Reportagem flagra cobrança de nota fiscal e multas a caminhões de doação no RS

Voluntário relatou a reportagem que teria sido parado e multado por excesso de peso

Por José Ribas Neto,

No programa "Tá na Hora" do SBT, foi revelado que caminhoneiros estão sendo multados no Rio Grande do Sul ao levarem doações para vítimas de enchentes. 

Em reportagem especial da jornalista Márcia Dantas para o programa, mostraram-se imagens de caminhoneiros e voluntários sendo multados em uma fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mesmo levando ajuda para as áreas afetadas.

Foto: Reprodução/SBTReportagem entrevistou voluntários que foram multados a caminho do estado com doações
Reportagem entrevistou voluntários que foram multados a caminho do estado com doações

Durante a transmissão do programa, foram mostrados diversos flagrantes em que caminhoneiros e voluntários, que estavam levando doações para as vítimas, foram parados em uma fiscalização e receberam multas por execesso de peso e por ausência de notas fiscais. 

Um dos caminhoneiros, indignado, relatou: "Meu caminhão é para 55 mil kg e fui multado por excesso de peso. Estou com tudo pronto para levar para Porto Alegre e eles me multaram por isso. Este não é o Brasil que queremos", expressou em entrevista para Márcia Dantas.

Durante a fiscalização da ANTT, agentes da Defesa Civil também foram abordados e receberam notificações. 

Um voluntário comentou em entrevista para o programa: "Fomos notificados devido ao excesso de peso", relatou.

O governo federal e o governo gaúcho havia negado nas redes sociais dias antes estar impedindo as doações, em nota emitida pelo governo do Rio Grande do Sul era declarado que informações que afirmavam haver bloqueio ou burocracias eram notícias falsas.

Parte da nota afirmava de forma categórica que: “Não está sendo exigida nota fiscal de doações. Não estão sendo multados os veículos de apoio a salvamentos. Não é obrigatória licença para pilotar barcos e jet skis em operações de salvamento. Não há fiscalização, pelo governo do Estado, de marmitas feitas por voluntários. O dinheiro doado pelo Pix oficial não vai para o caixa do governo”.

O site G1 também classificou como falsas as alegações de que o governo estava dificultando a chegada das doações, colocando as informações como Fake News. 

Mas a reportagem do SBT mostrou que existe sim cobrança de nota fiscal e multa para caminhões de doação.

Nota da ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) enviou uma nota à apresentadora Márcia Dantas, esclarecendo que não está retendo veículos com doações, apenas verificando documentos de veículo e CNH. A agência afirmou que, se forem constatadas infrações devido às medidas emergenciais, as multas serão canceladas. 

Márcia Dantas explicou ainda que a ANTT reconhece a situação emergencial e que as multas podem ser contestadas pela Defesa Civil e pelos caminhoneiros multados.

Fonte: Com informações do SBT

Comente

Pequisar