A denúncia contra governadores e prefeitos

A denúncia contra governadores e prefeitos

É muito séria a denúncia que faz em redes sociais Valdeci Cavalcante, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e presidente da Fecomércio no Piauí. Ele gravou um vídeo defendendo a abertura do comércio no país e dizendo que governadores e prefeitos impõem decretos de isolamento social para chantagearem o governo federal. A denúncia caiu como a sopa no mel para o presidente Jair Bolsonaro que  imediatamente a repercutiu nas redes sociais. Cavalcante disse que tem gravada conversa com um prefeito do Piauí onde esse gestor diz que tão logo receba a ajuda emergencial que o Congresso Nacional está votando vai determinar a abertura do comércio em sua cidade.  O dirigente cita que o governador Wellington Dias e o prefeito Firmino Filho estariam adotando a mesma tática. O vice-presidente da CNC diz ainda que tem provas de que todos os governadores e prefeitos tencionam arrancar R$ 180 bilhões dos cofres da União para gastarem com farras. Ele cita que das 17 milhões de micros e  pequenas empresas, existentes, 600 mil já fecharam suas portas demitindo 9 milhões de pessoas. Para ele esse isolamento que está sendo exigido é ilegal, pois não existe laudo técnico exigido pela Anvisa. No vídeo, gravado a pedido do apresentador Amadeu Campos, Valdeci Cavalcante denuncia prisões arbitrárias no Piauí. “Não há necessidade desse isolamento”, insiste ele, informando que de janeiro a 31 de março foram enterradas 918 pessoas em Teresina e apenas cinco foram diagnosticadas com coronavírus. O mais grave é a acusação de que os gestores, aproveitando-se do período de emergência, compram sem licitação produtos descartáveis que não podem ser alcançados pela fiscalização. “Oportunistas, chantagistas, irresponsáveis, chantageando o governo federal. É a melhor forma de os ladrões roubarem, comprando produtos descartáveis dinheiro que eles vão colocar nos bolsos e em suas contas bancárias. Vamos acabar com essa encenação”, denunciou.


Valdeci Cavalcante diz que governadores e prefeitos vão fazer farra com dinheiro do combate ao coronavírus. 

Decreto pronto

Mandetta, a tragédia anunciada.
O decreto de exoneração de Luiz Henrique Mandetta estava na gaveta desde o dia em que Bolsonaro anunciou que sua caneta era implacável e que o dia dele (Mandetta) chegaria.
Fonte em Brasília assegura à coluna que a demissão não ocorreu naquele dia por pressão dos ministros militares e, também, para não dar o gostinho ao O Globo, que havia anunciado.

Exoneração no MEC

Quando a jornalista Eliane Catanhede deu o furo da exoneração daquele colombiano no MEC, Jair Bolsonaro negou, atacou a jornalista, mas demorou pouco mais de uma semana para decidir o que havia recuado.
Só para não dar a ela a satisfação da informação em primeira mão. Demitiu o ministro duas semanas depois.

Tenebroso

O pensamento do novo ministro da Saúde chega a arrepiar. Ele diz que diante de um quadro em que um idoso está em doença crônica, avançada e um adolescente, ele vai gastar praticamente o mesmo dinheiro que investiria para recuperar a saúde do adolescente, que vai ter a vida inteira pela frente. E pergunta: qual vai ser a escolha?

Eleições

O novo presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barroso admite adiar (e não prorrogar) as eleições municipais, desde que por um prazo mínimo.

Alô! Alô!

O governador Wellington Dias e o prefeito Firmino Filho precisam ver e ouvir o vídeo onde o presidente da Fecomércio Valdeci Cavalcante os chama de bandidos.
Dito por qualquer ativista das redes sociais, vá lá, mas por um parceiro, de uma entidade pública, do Sistema S, a coisa fica muito séria.
Basta acessarem o vídeo, aqui mesmo, na coluna.

O caso das ambulâncias

Ontem a coluna divulgou a locação feita pela Secretaria de Saúde do Piauí de dez ambulâncias para – segundo diz o contrato – transportar portadores do coronavírus de um hospital a outro, no Estado.
Isso vai custar, mensalmente, R$ 1 milhão e 104 mil.

Velha conhecida

A novidade em tudo isso é que a empresa vem a ser a mesma que já faz contratos desse tipo com algumas prefeituras, entre as quais, a de Floriano.
E sabe de onde? Da cidade gaúcha de Taquari.

