Fábio Novo propõe impulsionar a economia com criação de programa para empreendedores

Segundo o candidato, projeto vai oferecer crédito desburocratizado aos jovens

Por Vitória Pilar,

Em continuidade às entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Teresina, o Portal AZ recebeu Fábio Novo, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). 

Fábio Novo propõe impulsionar a economia com criação de programa para empreendedores (Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ)

Fábio Novo é jornalista, pedagogo, foi vereador em Bom Jesus, vice-prefeito, secretário de educação, três vezes eleito como deputado e ex-secretário da Cultura (Secult) do Piauí. Ele destacou que dentro da sua proposta política pretende trazer criatividade e fazer muito com pouco. 

“Eu não planejei candidato, sempre foi natural. Minhas candidaturas foram frutos do nosso trabalho. Fizemos muito com o pouco dentro de uma secretaria pequena, como a secretaria da Educação. Teresina precisa desse perfil, que faça muito com pouco. Precisa de uma gestão criativa, que não esteja cansado, que tenha gás para trabalhar. Não quero que seja de qualquer jeito. Quero apresentar alternativas e um olhar mais sensível para a cidade”, frisou. 

Tendo como candidato a vice Érico Luís (Solidariedade), a chapa apresentou coligação com três partidos, entre eles o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Solidariedade, e Rede Sustentabilidade, formando a coligação nomeada com "Muito Mais por Teresina". Novo afirmou que a segurança e educação de Teresina foram abandonadas pela atual gestão e que precisam ser olhadas com mais atenção. 

“A cidade deve renovar. Eu pergunto ao eleitor: 'Está bom o transporte de Teresina?'. Anteontem choveu em Teresina, umas simples chuvas de B-R-Ó bró. Os carros já estavam boiando e isso já é um problema que vemos há 40 anos. Não fez o básico. O que você me diz de uma prefeitura que não fez o básico? Quem não fez até agora, não vai fazer. Todo mês na galeria do Mocambinho cai um carro. Eu não quero mais isso para Teresina. E além disso, é bom para democracia porque falo de uma gestão de quase 40 anos”, declarou. 

Outro ponto explorado pelo candidato foi a respeito da mobilidade urbana. Ele citou pontos negativos sobre transporte público e destacou propostas. “O Inthegra é um grande fiasco, recebeu 500 milhões para melhorar e ficou péssimo. As pessoas gastam muito tempo para chegar em casa. Quero repensar o Inthegra, implantar o bilhete único, integrar o metrô com o ônibus e abrir mais ciclovias e ciclofaixas”, pontuou.

Propostas

Em relação as suas propostas políticas, Fábio relatou que sua prioridade em janeiro, caso eleito, será colocar em prática o projeto "Busca Ativa Empreendedor", que tem como objetivo principal aquecer a economia pós-pandemia.

"Quero destinar um bom orçamento para jovens empreendedores", declara candidato (Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ)

“Temos uma das maiores taxas de desemprego do Brasil. A partir de janeiro, quero colocar todas as obras com recursos garantidos e botar para funcionar, gerando emprego e dinheiro para circular. Quero destinar um bom orçamento para jovens empreendedores, através de um crédito desburocratizado, que vai se chamar "Busca Ativa empreendedor". Por último, destravar a prefeitura que demora muito na liberação de alvará para empreendedores abrirem seus negócios. Isso vai aquecer a economia”, explicou. 

Como uma de suas prioridades, o candidato pontuou que a saúde de Teresina também precisa de ações enérgicas. “A cidade tem uma fila muito grande para consultas. Temos uma rede desestruturadas na área da atenção básica na prevenção e saúde da família. Fazer um pacto pela saúde, com o estado, município e a iniciativa privada”, destacou. 

“É uma gestão feijão com o arroz”, diz Fábio sobre a atual administração de Teresina

Questionado pelo Portal AZ sobre o atual plano político da cidade, Fábio Novo declarou que vê uma gestão cansada, que não fez o básico pela população. “É uma gestão feijão com arroz, que faz o básico. Paga o servidor, pinta o servidor, mas me diga: como estão às praças? Abandonas. Como estão as quadras? Sucateadas. Teresina tem 1/4 da população deficiente, mas não há hospital e escolas referências. O próprio prédio da prefeitura não tem acessibilidade. Um cadeirante se quiser ir falar com o prefeito, ele não fala. Não tem como subir porque não há rampas.”

O candidato ainda citou falhas da gestão em relação aos pontos turísticos e necessidades da cidade deixadas pela atual gestão. “Uma cidade que tem rios, que tem um encontro dos rios não tem um mirante, um píer e nem programas para os rios, que viraram depósitos de lixo. Teresina deixou de ser a ‘cidade verde’. 

Sobre concorrentes

Em relação aos candidatos que disputam o pleito eleitoral, Fábio frisou que Montezuma representa um modelo político ultrapassado, que não deveria ser eleito devido ao tempo de gestão que seu grupo político esteve em Teresina. 

“Kléber foi tirado do bolso e vai dar continuidade ao que o Firmino faz. A cidade tá pagando muito caro e entregou um sistema péssimo de mobilidade, de saúde. Eu acho que a cidade precisa mudar e mudança não é com eles. Na campanha passada, foi prometido um tablet para os professores e olha como o tablet fez falta na pandemia. Prometeram salários aos professores e hospitais para mulheres e isso nunca saiu do papel. Ele é apenas a continuidade de projetos que já deram o que tinham que dar", frisou. 

Mensagem final

“Teresina não precisa ter medo de mudar, porque a gente não mudou nos últimos anos e hoje nosso transporte, nossa saúde, nossas crianças não tem direitos e Teresina pode muito mais. Nossa capital não pode ser uma capital sem mobilidade, sem preservação e que ainda trata as mulheres de forma desigual, quando 53% do eleitoral é feminino. Teresina precisa de uma gestão que escute. Vamos abrir a prefeitura e ouvir todas e todos”. 

Assista ao vídeo abaixo:

Matérias relacionadas:

Simone Pereira pretende rever a situação financeira da PMT e criar políticas públicas para mulheres

Fábio Abreu diz que Teresina precisa de mudança e propõe reestruturação do sistema saúde

Gessy Fonseca diz que se for eleita vai gerar até 100 mil oportunidades de trabalho em Teresina   

Candidata Lucineide Barros afirma que tem “uma proposta para o bem viver em Teresina”    

Pedro Laurentino propõe criação de passe livre para desempregados e diz que SUS precisa ser ampliado

Comente

Pequisar