Confira as tendências de 'looks' para usar neste carnaval

O Portal AZ reuniu diversas dicas para você ficar na moda mesmo em festas e bloquinhos

Por Laura Parente,

Os dias da folia de carnaval já estão quase chegando e todos que vão para bloquinhos e festas já começam a produzir seus looks de acordo com as tendências tradicionais e novidades que vêm surgindo. Com a volta de tendências de moda dos anos 1980 e 1990, como roupas e acessórios coloridos e chamativos, o Carnaval 2019 se torna uma festividade bem mais vibrante e alegre pra quem for curtir.

Acessórios de diversos tipos e modelos, fantasias mais elaboradas e produções caseiras são a cara do carnaval. Este ano, com a influência de décadas passadas, temos o retorno de ombreiras, pochetes e bags como acessórios principais do feriado. Os tradicionais gittlers, tiaras, pedrarias, serpentinas e produções caseiras continuam como escolha também de quem quer pular o carnaval com o estilo e praticidade que a festa pede. 

“O carnaval é um período que as pessoas adoram por que elas podem explorar toda a sua criatividade. Existem opções como usar personagens clássicos, como super-heróis e personagens de series e filmes, opção também de inventar sua fantasia, pegar algo do contexto atual, do momento, e fazer uma brincadeira, e pode também montar uma produção que não seja necessariamente fantasia. Aí nesse caso entram todos os acessórios que a moda disponibiliza”, explica o jornalista e consultor de moda Yuri Ribeiro. 

Jornalista e consultor de moda Yuri Ribeiro. (Foto: Reprodução/ Instagram @yurii_ribeiro)

O carnaval também é uma ótima época para economia da cidade, uma vez que os produtores locais autônomos aumentam em diversas vezes o número de vendas de seus produtos artesanais. Como exemplo disso temos o designer e estilista Emanuel Soares, dono do ateliê "O Alfaiate", em Teresina. Emanuel já tem sua marca há seis anos e desde o começo viu o potencial de produzir peças e acessórios no período carnavalesco.

O estilista Emanuel Soares, dono do ateliê O Alfaiate. (Foto: Reprodução/ Instagram @emanuelum)

“O Alfaiate vai fazer seis anos agora em maio e desde o começo fazia peças pra época de carnaval. As peças são produzidas artesanalmente, manualmente aqui no ateliê. Essa época é maravilhosa, por que tem uma busca, uma demanda muito grande de encomenda, por que cada um vai querer se fantasiar pro seu bloco, para viajar, pra ter alguma coisa diferente, um adereço diferente”, conta Emanuel. 

Não existem regras para a moda no carnaval. Nesse período podemos usar e abusar de tiaras, brincos, glitters, pedrarias, fantasias, produções, acessórios, roupas, cores, tintas, entre outros. Vamos conhecer um pouco mais dessas opções de produções para o carnaval!

Pochetes

Uma das queridinhas que voltaram das décadas de 80 e 90, são as pochetes. Práticas, coloridas e fáceis de manusear, as pochetes voltaram com tudo há cerca de três anos, porém, cada ano que se passa a procura por esse acessório fica maior. Sabemos que não dá pra ficar de bobeira com documentos, celulares e dinheiro durante o carnaval, então uma grande razão para o acessório ser tão utilizado nessa época também é isso: segurança! A pochete fica alí, na sua frente, “no alcance da vista”, e você se sente mais seguro em pular o carnaval.

Versáteis e coloridas, as pochetes podem ser diversos tipos, modelos, materiais e cores.

Pochete do ateliê O Alfaiate. (Foto: Reprodução/ @atelieoalfaiate)

Pochete do ateliê O Alfaiate. (Foto: Reprodução/ @atelieoalfaiate)

“A gente cria uma modelagem em cima da proposta que a gente queira e vamos criando com diversos materiais, como napa, veludo, paetê, plástico, pelúcia... As pochetes voltaram há uns três ou quatro anos e se popularizaram há dois. Acho que o Alfaiate foi uma das primeiras marcas a fazer pochete no carnaval em Teresina”, explica Emanuel Soares, que produz sua própria linha de pochetes no Alfaiate.

Pochete 'Chocolate', do ateliê o Alfaiate. (Foto: Reprodução/ @atelieoalfaiate)

Você quer pochete para o carnaval, @? Então toma!. (Pochetes ateliê o Alfaiate. Foto: Reprodução/ @atelieoalfaiate)

Ombreiras

Ombreira ateliê O Alfaiate. (Foto: Reprodução/ Instagram @atelieoalfaiate)

Destacada por Yuri Ribeiro como a grande tendência deste ano para o carnaval, a ombreira chega com o proposito de incrementar cor, estilo e movimento para os looks carnavalescos. Feitas com franjas, penduricalhos, fitas e outros materiais, as ombreiras podem ser usadas em fantasias, blusas, bodys e afins. 

(Foto: Reprodução/ Instagram @aborogodo)

(Foto: Reprodução/ Etsy.com)

Bags

Na mesma pegada das pochetes, a bag volta com tudo nesse carnaval. Podendo ser usada de lado, ou na frente do corpo, as bags também são uma ótima opção para quem quer segurança e moda ao mesmo tempo. 

