O bug do secretário Robert Rios

O bug do secretário Robert Rios

Em 13 de agosto de 2021, este colunista fez, sob o título “Desplugado”, a seguinte nota: "Homem de confiança do vice-prefeito e secretário municipal de Finanças, Robert Rios, Aratã Andrade Saraiva Elvas Piauilino foi exonerado segunda-feira passada do cargo de coordenador especial de Tecnologia da Informação, da Secretaria Municipal de Finanças. Pelo menos, pelo que informa a rádio corredor, a passagem de Aratã pela secretaria de finanças municipal foi mais bug que sucesso.” Na época já se sabia que Aratã fez negócios nada republicanos, a tal ponto que teria imposto um programa para rodar os sistemas de arrecadação do município. O bug da nota se referia ao apagão havido na Secretaria de Finanças que deixou por mais de duas semanas o sistema incapaz de emitir documentos para os contribuintes, infernizando a vida de empresas e computadores. O colunista já dispunha de informações desconexas sobre interesses descolados dos interesses públicos nesse processo. Ontem, como uma bomba, ficou-se sabendo que há muito mais caroço nesse angu. Isso porque foi ajuizada uma representação no Tribunal de Contas do Estado contra Aratã Andrade Saraiva Elvas Piauilino, contra seu ex-chefe Robert Rios e a empresa Ip Carrier Telecom do Brasil, legalmente representada por Jefferson Pereira de Carvalho. O secretário, seu ex-assessor e a empresa são acusados de uma série de irregularidades, que incluem desde a contratação de um banco de dados quando já existia um contrato vigente para tal, até uma surreal ação de bloqueio do acesso da Secretaria Municipal de Finanças aos dados, feita por Aratã, que não cedeu as senhas de acesso, obrigando a pasta a recorrer a um hackeamento do sistema, ou seja, a prefeitura teve dados fiscais sequestrados por uma pessoa nomeada exatamente por Robert Rios para cuidar dessa área. O que aconteceu foge completamente a uma prática norteada por princípios de legalidade (de desonestidade, por assim dizer) na administração pública, segundo a representação feita pelo diretor e Fiscalizações Especializadas do TCE, o auditor Gilson Soares de Araújo, pois a empresa IP Carrier teria sido contratada de “informalmente” para “prestar serviço de guarda de banco de dados fiscais”, o que segundo a denúncia “sujeitando a administração ao risco não só de vazamento de dados sigilosos, como, ainda, de interrupção do acesso ao banco de dados, além de má qualidade na prestação dos serviços, dada a ausência de parâmetros de qualidade contratualmente fixados, culminando, em última instância, em risco de perda na arrecadação municipal, por interrupção indevida dos serviços de emissão de nota fiscal”. Tudo isso aconteceu na prefeitura de Teresina e o que se considerava um bug ou um apagão no sistema foi mesmo um apagão de competência na gestão, quando pouco, e apagão de probidade administrativa, quando muito.

O retrato do descaso: sem ônibus nas ruas, os sem-teto passaram a dar um sentido e uso social para as paradas de Teresina. Estão morando nelas (Foto: reprodução)

Mistérios administrativos

Vem cá, como diabo é que a Secretaria de Finanças do Município tinha um contrato “informal” de prestação de serviços para a guarda de dados fiscais?
Também alguém precisa explicar como uma empresa bloqueia o acesso da própria secretaria ao banco de dados.

Fibra óptica

A representação no TCE contra Robert Rios, seu ex-assessor Aratã e a empresa IP Telecom tem uma informação importante: em vez de usar sistema de arquivamento em nuvem, decidiu-se por lançar 1,5 km de fibra ótica entre a Semf e a empresa Ip Telecom e adquirir um servidor que não seguiu aos requisitos de infraestrutura.

Boquiabertos

Os pagadores de impostos de Teresina irão ficar boquiabertos com a leitura da representação no TCE, porque a coisa é cabeluda, pois, Gilson Araújo e demais autores da ação entenderam restar “claramente demonstrado o forte indício de contratação verbal ilegal, por representante da Semf, da empresa IP Carrier Telecom sediar banco de dados de sistemas fiscais do município de Teresina, em março de 2021”.

Suspensão

Diante deste inacreditável fato, os autores da ação dizer haver “motivo suficiente para adoção de medida cautelar para imediato retorno do banco de dados para servidor de responsabilidade direta ou contratual da administração municipal, conforme será melhor detalhado adiante.”

Acusações 1

Aratã Andrade Elvas Piauilino, que era o chefe de TI, é acusado de autorizar e promover a transferência de banco de dados a data center pertencente a empresa sem qualquer vínculo jurídico e contratual formal com a prefeitura.

Acusações 2

O ex-chefe dele e vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, é acusado de omitir-se em fiscalizar a conduta de Aratã Andrade Elvas Piauilino e ainda de não adotar as medidas administrativas e judiciais cabíveis no sentido de reaver a posse do banco de dados dos sistemas fiscais do município de Teresina na posse de empresa sem qualquer vínculo com a administração municipal.

Acusações 3

A empresa IP Telecom Carrier é acusada de firmar contrato verbal com a administração pública municipal, recepcionando banco de dados com informações fiscais sigilosas sem qualquer vínculo formal.

