TCE suspende cinco concursos públicos de prefeituras no Piauí

Outros três certames, realizados por câmaras, também foram suspensos

Por Fernanda Gil Lustosa,

Cinco concursos públicos de prefeituras municipais foram suspensos, de forma cautelar, pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) durante a pandemia do novo coronavírus. As decisões foram tomadas após a Seção de Fiscalização de Admissão de Pessoal do TCE/PI identificar irregularidades. Os processos são julgados, de forma monocrática, pelos Conselheiros do TCE/PI responsáveis pela análise dos respectivos órgãos.

Por irregularidades, TCE suspende cinco concursos públicos de prefeituras no Piauí (Foto:Wilson Nanaia/Portal AZ)

Estão suspensos os concursos promovidos pelas prefeituras de São José do Piauí, Novo Santo Antônio, Matias Olímpio, Santo Antônio de Lisboa e de Alvorado do Gurguéia. Além dessas cidades foram suspensos administrativamente os concursos da Câmara Municipal de Corrente, Câmara Municipal de Jaicós e a Prefeitura de Landri Sales.

Segundo o relatório do TCE, uma das principais irregularidades detectadas é a ausência de fundamentação legal dos cargos ofertados no concurso, o que prejudica a verificação da disponibilidade de vagas, atribuições e requisitos de ingresso no cargo, critérios que devem ser definidos em lei e não apenas no edital.

“Além disso, é analisado também se há previsão de admissão de servidores em período vedado, ou seja, nos 180 dias anteriores ao final de mandato do titular do Poder Executivo, conforme dispõe o art. 21, II, da LRF”, explica  chefe da Seção de Admissão de Pessoal do Tribunal, Caroline Leite.

Comente

Pequisar