Quem foi Henrique VIII?

Filho de Henrique VII, o primeiro monarca inglês da dinastia Tudor, e de Isabel de York

Henrique VIII (1491-1547) foi rei da Inglaterra, o segundo da dinastia Tudor. Rompeu com a Igreja Católica Apostólica Romana e fundou a Igreja da Inglaterra (Anglicana). Nasceu no Palácio de Placentia, em Greenwich, nos arredores de Londres, Inglaterra, no dia 28 de junho de 1491. Filho de Henrique VII, o primeiro monarca inglês da dinastia Tudor, e de Isabel de York; Henrique tornou-se o herdeiro do trono da Inglaterra com apenas 10 anos. Desde então, passou a ser vigiado com rigor e raramente era visto em público. Após a morte de Arthur, para selar a aliança com a Espanha, no dia 23 de junho de 1503 foi assinado um tratado para o casamento de Henrique com Catarina, viúva de seu irmão. Após a morte da rainha Isabel e do rei Henrique VII, no dia 21 de abril de 1509, com 18 anos, Henrique VIII foi proclamado rei. Nesse mesmo ano, casou-se com Catarina de Aragão, então com 23 anos. No dia 24 de junho, Henrique foi coroado pelo Arcebispo da Cantuária na Abadia de Westminster. Começa aí uma História de Terror, traições e sofrimentos?

         Depende do parâmetro de análises? Não. Isso não. Henrique governou sem piedade e era um homem completamente devasso e inconstante. Depois de um período ninguém se atrevia nem a confiar uma filha de seu reinado ou do exterior para que o mesmo tivesse uma esposa realmente que merecesse dignidade. Teresina já tem ou terá o seu Henrique VIII? No fundo, Henrique VIII era um ladrão, corrupto e verdadeiramente impiedoso. O tipo de homem que desejava que todos se submetessem aos desejos dele. Não levava em conta os anseios da população simples e realmente pobre. Sua mudança de personalidade de acordo com as conveniências era tamanha que praticamente “mandou matar” todos os seus secretários que administravam o seu reino. Tem mais, teve um momento que sua riqueza se multiplicou tanto e à custa da usurpação dos Mosteiros e terras pertencentes à ordens religiosas que a Inglaterra parecia realmente está prestes a sucumbir socio e moralmente. Mas tem historiador que proclama que Henrique VIII foi um humanista e progressista. Henrique VIII mandou matar São Tomas Morus. E qual a razão? Não trair a Igreja Católica e ser muito correto!

         O Brasil vive momentos tão difíceis que devia surgir um movimento Thomas Morus – em defesa da honestidade no mundo político. A vida é boa. O mundo é bom. O povo tem o coração aberto e realmente gosta de boa fé. Certa vez alguém indagou: que poder é esse que não possui exércitos? Isso é pra quem acredita no poder da força. Amigos, a força advém de onde menos se imagina. O Brasil, Teresina e o Piauí estão cheios de Henrique VIII? Pessoas incapazes de perceberem a coletividade e que desejam viver sem noção de que o mundo é vasto e precisa de ordem? Mas o que os mantém? A incapacidade de muitos pensarem somente em si? O Mundo realmente deve muito a SANTO Thomas More!

Comente

Pequisar