Bag do ateliê O Alfaiate. (Foto: Reprodução/ Instagram @atelieoalfaiate)

Bag do ateliê O Alfaiate. (Foto: Reprodução/ Instagram @atelieoalfaiate)

Bag do ateliê O Alfaiate. (Foto: Reprodução/ Instagram @atelieoalfaiate)

Brincos

Muita gente adora um brincão né? Nada melhor então do que a época de carnaval pra usar e abusar do acessório. Os brincos de carnaval podem levar penas, crochês, pompons, fitas, desenhos, frases e diversas outras coisas. São infinitas possibilidades. O acessório também é confeccionado, e muito vendido, por Emanuel Soares.

Brinco ateliê O Alfaiate. (Foto: Reprodução/ Instagram @atelieoalfaiate)

“Fazemos brincos de paetês, franjas, pompons, miçangas... Tudo em uma pegada mais tropical, mais colorida”, conta Emanuel. 

Brinco ateliê O Alfaiate. (Foto: Reprodução/ Instagram @atelieoalfaiate)

Nesse ano, a loja Zemp, localizada no centro de Teresina, conta com muita variedade de acessórios, fantasias, tecidos, adereços de cabeça e afins. (Brinco vendido na loja Zemp. Foto: Laura Parente)

Brinco vendido na loja Zemp. (Foto: Laura Parente)

Tiaras

Conhecidas como ‘cabeças’ no mundo da moda, as tiaras são peças fundamentas na ‘montação do look’. Muito versáteis, as tiaras trazem frases, memes, flores, planetas, estrelas, grutas e tudo que tem direito. As tiaras são muito usadas por quem opta não usar fantasias tradicionais e fazer sua própria produção, combinando, ou não, com outras peças do look.

Tiara vendida na loja Zemp. (Foto: Laura Parente)

(Foto: Reprodução/ Pinterest)

(Foto: Reprodução/ Instagram @encantodeideia)

“Pega roupa estampada, bem colorida, leve e prática para brincar e bota o acessório na cabeça!”, fala Yuri.

(Foto: Reprodução Moda Que Rima/ Arranja Aí)

Glitter

Sem dúvida, um dos mais queridos do carnaval. O glitter é versátil e pode ser usado em praticamente todos os acessórios... E no corpo também! O carnaval é uma festa de alegria e as pessoas só querem brilhar!

(Foto: Reprodução/ Pinterest)

Mesmo sendo um pouco menos acessíveis, diversas pessoas já começam a usar glitters feitos de materiais biodegradáveis. Não podemos esquecer que, por mais que sejam lindos, os gillters são micropartículas de plástico, que depois, se não descartadas direito podem prejudicar muito o meio ambiente.

(Foto: Reprodução/ Pinterest)

Dica do dia:

Se não dá pra comprar um glitter biodegradável, uma solução para que usa o glitter normal é retira-lo de forma correta. O certo não é remover o glitter no chuveiro, durante o banho. Você pode retirar com demaquilante ou pegar fitas adesivas para remover o glitter depois de brincar muito nos bloquinhos! Veja:

(Foto: Reprodução/ ederepente50.wordpress.com)

Pedrarias

As pedrarias fazem parte da ‘montação própria’! Da pra colocar também em todo o corpo e rosto pra dar aquele tchan especial no look.

 

(Foto: Reprodução/ @glotatts)

(Foto: Reprodução/ Pinterest)

Dica do dia:

Muito cuidado ao usar predrarias no rosto durante o dia. Use sempre protetor solar, caso contrario, você pode ficar com as marquinhas do acessório na pele.

A atriz Maria Joana passou por isso. (Foto: Reprodução @mariajoana)

Produções próprias

Pra quem quer fugir das fantasias tradicionais, as produções e ‘montações caseiras’ são essenciais. Você pode pegar coisas normais em casa e transformar em fantasias para o carnaval. 

(Foto: Reprodução/ Instagram @vacadepelucia)

Estampas tropicais, estampas de frutas, como blusa de melancia, adicionar uma tiara de melancia. Então essas estampas tropicais, de animal print, de frutas, estão em alta e serve de base para produção de ultima hora. Pode pegar o que tem em casa, dar uma cara nova, botar um acessório e está tudo certo! Pode usar e abusar de bodys, porque é leve, refrescante, e prático. Conjuntinhos, combinar parte de baixo com parte de cima. Pode recorrer com o que tem em casa, como usar uma blusa listrada, que pode virar fantasia de marinheiro, uma roupa preta e vermelha pode virar roupa de pirata”, diz o jornalista Yuri Ribeiro. 

(Foto: Reprodução/ Pinterest)

(Foto: Reprodução/ Pinterest)

(Foto: Reprodução/ Pinterest)

E você? Vai participar dos bloquinhos de Teresina ou vai viajar durante o carnaval? Seja onde for, anota essas diquinhas do Portal AZ para seu carnaval e bom feriado!

Comente

Pequisar