Um bom exemplo

Um bom exemplo

Oeiras encerrou ontem mais uma edição de sua Feira Literária, que atende pelo poético nome de Flor. Não se trata, porém, de uma dessas feiras literárias em que as pessoas vão para comprar livro. Em Oeiras, feira literária é consumo de cultura feita pelas pessoas da cidade, sobretudo pelas crianças da rede municipal de ensino. Neste ano, a feira girou em torno do escritor Ilan Brenman, que deu o tom do que devem ser os esforços para fazer que a educação e a cultura se tornem bens de consumo regular: “Não existe maior liberdade na face da terra do que a educação. A educação liberta da ignorância, da opressão e projeta para cada criança a construção do futuro. E é isso que está sendo feito aqui em Oeiras”. Esse tipo de diagnóstico não é meramente um agradecimento, mas um reconhecimento. A cidade de Oeiras tem o melhor índice de avaliação da educação básica (IDEB) no Piauí e está entre as melhores do Brasil. Isso resulta de esforços continuados e focados na qualidade e melhoria da relação ensino-aprendizagem. O que se viu durante a Flor é um exemplo de que estão dando bons resultados os esforços da cidade no rumo de uma educação de maior qualidade, o que inclui do prefeito ao professor, passando por outros educadores, gestores, pais e estudantes. Isso vem desde 2013 e segue como um propósito firme de todos os que estão envolvidos no processo educacional do município. Não é sem razão que em reportagem publicada em dezembro do ano passado, em El País, a jornalista Regiane Oliveira tenha dito que “o salto de Oeiras na educação até parece conto de vendedor, mas não é preciso mais do que meia hora de conversa com educadores e alunos para saber que o olhar da cidade está muito mais para Finlândia, que tem um dos melhores sistemas de educação do mundo, do que para Brasília”.

Crianças participam de atividades na Feira Literária de Oeiras: melhor aprendizado no Piauí 

O ‘sequestro’ do delegado

Quando a polícia civil, ou melhor, sua cúpula, transforma um caso médico em caso de polícia! A primeira noticia, vazada num Boletim de Ocorrência passado na Central de Flagrantes, dizia que um delegado, Laércio Eulálio, foi sequestrado em frente ao condomínio onde mora.

Internação compulsória?

A segunda notícia dada, desta vez, pelo eterno capitão do Rone Fábio Abreu, que nas horas de folga, é secretário de Segurança, já dizia que o ‘sequestro’ era para uma ‘internação compulsória’ do delegado em clínica de dependentes clínicos. O delegado é alcóolatra.

Pois é...

Um caso que poderia ter sido tratado como de doença, portanto, um caso médico, foi transformado pela cúpula policial em ocorrência policial.
Porque na Central de Flagrantes, apesar de no plantão passarem pelo menos três delegados, um deles não teve o cuidado (e a inteligência) de ligar para a cúpula policial tão logo o pai do delegado doente apareceu lá para denunciar o sequestro do filho.

O último a saber

Hebert, o pai de Laércio Eulálio, sequer sabia que gente da família havia providenciado o ‘sequestro’ do seu filho, na hora em que ele se encontrava fazendo caminhada matinal. E, então, os amadores da Central de Flagrantes, apesar de já conhecerem a situação clínica do colega, terminaram contribuindo para a publicização de um caso que poderia ter sido resguardado com todos os cuidados.

Hora do retrato

E, para quem, como o capitão Fábio Abreu, está acostumado aos holofotes, não demorou para, horas depois que o Portal AZ publicou a notícia, o secretario aparecer gravando um vídeo e fazer os ‘esclarecimentos’.
Terminou piorando a situação.

Situação delicada

Então, o caso do delegado Laércio deixa margem para muitos questionamentos.
Como uma situação delicada de ‘internação compulsória’ não é partilhada com toda a família?
Pior ainda se foi autorizada apenas pela namorada do delegado, tendo ele um irmão médico que, como o pai, parece que não sabia.

Caso idêntico

Esse caso da ‘internação compulsória’ do delegado Laércio lembra recente episódio envolvendo em situação idêntica o empresário de loja de peixe de Teresina.
Ele foi levado para clínica de São Paulo, por decisão da mãe, quando nem toda a família sabia.
E os que sabiam, reagiram contrários.

Palestra

O advogado Stanley Martins Frasão vai proferir uma palestra em Oeiras, depois de amanhã, e duas palestras em Picos, no dia seguinte, tratando do futuro da advocacia, de avanços tecnológicos e das espécies e vantagens de sociedades de advogados.
O evento é promovido pelo Instituto de Advogados Piauienses e pela seção piauiense do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados, ambos presididos por Álvaro Mota.

