.
Ele não vai não!
Os colunistas substitutos foram informados que se trata de fofoca essa história de que Wilson Martins, instalado no PT, vai passar para as hostes adversárias.
Mais fantasiosa ainda é a notícia que nem se publicou aqui de que Martins, antes a possibilidade de uma terceira derrota, estaria disposto a jogar a toalha.
A água dos bacanas
O condomínio de ricos Alphaville pediu à Secretaria de Meio Ambiente que conceda outorga para uso de água de quatro poços tubulares, com produção estimada em 207 milhões de litros de água por ano.
Haja jardim para regar, né?
Asfalto eleitoral
R$ 5.373.144,74 é quanto a Secretaria de Transportes, feudo administrativo do deputado estadual neopetista Hélio Isaías, vai pagar por serviços de pavimentação asfáltica em CBUQ em ruas e avenidas do município de São Raimundo Nonato, com extensão de 71.142,46 metros quadrados.
A cidade é governada pela esposa do deputado, Carmelita Castro.
Os votos
Em 2018, Isaías teve 5.129 votos na eleição para deputado estadual e como agora tem muito asfalto pago com dinheiro público pode performar melhor em 2020.
Mas há sempre a possibilidade de alguém no Ministério Público Eleitoral perceber que o Dr. Isaías pode estar abusando do poder político.
Silvio candidato
Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral deferiu a candidatura de Sílvio Mendes a governador do Piauí.
Gessy Lima, do PSC, que tem sido citada como uma possível adesão ao candidato do União Brasil, ainda aguarda julgamento.
Aliás
O presidente estadual do PP e candidato a deputado estadual Júlio Arcoverde, não admite publicamente, mas tem nos bastidores da aliança que seu partido comanda o nome da candidata do PSC é colocado como outra adesão de peso à candidatura de Sílvio Mendes.
Ping-pong
Lição paterna
Conhecido muquirana, a ponto de só beber rum por achar mais barato que o uísque, Abelardo Carvalho puxa conversa com Rufino Damásio, outro mão-fechada, e se mostra orgulhoso com o desempenho do filho Danilo como promotor de eventos.
Abelardo: "Aquele menino vai longe..."
Damásio: "Se ele, como promotor de shows, for ganhador de dinheiro como Marcus Peixoto e gastador como você, realmente o menino vai se dar bem na profissão".
Originalmente publicado em 29 de dezembro de 2008.
Expressas
A candidata ao Governo do Piauí, Gessy Fonseca (PSC), desmentiu que ela havia desistido da sua candidatura para apoiar Sílvio Mendes.
A Sesapi infomrou que os casos de dengue tiveram aumento de 677,0% em relação ao mesmo período de 2021.
Cinco crianças da mesma família desapareceram nas águas do rio Parnaíba, em Nazária, enquanto brincavam. Até o momento três corpos foram localizados.
*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