Margareth do Zito tem pedido de recontagem dos votos negado pela Justiça Eleitoral

Com isso, foi reafirmado a vitória do prefeito eleito Júnior Ribeiro do PSD

Por Vitória Pilar,

A ex-candidata a prefeita de Água Branca, Margareth do Zito (Republicanos) teve o pedido de anulação e recontagem dos votos em uma urna negado pela Justiça Eleitoral. Com isso, foi reafirmado a vitória do prefeito eleito Júnior Ribeiro (PSD). A decisão é desta sexta-feira (27). 

Candidata a prefeita pediu a recontagem de votos em Água Branca (Foto: divulgação)

O juiz José Eduardo Couto de Oleira, da 52ª Zona Eleitoral do Piauí, declarou na sentença que a declaração e Margareth sobre suposta fraude é baseada em alegações que não apresentaram clareza. A ex-candidata perdeu a eleição por uma diferença de oito votos. 

“Somente irregularidade ou nulidades fundadas em provas concretas e em momento oportuno podem servir de base para a revisão ou mesmo anulação da vontade popular demonstrada nas urnas. Alegações extemporâneas, que servem unicamente a atender o clamor dos interesses derrotados no pleito, devem ser de pronto rechaçadas, sob pena mesmo de ferir profundamente o sistema democrático e representativo em vigor”, declarou o juiz.

Decisão foi dada nessa sexta-feira (27) reafirmando vitória de Júnior Ribeiro (Foto: reprodução/redes sociais)

Ainda conforme a sentença, o magistrado esclareceu que na seção 108, na qual Margareth alegou suposta irregularidade, os representantes da ex-candidata não estiveram presentes no Cartório Eleitoral durante o acesso das duas coligações aos documentos e procedimentos da eleição em Água Branca. 

“Ao revés, como é de conhecimento geral, acompanharam a apuração e fizeram suas próprias contabilidades pautadas nos boletins de urna divulgados pelas mesas receptoras de votos. Antes da totalização pelo TSE festejaram vitória pelas ruas da cidade, o que também é fato notório. Com a publicação do resultado final, contudo, foi que tomaram ciência da derrota e passaram a questionar, verbalmente, o resultado democraticamente firmado”, descreveu. 

Clique aqui e veja a decisão. 

Entenda o caso

Margareth do Zito (Republicanos) que disputou à prefeitura de Água Branca, entrou com um recurso na Justiça Eleitoral do Piauí pedindo a recontagem dos votos na cidade. No município, o prefeito eleito, Júnior Ribeiro (PSD) ganhou o pleito por uma diferença de oito votos. 

Ao Portal AZ, o candidato a vice de Margareth, Ivon Lendl (MDB) afirmou que a urna 108 não obedeceu os requisitos exigidos pelo TRE após o final da votação. O emedebista relatou que teria ocorrido uma fraude, principalmente pelo horário que a última urna foi apurada. 

“Nunca aconteceu em Água Branca de uma urna faltar a ser apurada depois das 20 horas. Suspeitamos de fraude no resultado da eleição, pois o resultado não condiz com o sentimento da população e com o que era dado como certo pelas pesquisas e o cenário político na cidade, que era a vitória da Margareth”, contou. 

Eleições em Água Branca

Em Água Branca, o prefeito eleito, Júnior Ribeiro (PSD) ganhou por uma diferença de oito votos sobre a adversária Margareth do Zito. Júnior obteve 49,71% dos votos, enquanto Margareth recebeu 49,65%. A candidata foi apresentada de Zito depois que o marido teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.

Matérias relacionadas: 

Candidata que perdeu eleição pede recontagem de votos por suspeita de fraude

Eleição apertada no Piauí: duas cidades tiveram vencedores com diferença de oito votos

Júnior Ribeiro é eleito prefeito de Água Branca com mais de seis mil votos

Comente

Pequisar