Crédito próprio avança mesmo com inadimplência alta

Varejo aposta no crédito próprio para impulsionar vendas.

Em meio a um cenário de crescente inadimplência, o varejo brasileiro encontra no crédito próprio uma estratégia para alavancar as vendas e fortalecer o vínculo com os consumidores. Dados da Serasa Experian revelam que, em maio de 2026, 83,5 milhões de brasileiros estavam inadimplentes, somando dívidas médias de R$ 6.877,23 por pessoa.

Apesar do alto índice de inadimplência, o comércio segue em crescimento. A Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE registrou um aumento de 1,7% no volume de vendas até maio de 2026 e um avanço anual de 1,4%. Em relação a maio de 2025, houve uma elevação de 0,4%.

Tecnologia redefine concessão de crédito

A inovação tecnológica está transformando a forma como o crédito próprio é concedido. Ferramentas digitais e o Open Finance ampliam as possibilidades ao integrar dados financeiros e automação no processo decisório. Em agosto de 2025, o Banco Central contabilizava 103 milhões de autorizações ativas para compartilhamento de dados.

André Maniezo, CEO da INFOX Payments, destaca que essa evolução permite entender melhor o comportamento do consumidor e tomar decisões mais informadas sobre concessão de crédito. O foco não é apenas aumentar a oferta, mas garantir que ela seja adequada às necessidades dos clientes.

O desafio reside em equilibrar oportunidades para varejistas com propostas que façam sentido para os consumidores. "É preciso conceder melhor, não apenas mais", afirma Maniezo.

Comente

Pequisar