Agenda Teresina 2030 abre maratona de urbanismo Metahackaton

Evento segue até sábado (15)

Por Redação do Portal AZ,

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (13) o Metahackaton, um evento que reúne estudantes de áreas afins ao urbanismo em uma maratona para desenvolver ferramentas que possam ser utilizadas na cidade. A iniciativa, organizada pela Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), se estende até o próximo sábado (15), com visitas e palestras sobre diferentes temas relacionados à administração pública e urbanismo. Ao fim dos três dias, as equipes ou participantes individuais deverão apresentar o esboço de uma ideia de ferramenta, que será mais elaborada com um projeto, que será analisado pela equipe da Agenda 2030, que apontará o projeto vencedor.

Créditos: ASCOM/SEMPLAN

O Metahackaton começou às 8h30, no pátio do Palácio da Cidade, com um momento de apresentação dos participantes e das ideias que norteariam o evento nos próximos dias. Em seguida, os estudantes fizeram um tour pela Secretaria de Planejamento conhecendo os diversos setores, suas funções e os desafios para colocar em prática as ações que são planejadas.

Para Flávia Maia, coordenadora de Sustentabilidade de Resiliência da Agenda Teresina 2030, este momento foi importante para passar aos estudantes a mensagem pretendida pelo evento de reforçar o que está sendo chamado de “urbanismo real”, que além das boas ideias na teoria precisa também se mostrar viável e resistir aos problemas que podem surgir no decorrer da implantação.

 
“Esses estudantes vão entender com a gente o que é o urbanismo na prática, que vai muito além do uso de tecnologia para resolver problema urbano. O urbanismo em que a gente entende desde o começo do problema, como que a gente delimita esse problema e os desafios enfrentados para a solução. Todo o processo que passa desde você ter uma ideia na cabeça aé transformar em realidade. Esse é o espírito da Hackaton esse ano”, explica.

Para Mylla Gomes, estudante de publicidade, esse primeiro momento foi importante para oferecer uma visão diferente dos problemas do urbanismo, questões mais práticas que às vezes ficam de lado dentro das salas de aula.

“Acredito que é uma iniciativa muito válida em que a gente consegue incluir diferentes realidades e perspectivas para pensar em como viver a cidade de uma maneira mais inteligente e participativa, onde as pessoas possam se engajar e ter qualidade de vida”, disse.

O evento se estende por toda a quinta e sexta-feira, além da manhã de sábado, quando os participantes deverão apresentar suas ideias. Na tarde desta quinta, os estudantes assistirão palestras sobre desafios para viabilização e materialização de projetos, e na sexta pela manhã aprenderão sobre urbanismo tático.

Comente

Pequisar