Menino palestino é assassinado nos EUA em crime motivado por conflito em Israel

O agressor, um homem de 71 anos, utilizou uma faca militar para tirar a vida da criança

Por Redação do Portal AZ,

Um menino de seis anos, de descendência palestina, foi esfaqueado até a morte em um crime de ódio nos Estados Unidos, na manhã de sábado (14/10). O autor, um homem de 71 anos chamado Joseph Czuba, proferiu palavras, dizendo que "vocês, muçulmanos, devem morrer". O incidente ocorreu na cidade de Plainfield, em Chicago.

De acordo com as investigações, o ataque foi claramente motivado pela religião das vítimas e pelo conflito em curso no Oriente Médio envolvendo o Hamas e os israelenses. A arma do crime foi uma faca de estilo militar.

Foto: ReproduçãoWadea Al-Fayoume, de 6 anos, foi morto a facadas
Wadeae Al-Fayoume, de 6 anos, foi morto a facadas

Joseph Czuba é o proprietário da casa onde a vítima, Wadea Al-Fayoume, e sua mãe moravam há dois anos. As autoridades locais, incluindo o gabinete do xerife do Condado de Will, que está investigando o caso, classificaram o ato como "insensato e covarde", resultante da atmosfera de ódio gerada pela guerra entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas.

Joseph Czuba enfrenta acusações de homicídio em primeiro grau, tentativa de homicídio em primeiro grau e duas acusações de crime de ódio. Líderes islâmicos e ativistas denunciam o aumento da intolerância contra árabes e muçulmanos nos EUA devido à guerra entre Israel.

O FBI, a Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça e a Procuradoria dos EUA para o Distrito Norte de Illinois abriram uma investigação federal sobre o assassinato. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou o trágico incidente, afirmando que "este horrível ato de ódio não tem lugar na América" e que vai contra os valores fundamentais do país, incluindo a liberdade de crença e de viver sem medo.

Fonte: Com informações do Correio Braziliense

Comente

Pequisar