Eleição descolada

Eleição descolada

Daqui a 13 dias, quando os eleitores brasileiros forem às urnas e os votos forem contados, certamente haverá as surpresas de sempre e existe a possiblidade de se confirmar uma característica própria da eleição deste ano, que se vem percebendo agora: um elevado descolamento entre as escolhas nacional e estadual. Essa condição própria da eleição atual evidentemente que se configura ainda em pesquisas a mostrar que a força ou fraqueza dos dois maiores players nas presidenciais (Lula e Bolsonaro) se transfere para seus aliados na competição pelos governos estaduais. No Nordeste, o candidato presidencial do PT performa muito melhor que o presidente de turno, mas nem todos os seus candidatos a governador estão bem, tampouco é assegurado que saia da região uma bancada favorável a Lula no Congresso Nacional. Por outro lado, os candidatos a governador no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, de espectro político mais à direita, portanto mais próximos ideologicamente a Bolsonaro, evitaram ligar suas campanhas ao presidente para obter apoio do eleitorado mais ao centro e à esquerda. Isso parece indicar que, fechadas as urnas e contados os votos, mantidas as projeções atuais das pesquisas, Lula tem mais chances de se eleger em um país com governadores de um espectro político de centro-direita – o que certamente indica a necessidade do estabelecimento de um diálogo desde logo com os eleitos, principalmente considerando que haverá uma forte pressão dos estados por uma renegociação ampla das dívidas.

Coronel Júlia Beatriz Pires de Almeida entrou para a reserva da Polícia Militar do Piauí (Foto: Ascom)

Estado inseguro

Se o número de cidades e localidades piauienses que vão receber tropas federais nas eleições (85) servir como parâmetro para medir a insegurança no estado, o Piauí somente não está pior neste quesito que o Rio de Janeiro (167 localidades) e o Maranhão (97).

Descaso

Desde sábado estão apagando por horas os sinais luminosos em dois dos mais movimentados cruzamentos de Teresina, na Frei Serafim com o binário das ruas Coelho de Resende e Desembargador Pires de Castro. Os motoristas que lutem, porque não aparece uma alma piedosa da Strans para ajudá-los.

Silvio lidera

O Instituto Opinar fez pesquisa no Piauí em 12 de setembro, com 1.250 entrevistas e nesse levantamento, o candidato a governador Sílvio Mendes, do União Brasil lidera nas sondagens espontânea (32,24%) e estimulada (41,08%).
Rafael Fonteles, do PT, vem a seguir, com 25,28% na pesquisa espontânea e 32,76% na estimulada.

Votos válidos

Consideradas as intenções líquidas de voto, ou seja, quando se excluem indecisos, brancos e nulos, Silvio Mendes tem 51,09%, Rafael Fonteles, 43,23% e os demais candidatos somados chegam a 5,68%, o que projeta uma vitória do candidato do União Brasil em primeiro turno.

Amostragens malucas

A pesquisa, porém, tem uma variação amostral difícil de engolir, com pesos em algumas cidades mais do que em outras, e, mais ainda, com maior peso amostral de cidades pequenas que em cidades de maior população.
O que significa que, abertas as urnas, quem lidera pode ter muito mais votos que as intenções captadas na amostra.

Rapaziada

O candidato Silvio Mendes vence entre os eleitores jovens (18 a 24 anos) no Piauí, mostra a pesquisa Opinar.
No Estado, nesse estrato etário, Silvio tem 40,8% contra 29,14% de Rafael.

Indecisão

Pesquisa do Instituto Opinar realizada em Teresina mostra que mais da metade dos eleitores (55,6%) ainda não definiram seu candidato a deputado estadual.
Na parcela dos que decidiram em quem votar (44,4%), Jeová Alencar é o mais lembrado, com 4,6% das intenções de voto.

Os outros

Depois dele, aparecem Teresa Brito (2,8%), Bárbara do Firmino (2,1%), Gessivaldo Isaías (1,8%), Coronel Carlos Augusto (1.3%), Evaldo Gomes, Euzuíla Calisto e Aedson Alcoforado, com 1,1%.

Mais indecisos

Se para deputado estadual a indecisão do eleitor de Teresina é grande, a pesquisa Opinar mostrou que é maior ainda para a Câmara dos Deputados: 58,4% dos votantes não sabem quem escolher para ser representante seu em Brasília.

Os primeiros

Quem melhor pontuo na pesquisa foram os Rejane Dias (2.9%), Fabio Abreu (2,5%), Elmano Férrer (1,8%), Fernanda Gomes (1,7%), Átila Lira (1.6%), Silas Freire (1,4%), Thiago Duarte e James Guerra (1,2%), Kleber Montezuma e Dra. Marina (1.1%).

Vinhos

Uma empresa chamada Trevo Comércio e Indústria de Bebidas acaba de pedir à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos renovação de licença para fabricação de vinhos.
Estamos curiosos para saber onde a empresa compra as uvas para isso.

Reserva

Oficial respeitada e com grande experiência em gerenciamento de conflitos, a coronel Júlia Beatriz Pires de Almeida não está mais no serviço ativo da PM. Na sexta-feira saiu o decreto que a colocou na reserva.
Outro coronel, Marcos David da Silva Nery foi posto na reserva.

Ping-pong

Longeva inteligência
Quando o ex-primeiro-ministro inglês Wiston Churchill fez 80 anos um repórter-fotográfico de menos de 30 foi fotografá-lo. Entusiasmado, o rapaz se permitiu um comentário elogioso ao estadista.
Fotógrafo: “Sir Winston Churchill, espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos”.
Churchill: “Por que não? Você me parece bastante saudável”.

Expressas

Na cidade natal do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, Bolsonaro voltou a criticcar a corrupção dos governos petistas

O município de Cristino Castro alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Piauí

Uma colisão entre duas motocicletas deixou duas pessoas mortas e uma mulher ferida

Comente

Pequisar