Piauí registra mais duas mortes por coronavírus e casos confirmados chegam a 665

Segundo a secretaria, 1914 casos da doença já foram descartados no estado

Por Marcelo Gomes,

(Atualizada às 21h03)

A Secretaria de Saúde informou na noite desta sexta-feira (01) que registrou mais duas mortes por coronavírus no Piauí. Um homem de 59 anos faleceu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e tinha histórico de cardiopatia e pneumopatia. A segunda vítima foi uma idosa de 91 anos que faleceu em um hospital particular da capital. Não foi informada comorbidade. Os dois óbitos são de Teresina, o número de mortes por covid-19 no estado agora é de 26. 

Segundo a secretaria, já são 665 casos confirmados da covid-19 no estado (Foto: divulgação)

De acordo com a Sesapi, foram confirmados mais 65 casos da doença, sendo 24 mulheres e 41 homens, com idades que variam de 1 ano a 89 anos. Os municípios de São João do Piauí e Valença registraram pela primeira vez casos da doença. Agora, são 60 municípios com pessoas contaminadas por coronavírus no Piauí. 

Ainda segundo o boletim divulgado, subiu para 665 o número de casos confirmados de covid-19 no estado, 1914 casos da doença já foram descartados, 153 pessoas já receberam alta médica, 205 estão internadas com sintomas suspeitos, 137 em leitos clínicos e 65 na UTI. Na quinta-feira (30) a Sesapi havia registrado 600 casos confirmados e 24 óbitos.

Municípios com covid-19

Teresina lidera com o maior número de casos confirmados de covid-19, agora são 420 pessoas infectadas na capital. Em segundo, o município de Picos com 28 casos, São Raimundo (27), Parnaíba (26), Esperantina (15) e Miguel Alves (14). Clique aqui e veja o painel epidemiológico completo do coronavírus no Piauí. 

Mortes por coronavírus no Piauí 

  • 28 de abril: Uma idosa, de 73 anos, de Teresina. A vítima tinha histórico de neuropatia. O outro óbito confirmado foi de um idoso, de 77 anos que sofria de cardiopatia crônica, também da capital. 
  • 27 de abril: uma idosa de 83 anos, natural do município de Canto do Buriti, faleceu no hospital Tibério Nunes em Floriano e tinha hipertensão e artrose.
  • 26 de abril: uma idosa de 70 anos, da localidade Estreito em Buriti dos Lopes, com histórico de diabetes e hipertensão. Um homem de 79 anos, de São Francisco do Piauí, faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Ele tinha problemas cardíacos. Um senhor, de 95 anos, hipertenso, residente na zona norte de Teresina e que estava internado no Hospital Universitário.
  • 25 de abril: Jovem de 21 anos, do município de Itaueiras e fazia tratamento para tuberculose.
  • 24 de abril: uma idosa de 99 anos, de Teresina. A vítima tinha histórico de hipertensão. 
  • 23 de abril: um idoso de 64 anos, natural de Parnaíba. A vítima faleceu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e fazia tratamento para o câncer. 
  • 21 de abril: um idoso de 79 anos faleceu no Hospital Chagas Rodrigues. A vítima era natural de Piracuruca e tinha histórico de doenças cardíacas
  • 20 de abril: um idoso de 85 anos faleceu em um hospital particular de Teresina e tinha histórico de diabetes e doença cardiovascular. 
  • 19 de abril: três óbitos foram registrados. Uma adolescente, de 13 anos, natural de Pedro II, faleceu no Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina. Ela tinha sequela de paralisia cerebral e desnutrição. O outro foi um idoso de 98 anos, natural de Teresina. A vítima estava internada em um hospital particular e não tinha doenças crônicas. O outro óbito registrado é de um homem de 61 anos, que estava internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, com histórico de hipertensão. 
  • 18 de abril: uma idosa de 79 anos, natural de Picos. Ela faleceu no Hospital Regional Justino Luz e tinha histórico de hipertensão.
  • 17 de abril: um idoso de 72 anos, natural de Bom Princípio. A vítima faleceu no Hospital Dirceu Arcoverde, no município de Parnaíba e tinha histórico de hipertensão.
  • 13 de abril: um idoso de 63 anos, natural de Piracuruca. A vítima estava internada no Hospital Getúlio Vargas em Teresina.
  • 09 de abril: uma jovem de 22 anos de Teresina.
  • 08 de abril: um homem de 56 anos de Teresina.
  • 07 de abril: o empresário Nogueira Neto, de 62 anos, presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Piauí (Creci-PI).
  • 30 de março: o diretor da empresa Delta Laticínios, Oderman Bittencourt, de 45 anos. O paciente apresentava histórico de viagem ao Ceará e tinha comorbidades como obesidade e hipertensão.
  • 27 de março: o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT). Ele tinha 57 anos.
  • 26 de março: um casal de idosos de Teresina de 88 anos e de 73 anos, que estavam internados em um hospital privado da capital. Os dois tinham hipertensão arterial e diabetes mellitus, um deles também tinha pneumopatia crônica.

Firmino suspende transporte coletivo 

O prefeito Firmino Filho anunciou na tarde desta sexta-feira (01), em uma rede social, que a partir da próxima segunda-feira (04) o serviço de transporte público será desativado em Teresina. A decisão tem como base a queda do índice de isolamento social, que ficou em 43% na última quinta-feira, e o aumento do número de casos da covid-19. 

Firmino Filho anuncia fechamento do transporte público em Teresina (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

Segundo o gestor, o pior ainda estar por vi em relação à pandemia da covid-19. “Como iniciamos nossa quarentena bem cedo, estamos tendo sucesso, mas isso cria uma falsa sensação de segurança. O jogo não está resolvido. Não podemos relaxar e, nesse momento, a única coisa que é possível para nós é o isolamento social. Muitas pessoas estão raciocinando com o bolso e não com a cabeça ou com as evidências que estão aí postas”, disse.

Médico alerta para aumento de casos 

“Estamos em uma curva ascendente de casos. Se nós não tomarmos as medidas para nos proteger e proteger quem amamos, vamos ver um cenário com os hospitais lotados”, disse o médico infectologista e diretor do Instituto Natan Portela, José Noronha, sobre a pandemia do coronavírus no Piauí. 

Doutor José Noronha (Foto: divulgação)

Em vídeo divulgado pela Secretaria da Saúde, o especialista destacou o salto da confirmação de casos de covid-19 no mês de abril, que foi de 18 para 600 pessoas infectadas.  

Coronavírus no Brasil

O Brasil chegou hoje (1º) a 91.589 pessoas infectadas por covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. Em 24h, foram registrados no país 6.209 casos. O número de recuperados é de 38.039, o que corresponde a 41,5% do total de infectados. De acordo com a atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta sexta-feira (1°), o total de mortes subiu para 6.329. 

*Fonte: Agência Brasil

Matérias relacionadas:

Firmino Filho anuncia fechamento do transporte público em Teresina    

Diretor do Natan Portela alerta para aumento de casos de covid-19 no mês de maio no Piauí    

Chega a 600 o número de casos confirmados de coronavírus no Piauí    

Comente

Pequisar