Firmino Filho assina novo decreto que reduz interdição de ruas no Centro de Teresina

Mudança é por causa da retomada das atividades presenciais nos órgãos

Por Marcelo Gomes com informações da PMT,

O prefeito Firmino Filho (PSDB) assinou nesta sexta-feira (07) um novo decreto que reduz, a partir da próxima segunda-feira (10), a interdição de ruas no Centro de Teresina. A alteração irá ocorrer em virtude da retomada das atividades administrativas em órgãos do município, do Estado e do Governo Federal localizados na região central da cidade. Anteriormente, as restrições eram no perímetro das ruas Desembargador Freitas, David Caldas, Paissandu e Avenida Maranhão. Nesta nova fase, as ruas Paissandu e David Caldas não estarão mais inclusas.

 Área interditada no Centro de Teresina será reduzida a partir do dia 10 (Foto: Rômulo Piauilino / PMT)

De acordo com o decreto, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fará a interdição no perímetro da rua Desembargador Freitas com pontos de isolamento nos cruzamentos da rua Rui Barbosa. No perímetro da rua Senador Teodoro Pacheco, o isolamento será feito nos cruzamentos das ruas Simplício Mendes e Barroso.

Também terá alteração no perímetro da rua 13 de maio com pontos de isolamento nos cruzamentos das ruas Senador Teodoro Pacheco, Coelho Rodrigues, Areolino de Abreu e Lisandro Nogueira.  No perímetro da Avenida Maranhão o ponto de isolamento é no cruzamento com a rua Coelho Rodrigues.

Segundo o diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, com a redução da área interditada, mais vias serão liberadas para circulação durante a terceira fase de reabertura das atividades econômicas. “Estamos nos adaptando conforme a reabertura gradual das atividades econômicas. Ao liberarmos mais ruas nessa fase, ampliaremos as opções para circulação desses trabalhadores, evitando aglomerações nas vias que já estavam liberadas anteriormente”, explicou.

Ainda segundo a PMT, apesar da redução do perímetro isolado, não serão alteradas as restrições de circulação de veículos nas vias interditadas. Com a interdição inicial, houve redução de 90% no tráfego na área interditada, permitindo a melhoria do distanciamento social.

Clique aqui e veja o decreto. 

Órgãos municipais e estaduais retomam atividades presenciais

A Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado anunciam que as atividades presenciais nos órgãos públicos retornam a partir desta segunda-feira (10). Para essa retomada a administração pública municipal e estadual adotaram protocolos específicos para funcionamento. 

No Estado, o retorno às atividades presenciais deverá ocorrer em etapas (Foto: divulgação)

No Estado, o retorno às atividades presenciais deverá ocorrer em etapas, com servidores em trabalho presencial, cumprindo escalas de revezamento combinado ao home-office e mantendo as pessoas do grupo de risco afastadas do ambiente de trabalho. As medidas estão regulamentadas na portaria conjunta nº002/2020, assinada pelas secretarias da Administração e Previdência (SeadPrev), Governo (Segov) e Planejamento (Seplan), e no decreto nº 19.140, ambos publicados no Diário Oficial dessa quinta-feira (6).

Sede da Prefeitura de Teresina (Foto: divulgação)

Para um retorno seguro a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) elaborou um manual de medidas de segurança para os órgãos municipais. 

Nesta fase, os órgãos estão autorizados a funcionar com 50% do seu quadro de servidores e com carga horária de trabalho de 6 horas diárias (das 7h30 às 13h30). Todas as medidas sanitárias e de prevenção à Covid-19 serão adotadas, como o uso obrigatório de máscara, distanciamento físico de cerca de 2 metros, aferição de temperatura ao entrar nas dependências dos órgãos, além da disponibilização dos materiais para higienização das mãos, como água, sabão, álcool 70%.

Matérias relacionadas:

Órgãos municipais e estaduais retomam atividades presenciais na segunda-feira    

Firmino Filho determina isolamento de ruas do Centro para restringir circulação de veículos    

Comente

Pequisar