Governo aguarda relatório sobre manchas de óleo para assinar decreto

Os termos já foram formalizados e documento deve ser assinado hoje

Por Wanderson Camêlo,

A governadora em exercício do Estado, Regina Sousa (PT), se reúne, na tarde desta terça-feira(19), com representantes da Defesa Civil e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para assinar decreto de emergência em decorrência dos registros de manchas de óleo nas praias do Piauí e no Delta do Parnaíba. O encontro acontecerá no Palácio de Karnak.

Governadora em exercício, Regina Sousa ( Foto: Lucas Sousa/Portal AZ) 

De acordo com a Coordenadoria de Comunicação do executivo estadual, ainda é esperado um relatório da Marinha sobre a situação. Os termos do decreto já foram formalizados.

“Esse decreto vai permitir duas coisas: primeiro, maior flexibilidade das ações do governo no combate a esse dano ambiental e segundo, permitir aos pescadores, que solicitaram o Seguro-defeso”, explicou o Secretário de Governo, Osmar Júnior (PCdoB), em entrevista ao Portal AZ, na Assembleia Legislativa do Estado.

Secretário de Governo, Osmar Júnior (PCdoB) ( Foto: Lucas Sousa/Portal AZ) 

Seguro-defeso

O seguro-defeso trata-se de benefício destinado a pescadores artesanais afetados pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste. No final do mês passado, o governo federal vai destinar R$ 59,9 milhões para o pagamento do auxílio.

Situação das praias piauienses

Representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) identificaram a presença de uma tonelada de óleo que atingiu o Delta do Parnaíba, localizado entre os Estados do Piauí e Maranhão. A informação foi confirmada ao Portal AZ, nesta segunda-feira (18), pelo comandante da Capitania dos Portos do Piauí, capitão Benjamim Dante. 

De acordo com ele, a Marinha do Brasil localizou vestígios de óleos nas Ilhas do Caju, Caiçaras, Canárias, Poldros, nas praias do Pontal e Barra das Melancieiras. O trabalho agora é barrar a chegada das manchas de óleo no rio Parnaíba, que abastece boa parte dos moradores da região do litoral piauiense. 

Manchas de óleo encontradas nas praias do Piauí( Foto: reprodução Semar) 

Praias interditadas

As praias Atalaia, Peito de Moça e Pedra do Sal por conta do aparecimento de novas manchas de óleo estão impróprias para o banho. Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente (Semar), foram retirados 1.650 kg de resíduos contaminados com óleo da praia de Pedra do Sal, somente no sábado (16). 

Desde os primeiros aparecimentos das manchas de óleo foram retiradas mais de três toneladas de resíduos contaminados, mas ainda há materiais a serem recolhidos. 

Matérias relacionadas:

Regina Sousa irá decretar emergência devido manchas de óleo no Piauí

Mais de uma tonelada de resíduo de óleo é retirado em apenas um dia em praias do Piauí 

Piauí registra novas manchas de óleo e praia fica imprópria para banho

Manchas de óleo atingem praia no piauí e equipe de inspeção naval analisa danos ambientais

Polícia Federal investoga orogem de manchas de óleo encontradas em praias do Nordeste

Manchas de óleo atingem mais de cinco praias no Piauí; equipes analisam danos ambentais

Governo investiga navios que podem ser origem do óleo que atinguiu praias do Piauí

Bolsonaro acredita que óleo encontrado em praias do Nordeste foi despejado criminosamente

Praias atingidas por manchas de óleo podem ser interditadas no Piauí

Procurador do Piauí ingressa com ação contra Governo Federal sobre óleo em praias 

Comente

Pequisar