CJJ da Câmara vota sobre manutenção da prisão de Chiquinho Brazão

O parlamentar está preso desde 23 de março, suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco

Por Rayfran Junior,

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados está analisando nesta quarta-feira (10) a manutenção da prisão preventiva do deputado Chiquinho Brazão (RJ), suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol), ocorrido em março de 2018, no Rio de Janeiro.

Foto: ReproduçãoChiquinho Brazão afirma que tinha “boa relação” com Mariella Franco durante audiência
Chiquinho Brazão afirma que tinha “boa relação” com Mariella Franco durante audiência

Chiquinho Brazão foi preso pela Polícia Federal em 23 de março, juntamente com seu irmão Domingos Brazão, que ocupava o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, e o ex-chefe de polícia Rivaldo Barbosa. O deputado foi expulso do partido União Brasil após as acusações do suposto envolvimento no caso.

No dia 26 de março, a prisão do deputado foi discutida pela primeira vez no plenário. O relator do caso, Darci Matos (PSD-SC), emitiu um parecer favorável à continuidade da prisão preventiva do parlamentar. O relator concordou com os motivos da prisão, citando a obstrução à justiça, prática continuada conforme determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o relator, entre os atos de obstrução apontados pelo STF estão tentativas de comprometer as operações policiais que investigavam o assassinato da vereadora e de seu motorista, inclusive a manipulação de imagens de circuito fechado que poderiam ser relevantes para a investigação.

Durante a primeira sessão em 23 de março, em sua defesa, Chiquinho Brazão argumentou que os debates ocorridos entre ele e Marielle Franco na Câmara Municipal do Rio de Janeiro não são razões suficientes para conectá-lo ao crime. A prisão do parlamentar será submetida a votação em plenário, onde a maioria absoluta decidirá o veredicto em uma votação aberta e nominal.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar