PT, o PFL do século XXI

PT, o PFL do século XXI

Em 1985, quando as capitais brasileiras retomaram o direito de escolher seus prefeitos, em Teresina enfrentaram-se o deputado federal Wall Ferraz, pelo PMDB, de oposição, e o ex-secretário da Educação, Átila Lira, pelo PFL, que contava com o apoio do governador Hugo Napoleão e do prefeito Freitas Neto. Para dar conta de vencer a imensa popularidade do candidato opositor, o comando da campanha governista, promoveu uma mobilização de prefeitos e lideranças políticas ligadas ao PFL, que detinha um enorme controle sobre bases eleitorais nos rincões piauienses. A ideia era promover uma espécie de onda do interior para a capital como forma de alavancar a candidatura oficial, de Átila Lira, para quem sabe, derrotar Wall Ferraz. A mobilização foi feita, centenas de prefeitos se reuniram em Teresina, teve muito barulho e notícias em jornais e emissoras de rádio e TV, mas não deu muito muito resultado, porque na hora do voto, Wall Ferraz venceu sem maiores percalços. Essa história se conta porque ontem, no Atlantic City, a máquina governista liderada pelo PT promoveu uma reunião em iguais modos. Serve ainda para ilustrar três coisas. A primeira é a de se perceber o PT de 2022 como um PFL de 1985 com sinais trocados. A segunda é que mobilizar lideranças do interior com o fito de fazer volume em Teresina parece uma ideia ruim, possivelmente resultado do atropelamento do que se planejou para a campanha. E a terceira é a mais interessante, é a de que há um cobertor curto na campanha governista, porque se precisa de cobertura externa a Teresina para empurrar o candidato petista, tem-se algum tipo de desfalque na base interiorana. Pelo andar da carruagem, uma reunião dessas, com aquele jeitão de PFL dos nos 1980, pode ainda evidenciar que os palacianos e adjacentes subestimaram os adversários.

Dotô Pessoa aposta em Jeová Alencar como candidato a prefeito daqui a dois anos (Foto:Portal AZ)

Pesquisas

Mais duas pesquisas eleitorais registradas, mas não divulgadas por quem as fez ou as contratou mostram o candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil) liderando as intenções de votos. 
A oposição pediu e a Justiça Eleitoral liberou os resultados de pesquisas dos Institutos GP1 e IPPI. 

Pesquisa GP1

Segundo a pesquisa do GP1, realizada entre 23 e 26 de agosto, Sílvio Mendes vence Rafael Fonteles nas sondagens espontânea e estimulada.
Na espontânea, considerados os votos válidos, Silvio tem 46,29% e Rafael, 35,34% e na   estimulada, também levando em conta os votos válidos, o candidato do União Brasil tem 50,10% e o do PT aparece com 38,73%.

Pesquisa IPPI

Realizada entre 31 de agosto a 3 setembro de 2022, a primeira pesquisa do nascente IPPI, teve resultados ainda menos favoráveis ao candidato governista.
Pela medição do IPPI, Silvio Mendes teve em pesquisa estimulada 47,7% das intenções de voto contra 25,5% de Rafael Fonteles. Todos os demais candidatos jutos somam 10,8% das intenções de voto, o que garantiria uma vitória do candidato do União Brasil em primeiro turno.

Perdendo “com apoios”1

A novidade estatística da eleição atual, a candidatura muleta, evidencia-se na pesquisa do IPPI como pouco favorável a Rafael Fonteles.
O IPPI desdobriu que mesmo com apoio de Lula, o menino-candidato do morubixaba-mor do PT não consegue superar Silvio Mendes. Empata estatisticamente, atrás de Silvio, também apresentado com apoios.

Perdendo “com apoios” 2

Com apoio de Lula e de Welligton Dias, Rafael Fonteles 37,25% das intenções de voto enquanto Silvio Mendes, apresentado aos eleitores como candidato apoiado por Ciro Nogueira, tem 38,96%.
Ao que parece, o eleitor não está muito interessado nos apoios.

Os 80% do senador  

Psiquiatra, “especialista em estradas” e agora um ás nas estatísticas, o senador Marcelo Castro, do MDB, faz contas e diz que Lula vai ter 80% dos votos válidos no Piauí, Wellington Dias vai ter70% dos votos para senador. Ele projeta ainda a eleição de oito dos 10 deputados federais e 24 dos 30 deputados federais.

Vai Rafael!

Com base num resultado eleitoral futuro, Castro diz que “o Rafael (Fonteles, candidato governista) vai estar no meio da chapa” e assim, indaga se o eleitor vai deixar de votar no petista para votar em Silvio Mendes. 
O doutor Marcelo esqueceu de 1994, quando o candidato dele, Mão Santa, venceu contra esses 80% de Átila Lira.

Piso

Enquanto em nível nacional o STF, por decisão provisória do ministro Luís Roberto Barroso, suspendeu o piso salarial da enfermagem, em âmbito estadual dois deputados querem que o governo faça uma lei para garantir um piso no Piauí.

Indicativo

Henrique Pires (MDB) e Nerinho (PT) apresentaram Projeto de Lei e Indicativo de Projeto de Lei que propõem o piso salarial dos enfermeiros e dos técnicos de enfermagem no Piauí e sobre alteração na Lei Complementar 04/28 para criar a gratificação por Curso de Aperfeiçoamento Funcional dos servidores estaduais.

Separados

Jeová Alencar parece que já prepara o desembarque da nau à deriva que é a administração de Dotô Pessoa.
Candidato a deputado estadual pelo Republicanos, o presidente da Câmara não está mais na mesma vibe de campanha do prefeito, que teoricamente (e só teoricamente) lidera o partido no Piauí.

Teresina 2024

Pessoa já sabe que Jeová estará no campo oposta ele na campanha eleitoral de daqui a dois anos. Como candidato a prefeito.
Talvez alguém pudesse fazer uma caridade ao prefeito de Teresina para informar que Alencar não mira nele como candidato.
O alvo de Jeová Alencar é Bárbara do Firmino.

Ping-pong

Pior doença do mundo

Anos atrás numa conversa em seu restaurante, João Veras ouvia conversas de amigos sobre doenças. Um reclamava de artrite reumatóide, outro mencionava o câncer como o pior dos males, enquanto um terceiro falava que ruim mesmo era uma doença cardíaca. Diante daquele papo de hipocondríacos, João Veras interrompeu com ar douto e foi direto ao ponto.

João Veras: "Rapaz, eu não boto fé no perigo dessas doenças do coração, de artrite, de câncer, de tuberculose, de lepra. Doença ruim mesmo é a que eu tenho".
O amigo: "E que doença tão grave é essa, João?"
João Veras: "Liseira, meu amigo, liseira."

Originalmente publicado em 9 de julho de 2009.

Expressas

O Governo do Piauí sancionou a lei que cria cadastro de reserva para o concurso público da Polícia Militar. 

A Sesapi informou, por meio do Painel Epidemiológico Monkeypox, que já existem sete casos confirmados da doença no Piauí.

O IML informou que 21 corpos passaram do prazo de identificação e serão enterrados como indigentes em Teresina. 

*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ

 

Comente

Pequisar