Mais de 111 mil eleitores não votaram nas eleições deste ano em Teresina

Ausência deve ser justificada no prazo de 60 dias, ou seja, até 14 de janeiro

Por Renayra de Sá com informações do TRE,

Mais de 111 mil eleitores deixaram de comparecer às urnas nas eleições deste domingo (15) em Teresina. Esse número representa cerca de 20% do eleitorado da capital. 

Com a ausência para a votação, o eleitor deverá justificar através dos canais de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral no prazo de 60 dias, ou seja, até 14 de janeiro do próximo ano. 

Eleições 2020: eleitor deve justificar ausência (Foto: Marcello Casal / Agência Brasil)

Ontem, durante o pleito, os faltosos tiveram a oportunidade de justificar em pontos instalados pela Justiça Eleitoral. Agora, a alternativa é preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que também pode ser encontrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br ) e do TRE-PI (www.tre-pi.jus.br ).

Uma alternativa mais fácil e rápida é a utilização dos aplicativos virtuais: Sistema “Justifica” -  disponível no site do TRE-PI com as respectivas informações pertinentes ao seu uso, bem como o “e-Título” - que já pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple Story ou Google Play e instalado em qualquer smartphone ou tablet.

No caso deste último, após a instalação do aplicativo, o eleitor acessa o menu > Mais Opções > Justificativa, e ali, poderá explicar sua ausência, lembrando que deverá habilitar a opção de Localização do celular de modo a comprovar que, de fato, encontrava-se fora de seu domicílio no dia da votação.

Além da justificativa de ausência online, o aplicativo e-Título também possibilita a consulta dos endereços de locais onde o eleitor poderá justificar sua ausência de modo presencial, a partir de uma consulta por Estado e Município.

Juiz Thiago Brandão aponta redução no número de eleitores e mesários por causa da pandemia  

Juiz Thiago Brandão de Almeida (Foto:Divulgação/TRE)

O  juiz e diretor do Fórum Eleitoral de Teresina, Thiago Brandão de Almeida, afirmou na tarde deste domingo (15) que foi verificada uma queda no número de eleitores indo às urnas neste ano. A razão dessa abstenção seria a pandemia do novo coronavírus.  “Existe uma expectativa sobre esses números, mas tudo será aferido ao final do processo com o fechamento de todas as urnas eleitorais”, disse. 

Ele ressaltou que essa redução também foi percebida no número de mesários, em comparação com as eleições dos anos anteriores.  “Por causa da pandemia, alguns mesários não se sentiram a vontade de participar das eleições por apresentarem sintomas, e nós não temos tempo hábil para checar se os sintomas são covid-19 ou outra virose, então, eles foram dispensados e substituídos. Também tivemos chamados e ligações para mesários voluntarios, mas os números oficiais serão divulgados no final do pleito”, explicou.

Matéria relacionada:

Eleições 2020: acompanhe a cobertura completa do Portal AZ

Juiz Thiago Brandão aponta redução no número de eleitores e mesários por causa da pandemia    

Comente

Pequisar