Perícia

Na edição de sexta-feira, 15 de novembro, o jornal Folha de São Paulo informou que o Piauí pagou integralmente o valor de R$ 6,9 milhões pela perícia que o Exército fará na divisa com o Ceará.
A perícia deve ficar pronta no ano que vem, mas sem uma data marcada.

Pontos

O Piauí e o Ceará disputam três áreas de litígio que somam 2.874 km² — espaço equivalente a mais da metade do Distrito Federal ou a mais de duas vezes o município de São Paulo e onde há, principalmente, um potencial muito grande de geração de energia eólica.

Peças 1

Olha que coisa: pessoal aprovado em concurso para delegado, peritos e agente da Polícia Civil e que vai fazer curso preparatório terá que adquirir certos materiais usados nas aulas. Pagando, of course.
A exigência consta do edital de convocação dos aprovados e que está na edição de 13 de novembro do Diário Oficial do Estado.

Peças 2

O aluno dos cursos de formação para agente, delegado e perito deverá providenciar no ato da matricula camisa polo padrão da Acadepol (Academia de Polícia), boné preto padrão, coturno preto, cinto tático preto, coldre de perna, porta-carregador duplo, porta-algema, algema simples com chave, cantil e porta-cantil, calção preto, camiseta branca, lanterna tática de mão, uma camisa de mangas curtas padrão Acadepol.

Wellington em Paris

Wellington Dias está desde ontem em Paris. Hoje, na capital francesa, o governador do Piauí vai ter uma agenda bem animada. Logo cedo estará na sede do Ministério da Economia, depois tem agenda com diretores de empresas do setor de energia, a Engie e a Golar, esta última na área de gás.
Dias terá ainda uma reunião com dirigentes da Unesco.

Preto

O PT perdeu mesmo a mão em assuntos que sempre foram uma agenda primeira do partido. Pois não é que resulta da iniciativa de um tucano, Marden Meneses, a sessão solene que a Assembleia Legislativa vai realizar amanhã para lembrar o Dia da Consciência Negra.

Pendura

Os prefeitos andam calados, mas a maioria gostaria mesmo era de esganar o governador Wellington Dias, porque há um passivo ainda não calculado por uma série de atrasos no repasse de recursos do Estado para as prefeituras. Caso do cofinanciamento da saúde, de cota-parte do ICMS e de outras fontes e linhas de verbas que deveriam pingar nos cofres municipais.
Há quem calcule o rombo em algo superior a meio bilhão de reais.

Pró-vida

Boa ideia o projeto de lei do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT) que torna obrigatórias em escolas públicas e privadas do Piauí as ações de prevenção e enfrentamento à depressão, à automutilação e ao suicídio.
As medidas devem constar dos projetos pedagógicos

Para poucos

A pousada Bob Z, em Barra Grande, já é um desses espaços bastante exclusivos. Pois agora estão sendo feitos dois condomínios de alto padrão, com assinatura da Bob Z incorporadora: Villa Bob Z e Concept Estúdio.

Produção

O agronegócio que vem empurrando para cima a economia do Piauí deve ampliar as áreas de cultivo de grãos na região Sudoeste do Estado para a safra 2019-2020.
Mas ainda não se sabe o tamanho dessa expansão.

Ping-Pong
Mídia dirigida

Um bajulador nomeado vai dizer a Benedito Valadares que o jornal Correio da Manhã havia publicado um artigo com pesadas críticas a ele.

Benedito Valadares: “E daí?”
Bajulador: “E daí, senador, é que o senhor foi muito atacado. Uma tentativa de desmoralizá-lo. Um despautério!”
Benedito Valadares: “Não tem importância. Em Pará de Minas esse jornal só tem um assinante. E ele é meu compadre”.

Extraído a partir de texto de Jose Flávio Abelha em seu livro “A Mineirice”.

Expressas

A cidade de Fronteiras perdeu recentemente um de seus mais notáveis cidadãos, o comerciante Burton Alencar.

Foi um grande sucesso o Salão do Livro de Valença, que levou à cidade o poeta celebridade Bráulio Bessa. Lá o jornalista Zózimo Tavares lançou livro sobre Petrônio Portella.

Uma das maiores empresas do Piauí, a Risa, vai reunir seus sócios na quarta-feira para decidir sobre a cisão da companhia.
 

Comente

Pequisar