Vários ramos

Segundo o site Cearáemoff, a empresa, uma certa Costa Assistencial é polivalente, pois vende  artigos médicos e ortopédicos; aluga automóveis com e sem motorista; aluga material médico, equipamentos científicos, treina e capacita pessoal, ainda desenvolve atividade odontológica, cujos sócios também se destacam no ramo de funerária e gestão de cemitérios.
Encontraram no Piauí excelentes parceiros, pelo visto.

Não rende

O preço do aluguel desses trens em um ano daria para comprar dezenas de ambulâncias do tipo B (para suporte básico) e, também tipo D (tipo UTI móvel).
Mas isso não rende, não é não?

Órgãos concorrentes

Você lembra que, anos atrás, por decreto do governador Wellington Dias, quase todos os órgãos do Estado se tornaram obreiros, ou seja, se transformaram em construtores de calçamento, estradas, grupos escolares, enfim, de tudo que seja obra?
Pois, agora, na crise do coronavírus, muitos estão fazendo concorrência à Secretaria de Saúde.

Lá vem!

A ADIH acaba de contratar empresa por R$ 1 milhão para fornecimento de material de higiene pessoal para distribuir com a população de baixa renda.
A ADIH, é a antiga Cohab, cuja função seria construção de casas, mas nessa onda do coronavírus, vai também se metendo nas ações que deveriam ser exclusivamente da Saúde.

Desastre na estrada

Como bem lembra o delegado Barêtta, essa crise do coronavírus com o envolvimento dos órgãos do Estado nos negócios de compra de equipamentos e medicamentos, se parece ao desastre em beira de estrada.
Um caminhão virado, o motorista desmaiado e um monte de gente saqueando a carga.

Quem impede?

A diferença é que na estrada ainda aparece gente para ajudar e tentar impedir o saque, ainda que muitos se aproveitem da desgraça para faturar um pouco, ou muito.
No governo do Estado o chefe ou alguém abaixo dele não aparece para barrar os gananciosos e espertos nessas horas de crise.

Coisa da justiça

Há dois meses o TRE confirmou a condenação do prefeito de Ribeira do Piauí, Arnaldo da Costa, mas não se sabe a que preço esse sujeito continua no cargo e, o que é pior, fazendo uma desastrada administração.
Os funcionários estão se queixando de salários atrasados e a cidade aos poucos vai se transformando em lixeira a céu aberto.

Agressão à juíza

Tão logo saiu a decisão da justiça contra decreto do prefeito Mão Santa, a juíza Anna Victória Muylaert Saraiva Cavalcanti Dias passou a ser bombardeada nas redes sociais por supostos aliados do prefeito de Parnaíba, entre eles, um assessor chamado Fabrício Conceição.
O cara disparou idiotices contra a magistrada.

Cadê o valentão?

Mas o valentão perdeu seus minutos de glória. Diante da reação da Associação dos Magistrados (Amapi) de que vai apurar as agressões contra Anna Victória, e, depois de um puxão de orelha que levou da primeira ministra Gracinha, o Conceição apagou tudo que havia postado.

A nota do secretário

O secretário do Desenvolvimento Econômico Igor Neri soltou nota explicando os procedimentos sobre o traslado do corpo de Francisco Pinheiro Neto, seu tio, acometido da covid-19, de Fortaleza para Fronteiras, no Piauí.
Diz que o governo não pagou avião porque o corpo foi transportado em carro funerário.

Explicações ao chefe

As explicações do secretário devem ter convencido o governador Wellington Dias que, segundo assessores, estava querendo explicações sobre a informações passadas nas redes sociais de que o governo pagaria um avião para o transporte do corpo.
Então, se foi assim, então tá.

Ping-Pong
O artista

Sexta-feira (11), no concerto do maestro e pianista João Carlos Martins, na abertura da convenção lojista, sentam-se lado a lado, o deputado federal Paes Landim e o irreverente, inconseqüente Raimundinho Santana, de Corrente.

Landim: “Meu caro Raimundinho, eu admiro essa sua liberdade. Depois que eu entrei na política, abandonei a vida cultural e artística...”
Raimundinho: “Não se deprima deputado porque todo eleitor sabe que o senhor é um artista”.

Originalmente publicado em 14 de abril de 2008.

Expressas

Os municípios de Demerval Lobão e Inhuma registraram os primeiros casos de pacientes com coronavírus. Segundo o último boletim divulgado, o Piauí tem 102 pessoas infectadas com Covid-19.

Firmino Filho assinou um decreto que suspende os reajustes e revisões nas tarifas de água e esgoto da capital enquanto durar o estado de calamidade pública da cidade. 

O reajuste tarifário é previsto em contrato e deverá ser iniciado no próximo dia 28 de abril, com o envio da proposta por parte das concessionárias. 

Comente

Pequisar