O que é um Empenho?

Um contador ouvido pela coluna sobre problemas na administração financeira da prefeitura de Teresina, fez troça e disse que entre os gestores nomeados, o mais perspicaz não sabe o que é um empenho.
Depois do contrato verbal entre a Semf e a IP Telecom, é difícil não dar razão ao contador.

Mais uma exoneração

Anteontem, o governador Wellington Dias exonerou Igor Nery do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico. 
E quem assumiu foi a coringa Ariane Sidia Benigno Silva Benigno.

Eminência parda

Ariane Sídia deve ser a auxiliar de Wellington Dias mais diligente e de maior confiança.
Porque, como secretária de Administração é deslocada com facilidade para acumular outros cargos.
Passeou pela Secretaria de Governo (quem efetivamente mandava e desmandava) e acumulou com a secretaria de Transportes.

O mico do candidato

Anteontem, o candidato Raimundo Jr fez alarido sobre uma posição sua: exigiu que o também candidato à presidência da OAB, Celso Barros, se afastasse do cargo (de presidente da seccional) para disputar ‘ombro-ombro’ com ele e os demais candidatos.
Pagou mico, porque como conselheiro federal não deveria nem ter tocado no assunto.

Conselho permite

O provimento 146 do CFOAB (será que ele sabe o que é essa sigla?) diz que os membros dos órgãos da OAB podem permanecer no exercício de suas funções e concorrer a qualquer cargo eletivo.

Sem noção   

Já tem, entre os aliados de Raimundo Jr, alguém achando que se eleito, ele vai atuar na OAB como está fazendo Dr._Pessoa na PMT.
Atabalhoadim, fazendo pirueta nos eventos.

Dando o troco

Benigno Nuñes Novo, irmão do deputado estadual Fábio Novo, do PT, foi nomeado assessor da companheira, quer dizer, da conselheira do Tribunal de Contas Flora Izabel.
Benigno Novo foi vice-prefeito de Bom Jesus e terá uma remuneração mensal de R$ 6.660,97.

Sem lupa

Nem será preciso aos curiosos o uso de lupa para saber quem são e quais as relações dos nomeados para o gabinete de Flora Izabel.

Algo errado

Desde quinta-feira o governo do Piauí celebra uma melhora nos indicadores no Ranking de Competitividade dos Estados de 2020. Segundo uma postagem do governo, o Piauí seria o nono estado em solidez fiscal.
Mas a publicação, em sua página 17, informa que o estado caiu quatro posições em solidez fiscal.

Queda livre 1

Aliás, pelo que o Ranking de Competitividade dos Estados de 2020 publicou, há mais razões para chorar que para regozijar.
Na página 17, pode-se ler que o Piauí saiu da 23ª colocação no Ranking de 2019 para a penúltima colocação nesta edição, seu pior resultado dos últimos 6 anos.

Queda livre 2

Segundo a publicação, “o Estado apresentou quedas de posições nos pilares de Infraestrutura (-3 posições), Segurança Pública (-3 posições), Solidez Fiscal (-4 posições), Eficiência da Máquina Pública (-2 posições), Capital Humano (-1 posição) e Potencial de Mercado (-8 posições)”.

Melhorou

Mas há razões para alguma alegria, porque “houve melhora nos pilares de Sustentabilidade Social (+1 posição), Educação (+1 posição) e Sustentabilidade Ambiental (+1 posição)”.

Federais no avião

Um fato esquisito se registrou ontem à tarde no aeroporto de Teresina. Dois policiais federais foram recepcionar passageiros (que até agora não se sabe quem) na porta do avião da TAM - voo LA 3211 vindo de São Paulo.
Um homem e uma mulher, ela armada com um trabuco que se parece a uma metralhadora.

É, não!

Segundo a Polícia Federal informou horas depois, não tinha nada a ver com pessoas, os agentes federais aguardavam carregamento de vacina, que estava chegando.
Mas sabe-se lá se essa não seria uma justificativa para driblar repórter abelhudo!!!?

Esquisito...

Mais esquisito e curioso que essas vacinas seja transportadas em bagageiros de aviões de passageiros.
Por aí se vê o transporte através de aviões do governo federal.

Ping-Pong
Estoque reduzido

Preparativos para a festa de posse do senador Hugo Napoleão, no Governo do Estado, tão logo o TSE cassou o mandato de Mão Santa. A assessoria se encarrega de encomendar 200 garrafas de uisque Jonhnnie Walker. Tudo acertado. Motorista vai pegar a bebida. 

O motorista: "Eu tenho ordem de só levar 156 garrafas..."
O vendedor: "Mas tinham dito que seriam duzentas.."
O motorista: "Eles reduziram o estoque porque o pessoal do senador Freitas não vai, não!".

Originalmente publicado em 11 de novembro de 2001.

Expressas

Os permissionários do Mercado do Mafuá querem saber quando vão pintar o mercado por dentro, já que fizeram uma pintura na fachada.

Sinais de trânsito ficaram apagados ontem por horas e nem sinal de agentes da Strans para orientar o tráfego em diversos pontos da cidade.

A FMS abriu vagas de agendamento para segunda dose da vacina contra a covid-19 para aqueles com data no cartão até o dia 10 de outubro. 

Comente

Pequisar