Sasc promove ações pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans

A Superintendência de Direitos Humanos busca fomentar projetos e ações em parceria com outras secretarias

Por Karine Rocha,

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), vai realizar a Semana Estadual da Visibilidade de Travestis e Transexuais. O evento ocorre em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado neste domingo (29), e buscará inclusão e ações de saúde, segurança e educação.

Foto: Agência BrasilDia Nacional da Visibilidade Trans
Sasc promove ações pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans

A programação envolve as Secretarias de Estado da Justiça, da Educação, da Saúde, da Segurança Pública e das Mulheres. De acordo com Sônia Terra, superintendente de Direitos Humanos da Sasc, o objetivo do projeto é alinhar ações com as demais secretarias voltadas para esse público.

“Nesse início de governo precisamos perpassar por todas as secretarias e órgãos governamentais com ações que pensem políticas públicas específicas para esse segmento. Nessa perspectiva, ao longo dessa semana, realizamos uma série de visitas técnicas, buscando inclusão e ações de saúde, segurança e educação”, afirmou a gestora.

A diretora de Direitos da População LGBTQIA+ da Sasc, Joseane Borges, lembra os índices de mortes por transfobia e ressalta que políticas públicas voltadas para esse público são a principal forma de combater tal violência.

“Nós sabemos que o Brasil é o país mais transfóbico do mundo, por 14 anos estamos no topo como o país que mais mata transexuais, pessoas que são mortas pelo simples fato de existir”, ressaltou a diretora.

Ela disse ainda, que será elaborado um relatório de 100 dias, visando fomentar as políticas públicas para a população trans. O grupo também busa ampliar o ambulatório Trans, que trata especificamente da saúde integral da população de travestis e transexuais.

"Na educação temos também uma série de projetos, mas um dos principais alavancadores dessa nova gestão é levar o projeto ‘Respeitar é Preciso’ para as escolas, trabalhando com todo o corpo educacional atividades que incitem a não violência para esse público; na área da Segurança Pública também tivemos um grande ganho, que foi a criação da coordenação de proteção à população LGBT”, disse.

Fonte: Portal AZ com informações do Governo do Estado

Comente

Pequisar